3 melhores receitas para assar um frango saboroso

Quem busca receitas para assar frango, possivelmente irá encontrar milhares de alternativas para prepará-lo. Afinal, este é um dos pratos mais versáteis da culinária mundial, e costuma harmonizar facilmente com legumes, frutas, condimentos e sabores diversos, não é mesmo?

Além disso, há diferentes formas de preparo, que podem contemplar desde o forno tradicional, receitas Air Fryer, forno à lenha ou preparos que podem ultrapassar 24 horas.

Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para trazer algumas das melhores receitas para assar frango e dicas importantes para fazer um ave suculenta e que dê água na boca de todos os seus convidados. Confira conosco e boa leitura!

Como deixar um frango assado suculento e macio

Antes de apresentar as melhores receitas para assar o frango, é importante conferir algumas dicas básicas que irão deixar a carne mais macia e saborosa. Elas devem servir de referência para qualquer tipo de preparo, uma vez que são simples de executar e irão garantir aquele plus na sua receita.

  • Tempere o frango com antecedência: Ao contrário do que acontece com as carnes suínas, o frango deve ser temperado algumas horas antes de ir ao forno, ou até mesmo no dia anterior. Dessa forma, os temperos escolhidos poderão penetrar em toda a ave e garantir um sabor mais intenso e uniforme;
  • Utilize manteiga ou azeite: Passar uma fina camada de azeite de oliva ou manteiga sobre o frango irá ajudar a manter a umidade e, assim, deixá-lo ainda mais macio;
  • Não retire a pele do frango: As melhores receitas para assar um frango são unânimes quanto à permanência da pele durante o cozimento. Isso porque, assim como na dica anterior, ela é capaz de auxiliar na umidade da ave. Caso você opte por não comê-la, ela pode ser retirada após o frango estar pronto;
  • Acrescente líquidos na assadeira: Água, vinho ou caldo de galinha são algumas das opções que também aumentam a umidade durante o cozimento do frango. Por isso, use-as enquanto a ave está no forno;
  • Evite abrir o forno | Por último, é importante não permitir a abertura do forno enquanto acontece o cozimento do frango. Afinal, a prática pode atrasar o processo e ainda colaborar para o ressecamento da carne.

Frango assado recheado com farofa

Não é possível pensar nas melhores receitas para assar frango sem começar com um clássico dos almoços em família. Com tempo médio de 2 a 4 horas de preparo, o frango recheado com farofa é simples de fazer e pode render até 8 porções.

Ingredientes

  • 1 Frango inteiro de aproximadamente 2kg;
  • 1 xícara e meia de suco de laranja e 1 sopa de mel;
  • 4 colheres de azeite;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Alecrim, sal e pimenta-do-reino à gosto;
  • Para a farofa, 4 colheres de manteiga, alho, 2 maçãs picadas, 3 xícaras de farinha de mandioca e o suco de 1 limão.

Como preparar o frango recheado com farofa

Primeiramente, faça a farofa em uma panela com a manteiga em fogo médio. Frite a cebola e o alho e, em seguida, acrescente os demais ingredientes, exceto a farinha. Ela que dará a liga à mistura, por isso, coloque mais ou menos, conforme entender que a textura está do seu gosto. Por fim, reserve a farofa.

Após isso, tempere o frango com os ingredientes, cubra-o e coloque-o de molho por 4 horas, virando a ave na metade do tempo. Depois é só abrir a ave e introduzir a farofa, enrolando a mistura em papel alumínio.

O forno precisa estar pré-aquecido por 1 hora e o papel alumínio será retirado após a primeira hora de preparo. Na última etapa, é necessário retirá-lo e deixar o frango terminar de dourar.

Frango assado na cerveja preta

Nossa segunda dica é perfeita para quem busca as melhores receitas para assar frango e adora aquele sabor peculiar e agridoce que as cervejas pretas dão às aves. O rendimento é, em média, de 6 porções e o tempo de preparo é de apenas 1 hora.

Ingredientes

  • Cerca de 1,5kg de coxa e/ou sobrecoxas de frango;
  • 1 envelope de caldo de galinha em pó ou cubo;
  • Sal, pimenta-do-reino e salsa picada à gosto;
  • 2 xícaras de cerveja preta;
  • 6 batatas médias descascadas e cortada em 4 pedaços;
  • 2 cebolas roxas em rodelas;
  • 1 colher de maizena e 2 colheres de água.

Modo de preparo

Ao temperar o frango com sal e pimenta, coloque-o em uma assadeira e, em seguida, dissolva o caldo de frango na cerveja e regue sobre a ave. Após isso, aqueça-o no forno baixo por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, cozinhe as batatas em água com sal e coloque a pimenta, após elas estarem levemente cozidas. O próximo passo é retirar o frango do forno e espalhar os legumes na assadeira. As cebolas podem ser colocadas cruas ou, se preferir, doure-as no forno por 25 minutos.

Por último, é só retirar a cerveja do fundo da travessa e levar ao fogo baixo dissolvendo nela a maizena. Ao fim, basta regar novamente o frango com a mistura e deixar todos os ingredientes aquecerem juntos. Polvilhe salsa antes de servir.

Coxinhas apimentadas de frango na Air Fryer

Para fechar nossa lista com as 3 melhores receitas para assar frango, trouxemos uma das formas mais consumidas pelos brasileiros, principalmente para tira-gostos ou quem busca um preparo rápido. Afinal, em pouco menos de uma hora, você pode ter um prato delicioso e com sabor único.

Ingredientes

  • 8 coxinhas de frango;
  • 2 colheres de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes e picada;
  • Meia colher de sopa de mostarda;
  • 2 colheres de açúcar mascavo;
  • 1 sachê de caldo de galinha em pó ou cubo.

Como preparar

Primeiramente, você deve misturar em um recipiente todos os ingredientes, e reservar o frango em uma travessa. Após isso, o ideal é esfregar a mistura nas coxas de frango e marinar por cerca de 20 minutos. Dessa forma, ele irá absorver o sabor dos temperos.

A air fryer deve estar na temperatura de 180º C e precisa ser pré-aquecida por cerca de 10 minutos. Em seguida, ajuste o timer da fritadeira em 20 minutos e asse as coxas até que fiquem douradas.

Por fim, é só reduzir a temperatura para 150º C e continuar o processo por mais 10 minutos. Para aqueles que amam pimenta, é possível servir o prato com legumes apimentados ou mesmo fazer um molho adicional com as suas pimentas favoritas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, este é mais um artigo sobre receitas do Jornal Agora Brasil feito especialmente para você 🙂

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts