9 dicas de como inspirar sua equipe e ganhar produtividade para empresa

Quando não se tem produtividade dentro da empresa, significa que a equipe está desmotivada para exercer suas funções com mais empenho e isso pode ser fatal para o desenvolvimento da instituição como um todo.

Esse fator é importante até mesmo nas atividades pessoais e, muitas vezes, manter o ânimo diante das adversidades não é tarefa fácil, ainda que existam colegas ou até um bom líder para interagir nesses momentos.

O conceito de produtividade 

A produtividade tem a ver com eficiência e tempo. Ou seja, quanto menor for o tempo para atingir o resultado esperado, mais produtivo, satisfatório e eficiente será o trabalho dentro da empresa.

Esse processo requer ânimo, inspiração e muita força de vontade, principalmente para trabalhar em uma oficina mecânica especializada em freios, por exemplo. Afinal, reparos mecânicos são complicados e precisam ser bem efetuados.  

A produtividade, para se tornar a melhor possível, se apoia em quatro pilares essenciais, que cada funcionário deve possuir, para tornar o trabalho mais compensador e, certamente, os gestores também são responsáveis por esta qualidade:

  1. Clareza;
  2. Método;
  3. Mentalidade;
  4. Energia.

Funcionários sem objetivos e que não planejam o futuro, desenvolvem as atividades de forma mediana, e o rendimento é regular.

Por isso, ter clareza na quantidade de vendas de gesso em pó secagem lenta 40kg por mês, é um passo para que os objetivos sejam alcançados, e torna a equipe mais motivada para correr atrás de estratégias de vendas mais assertivas.

A produtividade de qualidade não envolve apenas objetivos claros e definidos, mas uma metodologia eficiente como fazer o necessário para atingi-los, sem perder a concentração, criar rotinas e manter o padrão de energia.

Portanto, é preciso afastar a mecanicidade na forma como administrar aulas em um curso de motorista de ambulância online. Esse processo precisa ser o mais atrativo possível, sendo o melhor professor e, dessa forma, o papel produtivo será bem eficaz.

Deve-se estabelecer um horário do dia para responder e-mails, enviar mensagens e fazer ligações e, nesses momentos, é preciso focar no que se está fazendo e procurar não se distrair com outras atividades, quando essas ações forem desempenhadas.

Um funcionário que reserva energias para cada atividade, aumenta o nível de produtividade no momento de acompanhar o cliente na compra de acessórios para cachorro filhote e, assim, se torna mais eficaz para o pet shop em que trabalha, por exemplo.

Por exemplo, não tem como resolver algum assunto de trabalho durante a festa de aniversário do filho. Então, deve-se viver o momento presente, concentrar-se na energia alegre do ambiente e desfocar a mente dos problemas. 

A mente é um propulsor extraordinário para quem pretende ter uma produtividade de qualidade. Os pensamentos negativos são fatores que atrapalham uma locação de sofá para eventos, de forma adequada.

É importante proteger a mentalidade focando no método de produção, sendo centrado no objetivo. Desta forma, qualquer situação em que apareçam desequilíbrios pode ser mais harmoniosa e tranquila, no exercício de uma atividade.

Com a clareza de objetivos, o método de produtividade e a mente, juntos, a energia do funcionário aumenta, porque ele consegue ir em busca das melhores estratégias para desempenhar as funções corretamente.

Importância da produtividade no trabalho

A produtividade no ambiente de trabalho assegura maior eficácia na realização das atividades e, dessa forma, as demandas são realizadas com maior qualidade, em menor tempo, impactando nos resultados da empresa.

Ela é importante porque evita perdas em outros recursos de produção de comida fitness gostoso, tornando a empresa mais produtiva, reduzindo os custos para a realização das tarefas, minimizando os trabalhos.

Uma alta produtividade é um diferencial competitivo e coloca a companhia em destaque no mercado, garantindo, assim, que talentos profissionais se sintam atraídos, diminuindo a rotatividade de funcionários.

E, em paralelo, a produtividade é uma mola propulsora para o colaborador receber reconhecimento no desempenho das atividades, aumentando a motivação e o comprometimento nos afazeres diários.

Como inspirar uma equipe de trabalho

Existem muitos passos para inspirar uma equipe de trabalho e essas estratégias podem ser as mais simples no dia a dia empresarial e são eficazes para manter a produtividade dos colaboradores. Algumas dicas para isso, são:

  1. Compartilhar as metas;
  2. Fortalecer a equipe com cursos e palavras;
  3. Estimular o reconhecimento das atividades;
  4. Atentar-se para o que é importante para o funcionário;
  5. Evidenciar a importância da equipe;
  6. Fazer reuniões constantes;
  7. Conceder autonomia no ambiente de trabalho;
  8. Oferecer horários flexíveis.

Compartilhar metas atingíveis entre toda a equipe a torna motivada, fazendo-a trabalhar de forma transparente e alinhada nos mesmos objetivos.

Portanto, não se deve exigir que sejam vendidas quantidades muito altas de câmera de rua, por exemplo, além daquilo que é possível dentro do mês. É crucial evidenciar metas menores, que sejam possíveis e fiquem dentro da realidade.

É uma forma de antever obstáculos na realização dos trabalhos, pois quando eles surgem, desequilibram a equipe, impedindo-os de ficarem motivados e produzirem mais adequadamente.

É necessário fortalecer a equipe com cursos mais condizentes com a atuação do mercado e incentivá-los com palavras animadoras, sabendo lidar com cada colaborador nas especificidades particulares de cada um.

Em tempos difíceis, normalmente a motivação diminui, mas o encorajamento verbal dos líderes é imprescindível para solucionar uma situação de dificuldade pontual.

Nos momentos complicados, a forma de motivação de uma equipe pode ser estabelecida com algum tipo de atividade divertida ou em uma conversa particular, ajudando no planejamento de tomografia computadorizada a preço popular, por exemplo.

O reconhecimento através de elogios cria uma equipe saudável e, com o crescimento do grupo, a produtividade é maior e serve de incentivo, ajudando os funcionários a trabalharem melhor e com mais ânimo.

Muitas corporações destacam, em quadros de aviso, o vendedor do mês, por exemplo. Quando outras pessoas veem esta informação, inspiram-se nesse modelo e buscam mais alternativas para chegar nesse patamar.

A empresa ganha muito, nesse sentido, possibilitando um maior desenvolvimento interno e entre os funcionários, estimulando-os em seus trabalhos de forma mais saudável.

A entidade sempre deve identificar o que é importante para o funcionário, porque a motivação é algo profundamente pessoal. Ele só faz aquilo que resulta em algo interessante na carreira, por exemplo.

É preciso comunicar-se com a equipe de trabalho sempre, em reuniões regulares, por exemplo, para que o relacionamento empresa-funcionário seja o melhor, no sentido de acompanhar os trabalhos ou destacar problemas que surgem.

Isso ajuda o grupo a crescer, porém, nunca se deve o colaborador a uma situação constrangedora. Ele pode levar para o lado pessoal, causando um grande desconforto com o líder e os colegas.

É fundamental dar autonomia no ambiente de trabalho. Trabalhar sob pressão é comum, mas quando o funcionário não se sente livre para expressar opiniões ou a forma de atuar não é considerada, é um passo para que ele se desligue da empresa.

A carga horária de trabalho deve ser flexível, desde que as demandas sejam cumpridas, respeitando-se os prazos finais. Ainda que isso seja arriscado, é uma forma de motivar o funcionário, que se sente importante diante do cumprimento de uma tarefa.

Dicas de como ser mais produtivo

Para se tornar mais produtivo no trabalho, na verdade, as estratégias começam com simples atos que garantam o bem-estar, como beber muita água e se alimentar adequadamente.

No entanto, em se tratando do ambiente interno de uma empresa, existem várias ações que podem aumentar a produtividade. Sendo assim, a seguir, serão destacadas nove dicas para tal finalidade.

  1. Planejar o dia de trabalho na noite anterior;
  2. Listar primeiramente as tarefas difíceis;
  3. Identificar qual o período mais produtivo;
  4. Na empresa, fazer uma coisa de cada vez;
  5. Não procrastinar as tarefas;
  6. Priorizar a atividade;
  7. Usar ferramentas de produtividade;
  8. Fazer uma lista de controle das tarefas;
  9. Dar pequenas pausas durante o trabalho.

Antes do próximo dia de trabalho, é essencial planejá-lo durante a noite, sem causar ansiedade, prejudicando o sono, porque isso pode afetar na produtividade.  

Pelo menos cinco minutos antes de se deitar, pode-se listar as tarefas consideradas mais difíceis e desafiadoras a serem feitas no dia seguinte. Quanto mais rápido elas forem resolvidas, desde que seja com responsabilidade, maior será a produtividade em outras.

É crucial identificar qual o período em que a produtividade é mais alta e se programar para que os trabalhos mais difíceis sejam feitos nesses momentos. Assim, sobra mais tempo para as atividades mais leves.

Na empresa, deve-se realizar uma atividade de cada vez, mantendo o foco e a concentração, sem desperdiçar o tempo com atividades que não são importantes. Isso aumenta a qualidade nas demandas.

Usar ferramentas de produtividade e não procrastinar as pendências é a melhor opção a ser seguida. Afinal, adiar uma tarefa gera um grande acúmulo de responsabilidades.  

Considerações finais

Como visto, motivação e produtividade caminham juntas. É um processo de responsabilidade por parte dos gestores e dos próprios funcionários. Ambas geram mais qualidade nas demandas e na forma como cada colaborador atua dentro da companhia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =