5 passos fáceis para curar intestino permeável

Intestino permeável, ou aumento da permeabilidade intestinal, pode causar vários problemas de saúde diferentes que não aparecem apenas no estômago e nos intestinos. Alergias alimentares, baixa energia, dores nas articulações, condições autoimunes e baixo metabolismo são alguns exemplos de condições que podem estar associadas ao intestino permeável.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o que é um intestino permeável, o que causa e o que você pode fazer para ajudar a curar seu intestino.

Resumo

O intestino permeável, cujo nome médico é permeabilidade intestinal, é uma condição na qual o intestino pode começar a deixar pequenas partículas de alimentos e bactérias não digeridas na corrente sanguínea e desencadear um processo inflamatório.

A má nutrição composta por açúcar refinado, alimentos processados ​​e álcool são os grandes culpados por problemas estomacais e intestinais. Outras causas são o estresse crônico, toxinas (toxinas) e uma flora intestinal desequilibrada.

A má nutrição composta por açúcar refinado, alimentos processados ​​e álcool são os grandes culpados por problemas estomacais e intestinais. Outras causas são o estresse crônico, toxinas (toxinas) e uma flora intestinal desequilibrada.

9 sintomas de intestino permeável

  • Estômago inchado
  • Intolerâncias alimentares
  • Problemas de tireóide
  • Fadiga (não que você esteja com sono à noite após um dia de trabalho, mas fadiga que não desaparece apesar de um bom sono)
  • Dor nas articulações
  • Dor de cabeça
  • Distúrbios da pele, como rosácea e acne
  • Ganho de peso
  • Indigestão

O que é intestino permeável?

O intestino permeável, cujo nome médico é permeabilidade intestinal, é uma condição na qual o intestino pode começar a deixar pequenas partículas de alimentos e bactérias não digeridas na corrente sanguínea e desencadear um processo inflamatório.

O intestino delgado é coberto por uma massa de células com pequenos pêlos, chamados vilosidades, cuja tarefa é capturar nutrientes e deixá-los passar para o sangue para posterior transporte. Entre as células há uma pequena passagem (imagine um controle de borda) que deve permitir apenas a passagem de partículas específicas.

No caso de intestino permeável, o controle de fronteira não funciona e partículas indesejadas (incluindo proteínas como glúten, partículas de alimentos não digeridas e bactérias indesejadas) podem passar. As partículas indesejadas fazem com que o sistema imunológico reaja, o que por sua vez desencadeia um processo inflamatório.

Se o intestino continuar vazando por muito tempo, a inflamação atual pode se transformar em uma inflamação crônica. Acredita-se que a inflamação crônica seja a base da maioria das doenças portanto, é importante lidar com o problema do intestino permeável a tempo.

É possível melhorar a saúde intestinal?

Existem várias medidas que você pode tomar para melhorar sua saúde intestinal que podem aumentar seu bem-estar geral. Como mencionado acima, é importante rever sua dieta, reduzir o estresse em sua vida diária, exercitar-se regularmente e dormir adequadamente (de preferência 8-9 horas por noite). Especificamente, você pode seguir 4 princípios simples:

  1. Excluir alimentos que possam interferir com o intestino
  2. Use óleos essenciais
  3. Adiciona alimentos que ajudam o intestino a curar
  4. Reparar com suplementos
  5. Restaurar a flora intestinal

1.  Excluir alimentos e outros fatores que possam interferir no intestino

Comece excluindo açúcar refinado, álcool e matérias-primas processadas (incluindo laticínios não fermentados, cereais como farinha de trigo e carnes processadas como charcutaria) por pelo menos 30 dias.

Concentre-se em obter uma dieta equilibrada entre boas proteínas, carboidratos lentos e gorduras boas. Escolha carne alimentada com capim se a carne for sua principal fonte de proteína, pois é importante distinguir entre carne boa e carne ruim.

A carne convencional tem níveis mais altos de ômega-6, que é anti-inflamatório, mas a carne de animais que comeram o que são naturalmente criados para comer é naturalmente rica em ômega-3 , que é anti-inflamatório.

Exclua também as coisas com as quais você é intolerante ou suspeita que possam ser problemáticas para você. Após 30 dias, você pode tentar reintroduzir certas matérias-primas novamente e ver como você reage a elas.

2. Use óleos essenciais

Usar da aromaterapia pode ajudar muitos aspectos da saúde, pois os benefícios da aromaterapia vem sendo muito utilizados para tratar diversos problemas de saúde física e mental.

Para a saúde intestinal, é recomendado o uso de óleos como hortelã-pimenta, gengibre, camomila e cardamomo. Você pode usá-los em um difusor de aromas para a inalação.

3. Adicione alimentos que curem os intestinos

O caldo de osso é uma maneira fantástica de adicionar mais nutrição à sua dieta e a gelatina no caldo de osso funciona como um lubrificante para o intestino e, em termos simples, você pode dizer que a gelatina preenche os buracos que se formaram no intestino por vários motivos.

Vegetais fermentados como o chucrute são ricos em probióticos, assim como laticínios fermentados (kefir, iogurte, etc.) ou iogurte e kefir feitos de leite de coco para quem não quer comer laticínios. Sinta-se à vontade para complementar todas as suas refeições com algo azedo, como chucrute e, por exemplo, brotos em vez de apenas uma salada verde comum.

4. Reparar com suplementos

Suplementos dietéticos são exatamente o que parece, um suplemento. Junto com uma boa dieta, os suplementos podem ser um ótimo complemento que pode reparar o intestino.

5. Restaurar a flora intestinal

Por último, mas certamente não menos importante!

O primeiro passo para restaurar e manter uma boa flora intestinal é comer coisas que as bactérias boas gostam e as bactérias “ruins” não gostam.

Aderindo à comida de verdade e equilibrando sua ingestão de gordura, proteína e carboidratos de acordo com suas necessidades, você está no caminho certo e construiu a base.

O próximo passo é adicionar mais bactérias boas na forma de alimentos fermentados que contenham bactérias vivas.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − cinco =