6 principais causas de olheiras segundo a médica estética Luiza Paulo Filho

6 Exposição ao sol

Um grande vilão para potencializar as olheiras, altas temperaturas podem piorar ainda mais estas áreas escuras dos olhos . No verão é muito comum as olheiras ficarem mais evidentes e hiperpigmentadas. A proteção solar é indispensável, incluindo na região das pálpebras e olheiras. Abuse também dos óculos escuros com proteção UVA e UVB e chapéus cujo tecido também tenha esta proteção ultravioleta.
Os tratamentos podem ser: laser, peeling, despigmentantes e dermocosméticos.

5 Tabagismo

Pessoas que fumam são propensas a terem olheiras vasculares cuja coloração é arroxeada ou avermelhada pela dilatação dos vasos sanguíneos causada pela má circulação. Além disso, durante o ato de fumar ocorre retenção de líquidos, deixando a olheira mais protuberante. O tratamento indicado é luz pulsada, laser, drenagem linfática. O tabagismo também acelera o envelhecimento e flacidez da pele, logo, e em alguns casos é indicada a cirurgia de Blefaroplastia inferior para a remoção das bolsas de gordura e pele flácida.

4 Insônia

As pessoas quando nos veem com olheiras já perguntam se estamos dormindo bem não é mesmo? O cansaço de noites mal dormidas promove o envelhecimento da pele, segundo a médica estética Luiza Paulo Filho. A melatonina, hormônio do sono, tem efeito antioxidante e
na qualidade do sono. Sem a ação da melatonina ocorre o comprometimento do processo regenerativo da pele. A pessoa que não consegue dormir ou que dorme menos que 8 horas, que é duração recomendada para ter uma noite de sono saudável, fica com o cortisol, conhecido como “hormônio do stress”, ativado. Isso diminui consideravelmente a produção de colágeno, uma substância natural que promove maior qualidade à nossa pele.

3 Falta de hidratação

A pele das pálpebras é a mais fina do organismo e com o processo natural de envelhecimento da região ao redor dos olhos precisa de um reforço na hidratação por ser um local que é propenso a rugas. A recomendação é usar dermocosméticos que tenham hidratantes que estimulem a migração de água para pele, como o ácido hialurônico.

2 Fatores genéticos

Genes herdados pelos pais podem favorecer diversas características das olheiras, tanto ao nível de coloração escura ou avermelhada, quanto de flacidez e propensão à bolsas de gordura.

1 Flacidez / envelhecimento

O envelhecimento propicia uma olheira mais profunda por causa da sustentação da região e a herniação de gordura que formam bolsas nas pálpebras inferiores. No entanto, a verdade é que elas podem ser tratadas com uma variedade oferecida por produtos cosméticos, procedimentos estéticos, preenchimento de ácido hialurônico. Entretanto, a cirurgia de Blefaroplastia é o tratamento de resultado mais satisfatório e duradouro.

Fotos: Istock
Luiza Paulo Paulo oculoplástica, médica especialista em estética
CRM 52996815 RQE 34564

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts