5 motivos para fazer limpeza de estofados

A limpeza de estofados é um procedimento muito importante não apenas para a limpeza e higiene, mas também para a saúde de todos. 

Assim como tapetes, colchões e outros elementos, ao longo do tempo ele acumula ácaro e poeira.

As manchas podem incomodar ainda mais, mas isso não significa que você precisa trocar de sofá para melhorar o aspecto da sala. Uma boa limpeza é o suficiente para recuperá-lo e manter sua função.

Aliás, uma casa limpa é fundamental para o bem-estar dos moradores e das pessoas que vão te visitar, mas sabemos que com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil deixar tudo organizado e devidamente higienizado.

Ninguém tem tempo para limpar o sofá todos os dias, pois, dentro da rotina, apenas as tarefas mais básicas podem ser realizadas. Essa falta de manutenção diária colabora com o acúmulo de sujeira, mas você pode contar com uma limpeza profissional.

Ela vai recuperar a beleza e o conforto do seu sofá, além de garantir que nenhum morador desenvolva ou tenha um problema de saúde respiratória agravado por conta da sujeira.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a limpeza de estofados e suas características. 

Como funciona a limpeza de estofados?

A limpeza de estofados pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é sem água, muito semelhante à lavagem a seco e começa pela identificação do tecido e o estado de conservação do móvel.

Ela ocorre por meio de um processo que ajuda a limpar profundamente o sofá, em todas as camadas do estofamento, desde o tecido que reveste a peça até sua esponja interna.

No caso de uma empresa de limpeza de carpete residencial que também limpa sofá, são usados produtos e maquinários profissionais.

O uso de água não é recomendável porque o líquido penetra nas camadas mais profundas dos tecidos e isso pode provocar a proliferação de fungos, ácaros e outras bactérias que prejudicam a saúde.

Outra possibilidade é a limpeza completa, que acontece por meio de produtos e máquinas a apropriadas, que retiram:

  • Poeira;
  • Bactérias;
  • Ácaros;
  • Fungos;
  • Microrganismos em geral.

A limpeza também pode ser feita em casa, sem a necessidade de retirar os móveis, isso faz com 2 ou 3 assentos podem ser higienizados rapidamente. Agora se o seu modelo tiver almofadas e encosto soltos, o processo é um pouco mais demorado.

Muitas empresas utilizam produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, com a intenção de evitar problemas de saúde de pessoas e animais. Os produtos são a base de essências naturais, não alteram a cor e não são inflamáveis.

Da mesma forma, uma empresa de limpeza em condomínio residencial utiliza o mesmo tipo de produto, principalmente próximo a jardins.

Mas, no caso da limpeza de sofá, é possível diminuir 90% das manchas provenientes de café, vinho, tinta de caneta, chocolate, entre outros.

A técnica e os produtos usados também eliminam 80% das manchas de azeite, óleo, batom e graxa. Isso melhora muito o aspecto do móvel, mas é importante por várias outras razões.

Importância de limpar o sofá

O sofá é uma das mobílias mais importantes da casa, sendo o lugar que procuramos na hora de descansar, após um dia todo de trabalho e responsabilidades.

Esse móvel pode durar anos, décadas ou apenas alguns meses, algo que depende muito de sua qualidade e da manutenção oferecida a ele.

A limpeza precisa ser feita a cada 6 meses, mas quem tem criança e animais em casa, o prazo é menor, pois isso evita que o tecido fique encardido e aumenta o tempo de vida útil da peça.

O objetivo da limpeza não é apenas a estética, mas também evitar problemas de saúde, como coceiras e outros sintomas de alergia.

Cuidar do aspecto físico da decoração, por meio de montagem e desmontagem de moveis planejados, é fundamental, mas isso também envolve a limpeza de tecidos presentes nas peças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pioras no quadro respiratório podem estar relacionadas com a falta de higiene das pessoas nos lugares em que vivem.

Em 2013, a OMS também divulgou uma cartilha de doenças respiratórias, e nela contém trechos que associam a intensificação de problemas respiratórios com a falta de higiene dos ambientes.

A limpeza com água é a mais eficiente, e mesmo quando se trata de uma limpeza a seco, na verdade, a água é retirada do sofá por meio de uma máquina que consegue sugar o líquido e enxaguá-lo simultaneamente.

Quem quer manter sua peça sempre limpa tem como opção impermeabilizar o tecido, o que aumenta a sua durabilidade e resistência, além de evitar que desbote antes do tempo.

A impermeabilização também impede que os líquidos manchem o tecido de maneira irreversível em ajuda a prevenir a proliferação de ácaros e bactérias.

Mas, a higienização de estofados deve respeitar as características de cada móvel, principalmente no que diz respeito aos produtos utilizados.

Assim sendo, procure uma organização especializada e que possua certificação nesse segmento, pois isso vai garantir que você receba o resultado esperado.

Por que limpar o sofá?

Tendo em vista a importância dessa limpeza, não é difícil entender por que uma pessoa deve investir nesse cuidado.

Respirar é uma necessidade para viver, mas quando o local é abafado ou muito sujo, a respiração pode ser prejudicada.

Em casa, podemos contar com o conforto dos estofados, mas é necessário cuidar bem deles para que não acumulem perigos. Por isso, não faltam razões para investir nessa limpeza e algumas das principais são:

  1. Idosos e crianças são mais sensíveis

Assim como a limpeza e higienização colchão ácaro, a limpeza de sofá é muito importante em residências com crianças pequenas e idosos, pois são as principais vítimas de problemas respiratórios, principalmente durante o inverno.

Esses indivíduos sofrem com ambientes empoeirados e precisam de espaços livres de ácaros, e existem vários cuidados que ajudam a manter a limpeza do estofado.

O ideal é ter sempre à mão uma mistura que consiga remover a sujeira, como no caso do vinagre branco com água e bicarbonato de sódio. Basta borrifar no local das manchas e utilizar uma escova de cerdas duras no sentido do tecido.

Evite os movimentos circulares e lembre-se de que a faxina semanal não é suficiente, pois 2 vezes por ano é necessário contar com uma empresa profissional, que vai cuidar do seu sofá com mais profundidade e eliminar qualquer microrganismo.

  1. Maior vulnerabilidade à noite

É importante contratar os serviços de uma empresa de impermeabilização de estofados de carros que também realize esse serviço em sofás.

A impermeabilização evita o acúmulo de ácaros na peça, mas uma boa limpeza também ajuda nesse sentido.

Quando estamos dormindo, não podemos prestar atenção na qualidade do ar, mas sentimos o efeito logo pela manhã, quando começamos a espirrar.

É muito importante manter a limpeza e a higiene do colchão e dos travesseiros, mas não se pode esquecer das almofadas, sofás, poltronas, tapetes, puffs e outros itens presentes no quarto.

  1. Os ácaros escondem

Uma limpeza de colchão a seco ajuda a eliminar os riscos trazidos pelos ácaros, que são aracnídeos prejudiciais à saúde e que se escondem muito bem, inclusive depois de mortos.

Sofás, tapetes e bichos de pelúcia, mesmo que aparentam estar limpos, acumulam sujeiras microscópicas, por isso mesmo é recomendável guardar os bichos de pelúcia no armário e não deixá-los expostos em prateleiras.

Usar ácaros costumam se esconder no verso de poltronas que não são limpas com pano úmido frequentemente.

  1. Protege contra asma

De acordo com um estudo divulgado pela Reader ‘s Digest, metade das casas possuem cerca de 6 tipos de alérgenos, enquanto a outra metade possui ao menos 3.

Asma e alergia costumam ser condições hereditárias, mas o local com a presença de muitos alérgenos aumenta as chances de desenvolver esses problemas.

  1. Protege contra alergias

É impossível encontrar alguém que não tenha alergia a nada, e caso exista, essa pessoa deve ter muita sorte, principalmente porque o mundo está cada vez mais alérgico.

A limpeza condominial ajuda a evitar o acúmulo de sujeiras que pode desencadear diferentes tipos de doenças, mas quem trabalha o tempo todo embaixo do ar-condicionado e depois respira a poluição do trânsito, desenvolve algumas condições.

Quem já tem algum tipo de alergia pode desenvolver asma, sinusite e outras doenças, tendo em vista que os estofados acumulam ácaros e poeira e a falta de limpeza pode desencadear crises alérgicas muito ruins.

Considerações finais

Sendo assim, o sofá é um móvel muito útil em nosso dia a dia, afinal, é nele que descansamos e nos reunimos com os amigos e a família para conversar.

É necessário que esteja sempre limpo e livre de ácaros para não prejudicar a saúde dos moradores e visitantes, assim sendo, garanta a limpeza do seu móvel com uma empresa de confiança, pelo menos a cada 6 meses.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =