6 dicas para otimizar o seu pós-venda e fidelizar clientes

Otimizar processos de uma empresa é importante para trabalhar com eficiência. Os processos de pós-venda, por exemplo, são relevantes para manter os clientes engajados e se relacionando com a marca, sendo um processo de retenção e fidelização iniciado após a conclusão da venda de um produto ou serviço.

Esse processo exige o mesmo esforço das etapas de prospecção de clientes e fechamento de uma venda. 

Mas torna a “prospecção” e retenção de leads mais qualificada e, consequentemente, menos custosa, promovendo experiências de valor a ponto desses contatos continuarem comprando e indicando o negócio.

Assim, é após a compra que o consumidor conhece melhor a empresa, sua disponibilidade, potencial para resolução de problemas e a qualidade do seu atendimento, sendo esses fatores decisivos para continuar comprando da marca.

Isto posto, a empresa precisa se esforçar e pensar em estratégias que permitam conquistar e fidelizar os clientes assim que eles realizam uma compra no seu negócio, seja a partir de contatos com novas sugestões e para avaliação, seja por meio de gamificações e grupos vips. Confira como fazer isso ao longo deste conteúdo.

O que é pós-venda?

O pós-venda é definido como todo atendimento ao cliente após a compra de um produto ou serviço, visando manter um bom relacionamento entre as partes e, a partir disso, gerar novas oportunidades de negócio.

Deste modo, é nesta fase que uma empresa de instalação de energia solar  – ou qualquer que seja sua área – pode investir em estratégias de retenção e fidelização de clientes, focando em fazê-los comprar com frequência e tornarem-se fiéis à marca.

Cabe ressaltar neste ponto que o nível de dificuldade desse processo pode variar conforme a atividade da empresa.

Por exemplo, com produtos de fácil consumo pode se mostrar mais ágil enquanto os serviços complexos, como os utilizados por um longo período, novas medidas devem ser pensadas para manter o interesse e qualidade no tempo de uso para promover futuras vendas.

Independentemente do tipo de produto ou serviço, criar estratégias para fidelizar os clientes após a compra é um passo importante para um relacionamento duradouro.

Mais ainda, uma das atenções mais importantes é não negligenciar ou esquecer do cliente durante todo o processo de atração, conversão e retenção, dando a devida importância aos pontos de contato e dúvidas durante todo o fluxo, inclusive (e principalmente) após a venda.

Lembre-se que é a partir do fechamento da venda que começam os esforços para construir uma base sólida e interessante de clientes de longo prazo para o negócio.

Entenda a importância do pós-venda 

O pós-venda tem um peso relevante nas estratégias comerciais de um negócio de instalação de fibra óptica, porque determina se o cliente realmente permanecerá com a empresa ou se seguirá com o concorrente após uma experiência de compra com a marca.

A ideia básica do pós-venda é que, da parte financeira, é mais vantajoso manter um cliente do que gastar para ter um novo.

Além disso, ao fidelizar o seu cliente, ele pode se tornar um promotor da marca, indicando o seu produto ou serviço para outras pessoas que se tornam leads, ou seja, novos potenciais clientes, com a vantagem da indicação – que torna o processo mais ágil e menos custoso também.

É com o pós-venda que os negócios garantem a manutenção do relacionamento com o cliente, aumentam as chances de fidelização e abrem caminho para novas possibilidades de negociações.

Quando um cliente gosta da experiência com uma marca, seja antes, durante ou depois da compra, ele volta a fazer negócios, aumentando as chances de fidelização.

A importância de fidelizar um cliente 

Os investimentos em fidelizar clientes permite que as empresas reduzam o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), ao passo que amplia a carteira de clientes – que compram mais e se tornam leais a sua empresa de equipamentos contra incêndio, divulgando seus produtos e serviços.

Ou seja, você pode ter os melhores fornecedores e recursos para trabalhar, divulgar bem o seu negócio e garantir o melhor para as compras e transações, inclusive sendo que um desses agentes de divulgação é o próprio público. 

Já se o cliente ficar insatisfeito com a empresa, todo o esforço terá sido em vão, perdendo esse contato e possíveis indicações.

Deste modo, saber fazer um bom pós-venda é essencial para o sucesso e sobrevivência da empresa no mercado.

Tipos de pós-venda

Apesar de ser identificado como um processo único, existem diferentes práticas que podem ser aplicadas para obter um excelente pós-venda.

Assim, é necessário saber diferenciar os tipos de pós-venda, de modo a explorar mais possibilidades (e mais qualificadas) para desenvolver ainda mais o seu negócio.

Deste modo, as atividades são divididas em:

Pós-venda ativo

No pós-venda ativo, a empresa de avaliações ambientais entra em contato com o cliente dias após a compra para obter informações sobre a experiência de compra e como foi o atendimento, solicitando uma avaliação e até podendo recomendar práticas para obter um melhor uso do que foi adquirido.

O foco geral aqui é descobrir pontos que precisam e podem ser melhorados para ajudar o cliente a aproveitar ao máximo os produtos e serviços da empresa, bem como identificar fluxos que podem ser otimizados no processo de venda.

Um ponto importante neste tipo de pós-venda é ter uma equipe preparada para esse processo e para colher os feedbacks de forma qualificada, encantando o público.

Assim, podem entrar em contato rapidamente com o cliente ao invés de ficar esperando o retorno proativo do público.

Para obter sucesso nesse processo, a empresa pode utilizar um CRM (Customer Relationship Management), em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, de modo a determinar prazos, anotar os feedbacks e estabelecer os pontos de contato.

Pós-venda receptivo

No pós-venda receptivo, o foco da empresa é colocar uma equipe de atendimento para tirar dúvidas e fornecer informações após a compra.

Para essa estratégia dar certo, é necessário que a empresa de certificado de conformidade Inmetro disponibilize diversos canais – acessíveis – para os clientes poderem mandar suas dúvidas, sugestões e críticas.

Alguns consumidores podem preferir entrar em contato por telefone, mas diversas empresas oferecem chat online, e-mail e canais digitais. 

O fundamental aqui é identificar o perfil do público para disponibilizar os canais mais eficientes para qualificar o relacionamento. Ou seja, aquele canal que o cliente irá preferir.

Outro ponto importante é adotar um espaço de Perguntas Frequentes, o famoso FAQ, para os clientes terem autonomia de buscar as respostas para suas dúvidas.

Há ainda a opção de investir no uso de chatbots, automatizando o atendimento e possibilitando resolver dúvidas mais simples de forma ágil e sem a necessidade de um atendente no processo.

Como fazer um pós-venda de sucesso?

Um bom relacionamento permite que o seu negócio de assistência técnica Iphone São Paulo fique no imaginário do público e ao ter uma boa experiência, isso pode aumentar as chances do cliente indicar o empreendimento para outras pessoas.

Ser ativo é importante para conquistar novas vendas sem a necessidade de ter novos clientes sempre. 

Ao se sentir bem durante a compra, é quase certo que a pessoa voltará para novas negociações.

Desenvolver campanhas de atração, visando mostrar a sua marca, produtos e serviços aos clientes tem um custo relativamente mais caro do que investir em informações e divulgações para uma base de clientes já consolidada, que tende a se interessar pelas propostas.

Isto posto, colocar os ativos financeiros do seu negócio à disposição de novas estratégias de pós-venda é um jeito de economizar com anúncios e recursos para conquistar novos clientes, permitindo que o capital seja usado para aplicar um pós-venda que gere ainda mais resultados.

Desse modo, para um bom pós-venda, é necessário:

  • Investir em equipe de vendas capacitada;
  • Direcionar o foco em Customer Success;
  • Promover Crossell e Upsell efetivos;
  • Atender as dúvidas dos clientes com agilidade.

6 dicas para otimizar o pós-venda

Colocar em prática algumas dicas focadas em pós-venda é o jeito da empresa administradora de condomínio obter excelentes resultados.

Assim, seja você dessa área, ou de qualquer outra, e deseja qualificar os seus resultados e reduzir a alta necessidade de investimento em captação, acompanhe os tópicos a seguir:

  1. Cumpra com o que promete

Quando um cliente adquire um produto ou serviço, ele espera que tudo ocorra conforme o planejado e divulgado pela marca. 

Isso significa que o que for dito durante as negociações, deverá acompanhar cada etapa de relacionamento, venda e uso do produto/serviço. Mais ainda, as pessoas esperam que tudo o que foi combinado seja cumprido – e por vezes até superado.

Ao realizar uma compra o consumidor espera uma boa experiência. Quando o processo é ruim, ele se frustra e associa uma imagem negativa à empresa, algo que gera prejuízo em vários graus.

Deste modo, controlar as expectativas, conversando com o cliente e combinando o que realmente pode ser cumprido, por exemplo, é uma forma de fechar boas vendas e alinhar a solução proporcionada sem grandes problemas.

  1. Lembre-se que os clientes merecem sempre a melhor experiência

Quando o assunto é venda, a famosa frase “o cliente sempre tem razão” se mostra ainda mais verdadeira. 

Assim, é importante dedicar o máximo de esforço para oferecer o melhor, mas também alinhar o serviço com o público, de modo a não gerar problemas e frustrações futuras.

A sua equipe deve entender a importância desse esforço e tentar entregar o produto ou serviço com qualidade, identificando as especificidades do setor.

Lembre-se que fidelizar o cliente é algo mais importante do que apenas conquistar novos, porque a fidelização ajuda no aumento do ticket médio e da rentabilidade da empresa. 

Mais ainda, novos clientes podem ser escassos e se mostrar uma fonte mais difícil se a empresa não souber reter e encantar o público. Afinal, clientes satisfeitos têm mais chances de se tornarem embaixadores da marca.

  1. Evite passar os problemas para frente

Quando o cliente entra em contato com a sua empresa, significa que ele lembrou da sua marca quando precisou de alguém de confiança, ou quando algo impactou sua experiência com o negócio. 

Sendo assim, mostre o quanto a empresa se importa e está disposta a ajudar, desde o primeiro contato, evitando fazê-lo passar por muitas áreas para sanar dúvidas ou resolver problemas.

A confiança é muito importante no processo de pós-venda, principalmente para fidelizar clientes. Se o consumidor lembrou da sua marca, isso mostra que a sua estratégia deu certo, mas se você não respondeu em tempo hábil, todo trabalho terá sido em vão e esse contato poderá ser perdido.

Por isso, ter uma equipe de vendas treinada e preparada para perceber esses contatos e para lidar com essa situação é o caminho para o sucesso do seu negócio de projeto arquitetônico 3D.

  1. Tenha interesse pelo cliente e no que ele diz

Ter interesse no que o cliente necessita e tentar resolver suas dores, por exemplo, é um grande diferencial que ajuda a destacar sua empresa.

Entender as dúvidas e dores do cliente e levá-la para o seu time é um jeito de, juntos, encontrar algo que ajude o consumidor, deixando-o satisfeito e mostrando que sua empresa se importa com esse contato.

Ao perceber que a empresa se interessa e está disposta a ouvir, o cliente sente vontade de fechar negócio e manter o contato. É nesse momento que a confiança do consumidor com a empresa se consolida e ele é fidelizado, agregando mais valor à experiência.

  1. Fique um passo à frente do público e concorrentes

Ao manter um bom relacionamento com o cliente você cria a possibilidade da empresa ser lembrada não apenas em momentos de dor do público, mas como uma fonte de informações, confiança e produtos.

Para isso é importante ficar um passo à frente, ou seja, demonstrar preocupação e fortalecer as interações, agregando diferenciais do mercado.

Um contato proativo, buscando ver como está o nível de satisfação do cliente com a marca é um bom exemplo de antecipar o relacionamento e novas aquisições.

Esse contato mostra que a empresa se interessa pelo sucesso do cliente e não apenas com fechar vendas.

  1. Promova a cultura de que colaboradores também são clientes

Uma boa comunicação entre os setores da empresa é importante para agregar mais credibilidade e fluxos efetivos. Quando isso ocorre de modo eficiente, os resultados se mostram sempre positivos.


Erros cometidos pelas equipes podem chegar ao cliente e isso não é bom, porque no final quem sofrerá será o cliente e, no futuro, o potencial de voos negócios da empresa.

Por isso, cuidar da comunicação interna é um ponto importante para a qualidade dos fluxos, informações e dos contatos de pós-venda.

Deste modo, concentrar esforços em todas as etapas e também no pós-venda é um jeito do seu negócio se destacar no mercado, ganhar a confiança dos clientes e ter novas oportunidades de crescimento ao longo do tempo.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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