Como planejar e gerenciar uma construção em Steel Frame

Você já ouviu falar sobre o Steel Frame? Também conhecido como construção a seco ou construção em aço leve, é uma técnica de construção que utiliza perfis de aço galvanizado para a construção de estruturas de edifícios e também de casas. 

Trata-se de uma técnica relativamente nova no Brasil, mas já é amplamente utilizada em outros países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Japão, que possuem diferentes técnicas de construção, como o Steel Frame, que veremos hoje, e também a Wood Frame

Ao contrário da construção convencional em alvenaria, que utiliza tijolos, blocos e argamassa, como acontece no Brasil, a ideia do Steel Frame utiliza perfis de aço galvanizado que são parafusados uns aos outros para formar uma estrutura resistente. 

Esses perfis são pré-fabricados em fábricas especializadas e depois transportados para o local da construção, onde são montados e fixados. Vale a pena dizer que eles não são usados apenas para a construção de edifícios e casas, mas para diversas outras coisas, como: 

Além dos perfis de aço, o sistema Steel Frame também utiliza outros materiais como placas cimentícias, isolantes termo acústicos, placas de gesso acartonado e outros materiais para formar as paredes, coberturas e forros dos edifícios. 

Esses materiais são leves, resistentes e permitem uma montagem rápida e limpa, sem a necessidade de uso de água ou outros materiais de construção pesados. Isso acaba ajudando não só na construção, mas também no processo de limpeza e conservação. 

Entre as principais vantagens do Steel Frame estão a velocidade de construção, a flexibilidade no projeto e a durabilidade da estrutura. Além disso, o sistema é altamente resistente a terremotos e outros desastres naturais, oferecendo maior segurança aos moradores dos edifícios.

Não é atoa que no Brasil, essa tem sido uma técnica cada vez mais procurada para a construção de casas, assim como a instalação de piso vinílico, pois tratam-se de escolhas que os consumidores sabem que irão trazer ótimos resultados. 

Mas como nem tudo é perfeito, entre as desvantagens do Steel Frame estão o custo inicial mais elevado, a necessidade de mão de obra especializada e a menor resistência a fogo, o que pode requerer medidas adicionais de segurança, como a instalação de sprinklers.

Entretanto, apesar dessas desvantagens, não há como negar que o Steel Frame é uma técnica construtiva que vem ganhando espaço no Brasil e em outros países, principalmente devido às suas vantagens em termos de rapidez, eficiência e resistência.

Tendo isso em vista, hoje iremos abordar mais sobre essa técnica, desde as estratégias eficazes para que ela seja aplicada de forma bem-sucedida até mesmo dicas para evitar erros e problemas comuns durante a construção de um edifício ou casa que usa essa técnica. 

Estratégias para planejar e gerenciar uma construção Steel Frame 

Assim como é preciso cuidado e precaução para realizar o fechamento de varanda com vidro, é preciso ter muito cuidado para se trabalhar com a técnica de Steel Frame, e para isso, nada melhor do que saber os melhores caminhos a serem tomados nesse processo. 

Por isso, selecionamos algumas estratégias eficazes para ajudar profissionais da área de construção civil e os amantes desse assunto, a entenderem mais sobre como planejar e gerenciar uma construção com a técnica de Steel Frame. Confira: 

Definir o escopo do projeto

O primeiro passo de todo esse processo é definir o escopo do projeto, que é a primeira estratégia importante para planejar e gerenciar uma construção Steel Frame, afinal de contas, é a partir dessa definição que as ideias vão começando a ganhar forma. 

Isso envolve definir os objetivos e requisitos do projeto, como a área construída, o número de andares, o layout dos ambientes, o tipo de acabamento e outras especificações importantes que farão toda a diferença para os profissionais que forem colocar a mão na massa.

Escolher os materiais e fornecedores adequados

Em seguida, é importante escolher os materiais e fornecedores adequados para a construção Steel Frame, pois assim como ter o melhor piso laminado do mercado faz diferença na construção, ter os melhores materiais e fornecedores é essencial dentro do Steel Frame

Para fazer isso da melhor maneira possível, é importante que o processo envolva a ação de pesquisar e selecionar os melhores materiais e fornecedores para cada etapa do projeto, levando em consideração a qualidade, a disponibilidade, a durabilidade e o custo-benefício.

Planejar o cronograma e o orçamento

O planejamento é algo essencial para qualquer processo da vida, seja pessoal ou profissional, e não seria diferente aqui, não é mesmo? O planejamento do cronograma e do orçamento também é fundamental para o sucesso da construção em Steel Frame. 

Esse tipo de planejamento e cronograma conta com decisões que vão desde a definição das etapas do projeto, estabelecimento de prazos e metas, estimação dos custos de materiais, mão de obra, até mesmo os equipamentos e outros gastos relacionados.

Gerenciar a equipe de construção 

Gerenciar a equipe de construção é outra estratégia importante para garantir a eficiência e a qualidade da construção em Steel Frame, o que também é importante em diversos outros processos, tanto na instalação de interfone para casa quanto em uma reforma. 

Para que a gestão seja, de fato, eficaz, é preciso contratar profissionais capacitados e experientes, supervisionar as atividades da equipe, garantir a segurança no canteiro de obras e promover um ambiente de trabalho colaborativo e saudável para todos os envolvidos.

Garantir a qualidade do trabalho

A última estratégia que selecionamos, mas longe de ser menos importante, é justamente a focada em garantir a qualidade do trabalho prestado, um passo que é essencial para a satisfação do cliente e para a reputação da construtora e profissionais envolvidos. 

Isso envolve a realização de inspeções e testes para garantir que as normas de segurança e qualidade estão sendo seguidas, bem como a adoção de medidas corretivas quando necessário, tudo isso resulta em uma construção e projeto que será referência.

Essas são as estratégias que selecionamos e que fazem toda a diferença no processo, assim como uma boa cascata de parede faz dentro de casa. Entendê-las e estudá-las a fundo pode fazer com que você se destaque dentro da sua área e traga algo inovador para o mercado. 

Dicas para evitar atrasos, erros e problemas nesse processo 

Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, não poderíamos deixar de te ajudar ainda mais, mas agora, com dicas que servem para evitar erros, atrasos e problemas comuns durante a rotina de construção utilizando a técnica de Steel Frame. 

Mas antes disso, é importante entender que erros são comuns e todos os seres humanos estão suscetíveis a eles, o que não podemos é errar sempre no mesmo ponto e, se possível, evitá-los. Por isso, seguem abaixo algumas dicas especiais que selecionamos para te ajudar com isso: 

Contrate profissionais capacitados

Além de contar com bons materiais, é importante dedicar tempo e energia na contratação de profissionais capacitados e experientes em construção em Steel Frame, que se trata de um passo que é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência da obra. 

Certifique-se de que a equipe responsável pela construção tenha conhecimento técnico e prático em todas as etapas do processo, desde a fabricação dos perfis metálicos até a instalação das placas de drywall e até mesmo a melhor cadeira giratória para escritório.

Adote medidas de segurança

A segurança no canteiro de obras é algo fundamental para evitar acidentes que podem colocar a vida de pessoas em risco e, consequentemente, atrasos na construção em Steel Frame que pode bagunçar todo o planejamento e cronograma feito antes. 

Por isso, adote medidas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pela equipe de trabalho, instalação de proteções contra quedas e sinalização adequada da área de trabalho para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo.

Realize inspeções regulares

Além disso, é de suma importância que você busque realizar inspeções regulares durante a construção para verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com as especificações técnicas e normas de segurança. 

Essas inspeções podem ajudar a identificar problemas e erros na construção antes que se tornem grandes obstáculos para a finalização da obra, trata-se de um dos pontos que sempre fazem a melhor Porta de pvc do mercado se destacar no mercado. 

Utilize ferramentas e equipamentos adequados

Por último, mas longe de ser menos importante, utilize ferramentas e equipamentos adequados para a construção em Steel Frame, como máquinas de corte e dobra de perfis metálicos, parafusadeiras elétricas e outras ferramentas especializadas. 

Sendo assim, certifique-se de que essas ferramentas e equipamentos estejam em bom estado de conservação e manutenção, caso contrário, procure pelas melhores a fim de garantir uma rotina de trabalho produtiva e segura para os funcionários envolvidos. 

Com dicas simples como essas, você consegue garantir que a construção de Steel Frame seja produtiva e, mesmo que erros ou problemas surjam, você saberá como lidar com eles da melhor maneira possível. 

Considerações finais 

Dessa forma, essa será não só mais uma construção ou ideia do mercado, mas uma verdadeira revolução no mercado que ajudará diversas pessoas, empresas e profissionais a terem construções de qualidade e acessíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts