5 dicas de redação publicitária

Você provavelmente já se deparou com alguma campanha publicitária que tenha te deixado completamente apaixonado e instigado para conhecer mais sobre aquela empresa ou comprar aquele produto, se na hora que você estava lendo um anúncio e foi amor à primeira vista, provavelmente caiu no charme de uma boa redação publicitária. 

E se isso aconteceu, significa que a missão do redator foi cumprida, mas cá entre nós, tornar uma propaganda viral, com um ótimo roteiro não é uma tarefa fácil, e para isso, é preciso caprichar na redação publicitária. Essa que engloba praticamente todo o processo de criação, desde o seu conceito até a sua divulgação. 

Mas para ela ser bem sucedida, é preciso que cative o público, que a escrita seja diferenciada e que a ideia saia do papel e atue diretamente na mente e no coração do consumidor,sendo tão importante e impactante, quanto um oxigênio medicinal é dentro de um consultório odontológico. 

Sabemos que essa jornada é difícil, mas para te ajudar, separamos 5 dicas de redação publicitária que vão te auxiliar, bora conferir mais sobre elas? Então vamos lá!

1. Saiba chamar a atenção das pessoas

Quando se trata de publicidade, todos querem chamar a atenção e ganhar o seu lugar especial no coração e na mente do consumidor, e claramente isso se aplica quando falamos da relação publicitária, se destacar da concorrência é uma tarefa árdua, mas que se bem executada, pode ser extremamente recompensadora. 

Procure formas de causar algum impacto inicial, capriche no seu título ou nos primeiros cinco segundos de seus anúncios, essa primeira impressão, pode gerar justamente o interesse e atrair as pessoas para darem uma chance ao seu conteúdo. 

2. Fale mais do cliente e menos do produto

O grande problema de muitos publicitários, é que acabam focando tanto no produto, e acabam esquecendo completamente de falar sobre o cliente, mas lembre-se, por mais que você esteja vendendo algo interessante e de alta qualidade, quem tem que determinar isso é justamente o seu consumidor. 

Coloque a pessoa no centro de sua história, mostre os benefícios e as qualidades que ele vai trazer para aquele usuário, ele não vai se importar se a sua confecção de uniformes é feita com a melhor malha do mercado na máquina mais moderna, ele quer saber como o uniforme vai caber nele, quais as personalizações para a empresa, e como aquele produto, pode agradá-lo. 

3. Procure uma linguagem mais informal relacionada ao seu target

Como vimos na dica acima, é preciso saber se comunicar com o consumidor, e isso não é somente naquilo que oferece, mas também na forma como monta a sua redação, busque falar uma linguagem que se adapte ao cliente, que seja atrativa para ele, e que consiga estabelecer uma boa comunicação. 

Muitas vezes, o informal pode ser uma solução, utilize trocadilhos, fala de uma forma mais divertida e descontraída, se adapte ao seu target, entenda suas manias, jeitos, e estabeleça um linguajar que atenda bem às suas necessidades. 

4. Tenha empatia e seja honesto

Ser honesto é um dos princípios básicos da publicidade, e é claro que não poderia faltar no desenvolvimento da redação, procure ser sincero com seu consumidor, transmita uma mensagem verdadeira, sem enganações, mesmo que seja apelativo, nunca perca o controle de sua razão.

Também é importante ter empatia, entender a situação do seu público-alvo, se colocar na pele do consumidor e entender o que o seu produto vai ajudá-lo e em quais condições, a mescla de empatia com honestidade é fundamental podendo gerar bons frutos para o seu negócio. 

  1. Seja direto, muitas vezes menos é mais

Muitos profissionais acabam enrolando demais na hora de transmitir uma mensagem, e acabam enrolando tanto, que não chegam a lugar nenhum, por conta disso, é fundamental você ser direto e reto no ponto que quer chegar.

A maioria das vezes, menos é mais, assim como uma bomba de vácuo que faz o seu trabalho de forma mais direta, procure ir direto ao ponto, sem enrolações, muitas vezes você tem pouco tempo para convencer o leitor, então o use da melhor forma possível. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *