7 principais cuidados com a higiene do seu pet

Dicas para manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia

Gatos e cachorros precisam de cuidados relacionados com a higiene. Tudo começa pelo ambiente, livre de sujeiras e com troca frequente da areia ou da fralda pet, mas vai muito além.

Algumas raças vão exigir atenção com a tosa, enquanto os gatos, por exemplo, não precisam de banhos frequentes. Confira abaixo com o que você deve se atentar!

1.  Escovar os dentes

Muitos donos de pets não se atentam a esse simples detalhe, mas os dentes de cães e gatos precisam ser escovados. O ideal seria fazer isso todos os dias, mas alguns animais não gostam muito do processo. Assim, se programe para essa higienização ao menos duas vezes na semana.

O que ter em casa para a limpeza correta? O dedal para escovação é o melhor, pelo fácil encaixe no dedo, mas uma escova própria e pasta de dentes também são bem-vindas. Por último, para acostumar o animal, inicie com uma gaze.

2.  Limpar as patas

Uma tarefa indispensável para os cães que saem para passear. Eles entram em contato com muita sujeira durante as caminhadas fora de casa. Assim, antes mesmo de entrar e soltar seu amigo da coleira, use lencinhos umedecidos próprios para animais e limpe as patas dele.

Caso não possua os lencinhos, um pano levemente umedecido em água e sabão neutro também ajuda. Após limpar as patas, seque bem e deixe o peludo se divertir dentro de casa.

3.  Frequência de banhos

A frequência de banhos varia conforme a rotina do animal e sua espécie. Cachorros que ficam do lado de fora, bastante tempo no quintal, devem ser banhados ao menos uma vez na semana. A regra é a mesma no caso dos cães de pelo longo, mesmo que fiquem mais tempo dentro de casa.

Para os demais cães, ou se os dias estiverem mais frios, vale considerar o intervalo de 15 dias. No caso dos gatos, o período é mais longo. Os felinos costumam se limpar sozinhos, então, o banho mesmo, embaixo do chuveiro, pode acontecer a cada um mês.

4.  Cuidado com as unhas

Donos de gatos são mais atentos quanto ao corte das unhas, afinal, geralmente são vítimas dos arranhados dos felinos. De qualquer forma, os cães também precisam desse cuidado com o corte das unhas.

Para os bichanos, corte as unhas semanalmente, com cortador próprio para os pets. Já os cães demoram mais para precisar do corte, pois estão sempre correndo e caminhando, desgastando naturalmente suas unhas. Fique de olho se os dedos das patas não estão tortos, pela unha grande, ou se não está machucando o dedo.

5.  Escovar os pelos

Não importa qual tipo de pelo possui seu pet, ele precisa ser escovado. Como os felinos se lambem e podem engolir pelos, o ideal é escová-los diariamente. No caso dos cães, há menos risco de engolirem os próprios pelos, então a escovação funciona de forma diferente.

Seu cachorro tem pelo longo? Passe a escova ou pente todos os dias para prevenir a formação de nós. Ele tem pelo curto? Você pode espaçar um pouco o intervalo da escovação, uma vez por semana, por exemplo.

6.  Tosa: quando é necessário?

Gatos e cães de pelo curto não precisam de tosa, mas algumas raças de cães precisam passar por esse processo. É o caso do poodle, do lhasa apso, do yorkshire e do maltês. Já o golden retriever passa por uma tosa que envolve aparar os pelos de algumas partes do corpo.

A tosa higiênica, focada em algumas regiões específicas do pet, como a barriga, área perianal e almofadas das patas, é liberada para todos os cães.

7.  Limpeza das orelhas e olhos

Orelhas e olhos também merecem um carinho especial, e os donos não devem ignorar essas regiões. No caso da primeira, use uma toalha e algodão para remover possíveis sujeiras. Durante a limpeza, verifique se há mau cheiro, umidade ou sujeira em excesso.

No caso dos olhos, um algodão umedecido em água ou soro fisiológico já é suficiente. A ideia é remover remelas e, caso note o aparecimento delas com frequência, marque uma consulta com o veterinário.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts