5 possibilidades de automação comercial para aplicar em sua empresa

Administrar uma empresa definitivamente não é uma tarefa simples, ainda mais na parte comercial, onde os negócios costumam lidar com os clientes e realizar operações cruciais para o aumento de vendas.

Devido a todas essas dificuldades, a tecnologia vem sendo uma grande aliada dentro de praticamente todas as empresas, apresentando recursos e meios para que os empreendedores tenham mais sucesso em suas empreitadas, e é justamente aí que aparece a automação comercial.

Para quem não sabe, esse é um conceito que tem como principal objetivo automatizar todos os processos comerciais, agilizando os processos manuais e sistemas gerenciais, fazendo com que softwares consigam ter mais eficiência na captação de dados e trazendo facilidade para a operação como um todo.

Sendo assim, esse recurso acaba sendo imprescindível dentro de qualquer empresa, assim como o oxigênio medicinal em um consultório odontológico, então a sua aplicação é necessária! Pensando nisso, separamos 5 possibilidades de automação comercial que você pode aplicar no seu negócio, bora conferir? Vamos lá!

  • Qualificação e coleta de Leads

Quem nunca passou horas e horas verificando potenciais leads dentro da sua base de contato para saber qual das opções pode ser mais assertiva após sua abordagem? Ou gastou dias para organizar toda a sua base, excluindo leads inativos e filtrando aqueles que realmente tem potencial. 

Essa é uma tarefa que para muitos, pode ser considerada extremamente chata e tediosa, mas é necessária, então que tal contar com uma ajudinha para que todo o processo funcione de uma maneira mais eficiente?

Uma boa possibilidade na automação comercial é justamente utilizá-la na qualificação e coleta de leads, esse que é um processo que ocorre na pré-venda e pode ser feito por sistemas como SDR ou BDR, o software vai traçar o perfil de cada lead de acordo com as informações da empresa, encontrando assim os leads considerados mais quentes. 

Essa ação economiza um bom tempo do vendedor que não precisa se preocupar em encontrar a pessoa ideal, facilitando todo o processo para o uso posterior desses usuários. 

  • Distribuição de oportunidade de vendas

Com os leads mais quentes já coletados e separados, uma outra possibilidade de automação comercial é a distribuição igualitária de oportunidades entre os vendedores da sua empresa, é possível fazer com que o software envie até cada vendedor, os leads mais quentes de maneira unilateral, trazendo já seus dados e informações relevantes.

Isso faz com que a filtragem seja organizada, nada aleatório como se tivesse batido tudo em uma batedeira industrial, as escolhas são feitas a dedo, assim como as chances de vendas de cada colaborador, que ganham oportunidades parelhas.

Dessa forma, o vendedor não precisa separar os leads mais quentes nem entrar em disputa sobre sua base de vendas, tudo já é separado e automatizado, fazendo com que esses funcionários foquem exclusivamente na concretização da venda. 

  • Automação de geração de propostas

Durante o processo de vendas é natural que o vendedor envie uma proposta ao cliente, monte um orçamento ou até mesmo forneça um detalhamento completo sobre o produto ou serviço que ele quer vender, essa é uma parte-chave de toda a negociação, então quanto antes for realizada, mais eficiente ela é.

Porém, realizar essa tarefa manual pode gastar tempo e nem sempre facilita a transação, o que pode até mesmo gerar irritação e um certo desconforto por parte do consumidor, sendo assim, com a automação, é possível coletar todos os dados e enviar uma proposta personalizada de forma instantânea até o potencial cliente.

Basta um bom sistema de CRM para alcançar este objetivo, evitando que você gaste sua bobina de papel à toa, além de inibir erros que podem ser comuns e até mesmo qualquer mal entendido durante a transação. 

  • Automação de follow up

O processo comercial não é nada simples, a rotina de um vendedor consiste em sempre contatar leads, gerar orçamentos, responder e-mails, enviar propostas, fazer visitas, retornar ligações, sacramentar negociações e por aí vai, e no meio de tudo isso, algumas coisas podem acabar ficando pelo meio do caminho. 

São tantas tarefas para serem realizadas e o processo de compra pode ser mais longo, o que acaba gerando um desgaste no vendedor em relação a todo o seu follow-up, sendo assim, a automação pode auxiliar justamente nas tarefas do dia a dia até a sacramentação da venda. 

É possível agendar reuniões, organizar os dados e até mesmo programar respostas que vão facilitar o dia a dia, isso ajuda o vendedor a manter o foco e faz com que as tarefas manuais e principalmente os compromissos sejam agendados, realizados e automatizados de maneira eficaz. 

  • Automação de relatório de vendas

Como saber se a sua empresa está tendo sucesso? Por mais que os números brutos indiquem que tudo está ocorrendo bem, é sempre interessante avaliar e mensurar dado por dado, vendo cada informação com maior precisão, e é aí que entra o relatório de vendas.

Com ele, é possível entender o que está acontecendo com o seu negócio, como estão indo seus resultados, seu ticket médio, ROI e por aí vai. Essa é uma ferramenta imprescindível para decifrar o desempenho dos seus serviços de manutenção de elevadores, porém, se feito de forma manual ele pode não ser tão interessante assim. 

É natural que ocorram erros humanos e falhas durante o processo, então o indicado é sempre contar com a ajuda da automação durante essa execução, ela consegue preencher dados e mensurar resultados com precisão, agilidade e assertividade, aumentando a produtividade da sua empresa e fazendo com que os resultados sejam muito mais sólidos. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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