3 dicas de como aumentar a visibilidade no Google

Para manter uma boa relação com o mercado atual torna-se imprescindível que haja uma abordagem que consiga lidar com estratégias que garantam uma boa visibilidade no Google, tornando, assim, a marca um destaque em seu segmento de atuação.

A evolução do marketing é um ponto sensível para o mercado desde seus primórdios, uma vez que ela conseguiu fazer com que houvesse uma orientação de crescimento cada vez mais independente do segmento que se esteja falando.

Esse é um fator determinante, já que ele consegue criar algumas sustentações que interagem de forma quase que definitiva com o público, fazendo com que seus hábitos de consumo estejam fundamentados em valores desta marca.

Diante dessa estratégia, o mercado conseguiu erguer uma série de outras demandas que vão desde investimentos mais ousados até, em outras instâncias, inovações tecnológicas que são essenciais para o desenvolvimento do mundo até os dias de hoje.

Comunicar-se com o público, portanto, passou a ser um ponto estratégico tão importante quanto as perspectivas produtivas ou de prestação de serviços, o que fez com que esse universo mudasse drasticamente.

Além disso, é importante entender que foi o marketing que transformou a necessidade das empresas destacarem seus produtos em elementos bastante sólidos a respeito do impacto no público.

Marketing digital: uma inovação

Logicamente, esses elementos tão importantes dentro do mercado não poderiam passar de forma ilesa por alguns tipos de possibilidades e ferramentas que foram sendo criadas dentro dos mais diversos meios sociais.

Por essa razão, o marketing digital representou um ponto de modificação bastante amplo, uma vez que as novas tecnologias passaram a constituir algumas possibilidades que, até então, as empresas não tinham.

Se por um lado, o marketing tradicional trouxe alguns aspectos importantes no sentido de fazer com que houvesse uma sustentação de impactos no público, o seu formato digital acabou consolidando uma lógica ainda mais intensa.

Com as ferramentas cada vez mais específicas nos mercado, tornou-se muito comum que alguns pontos fossem considerados, como é o caso da segmentação em seu estágio cada vez mais objetivo.

Esse é um fator que não fazia parte das possibilidades das mídias de massa, uma vez que elas acabavam atuando sob uma lógica de grandes coberturas, o que representava uma comunicação mais diversa.

No entanto, esse elemento mudou bastante de uns anos pra cá e a segmentação acabou se tornando um elemento importante dada a mudança que houve dentro dos mais diversos elementos de padrões de consumo.

Nesse sentido, se um cliente está procurando algum lugar para imprimir grandes formatos em Aa4, ele, certamente, irá procurar nos mecanismos de busca alguma empresa que possa oferecer esse serviço nas melhores condições possíveis.

Desta forma, é preciso entender que as marcas precisam aparecer de forma qualificada, uma vez que isso representa uma oportunidade e, ao mesmo tempo, uma nova ordem do mercado que, via de regra, gera ainda mais concorrência.

Por isso, torna-se tão importante as escolhas feitas do ponto de vista de como orientar uma boa estratégia dentro desses ambiente, fazendo com que as escolhas a respeito das ferramentas assumam um caráter cada vez mais decisivo para o crescimento.

Se, porventura, uma auto escola para iniciantes possui uma abordagem segmentada em suas metodologias, é bem possível que alguns passos sejam dados rumo a uma orientação que consiga dialogar com esse público.

Seja através de uma perspectiva de buscar reduzir os receios de dirigir ou tratar de temas bastante iniciais a respeito do funcionamento de um carro, podem ser elementos que atraiam de um ponto de vista de conteúdos.

Diante disso, é possível perceber que o marketing digital é uma ferramenta bastante extensa e que pode demandar uma atenção bastante qualificada daquelas empresas que desejam obter sucesso a partir dele.

A importância do Google

Com o passar dos anos, algumas ferramentas passaram a sedimentar comportamentos que, nos dias de hoje, acabam parecendo até naturais sob uma lógica digital ou, até mesmo, de um cotidiano analógico.

O Google, nesse caso, surge como uma dessas plataformas que tem como objetivo facilitar a vida das pessoas e, também, das empresas de uma forma geral.

Sua credibilidade é tão grande que fez com que ele se tornasse um sinônimo de pesquisa e isso tem um porquê bastante claro: essa plataforma sempre prezou por uma qualidade de entrega bastante grande.

Apesar de seus mecanismos publicitários, o Google nunca abriu mão de uma abordagem que privilegiasse resultados que, em certa medida, pudesse dialogar de forma definitiva com o seu público.

Por essa razão, quando a pessoa precisa se informar sobre mastopexia bico para baixo ou precisa saber alguma informação sobre um ator de um filme, é essa plataforma que será pesquisada.

Logicamente, há uma série de mecanismos de busca dentro do mercado, mas o Google, partindo de uma série de algoritmos, conseguiu tomar a dianteira do mercado por conta de sua excelência.

E, do ponto de vista empresarial, é preciso estar onde o público está e, nesse caso, é no Google que isso acontece.

Por que aumentar a visibilidade no Google

Diante de todas as potencialidades do Google, as empresas passaram a criar estratégias que pudessem, de alguma maneira, dialogar com as demandas da plataforma para que, assim, suas aparições fossem credibilizadas.

Quando uma empresa que trabalha fabricando rótulo de cerveja personalizado fala em SEO, ela, certamente, está buscando evidenciar sua marca nesse mecanismos.

Além disso, há uma série de outros pontos que podem ser conversados para que haja um aumento de visibilidade no Google. Isso tudo tem a ver com alguns benefícios importantes:

  • Maior destaque;
  • Reconhecimento no mercado;
  • Credibilidade;
  • Aumento de tráfego;
  • Aumento de conversão.

Todos esses pontos podem ser essenciais para uma empresa e , por conta disso, é fundamental que haja uma percepção a respeito de todos esses aspectos.

Tráfego pago: como funciona?

Uma das formas mais utilizadas para gerar algum tipo de visibilidade dentro do Google é, justamente, a partir do tráfego pago que, via de regra, pode gerar resultados bastante amplos dentro de um mercado.

Nesse sentido, quando um cliente pesquisa por máquina de café para escritório e aparece um resultado logo no topo da pesquisa com alguma sugestão patrocinada, isso pode acabar deixando essa imagem no imaginário do consumidor.

Desta forma, o trabalho a respeito dos elementos publicitários dentro do Google já estão sendo fundamentados.

Esse tipo de tráfego é orientado pelas dinâmicas do Google Ads que funcionam como uma espécie de compra de espaço de mídia a partir de alguns tipos de investimentos: CPM, CPC, CPA e alguns outros.

Esses são elementos que representam os custos que uma empresa terá a partir do número de pessoas impactadas, que clicam ou que adquirem um produto ou serviço.

Além disso, é possível que, por exemplo, uma empresa que trabalha com materiais de construção consiga entender o desempenho dos materiais para parede divisória escritório dentro dessa lógica a partir do Google Analytics.

SEO: garantindo a visibilidade no Google

Diante disso tudo, o SEO, também, acaba sendo um dos fatores decisivos para o destaque no Google, mas, agora, sob uma lógica de tráfego orgânico.

Essa é uma estratégia que tem como base a otimização dos recursos de um site empresarial para que ele se destaque dentro do algoritmo da plataforma.

Desta maneira quando uma pesquisa por MDF revestido colorido entrega uma empresa, isso é porque ela tem uma base forte em SEO.

Por esse motivo, é muito importante saber quais são os critérios de destaque que podem fazer com que haja uma dinâmica de visibilidade dentro do Google.

Dicas para elevar a visibilidade

Se a empresa estiver procurando alguma maneira de gerar ainda mais impacto no mercado, é fundamental que alguns passos sejam levados em consideração na hora de gerar visibilidade no Google.

Campanhas de Google Ads

Como dito anteriormente, as campanhas de Google Ads são as grandes responsáveis por gerar tráfego orgânico.

Elas são essenciais, mas para que elas consigam ter uma boa realização, é fundamental que a empresa entenda algumas formas de segmentar seu público e, também, quais abordagens fazer, indo de displays em sites parceiros até destaque em pesquisas.

Utilizar as palavras-chave corretas

O Google é um mecanismo de busca que se baseia em palavras-chave para entregar resultados e, por conta disso, é fundamental que uma empresa que está buscando se destacar no mercado de janela basculante vertical para sala entenda isso.

Nesse caso específico, é possível perceber uma tendência para palavras long tails, o que pode ser importante, já que elas trabalham com termos mais longos que podem deixar a pesquisa mais objetiva.

No entanto, seja qual for a natureza do termo, é importante entender se ele tem penetração no mercado e, também, se há muitas empresas investindo nelas.

Ater-se às métricas

Seja do ponto de vista do Google Ads ou do SEO, é fundamental entender que a plataforma do Google Analytics consegue abarcar todos os dados a respeito das campanhas.

Desta maneira, torna-se mais fácil fazer o acompanhamento em tempo real de todos esses elementos.

Considerações finais

Com o passar dos anos, o Google se tornou a plataforma mais importante do ponto de vista de gerar destaque para as empresas.

Por ser um elemento de mídia essencial, é fundamental entender quais são as estratégias que podem ajudar as marcas.

Por essa razão, há uma série de orientações que precisam ser adotadas, como é o caso do Google Ads ou das estratégias em SEO.

Seja como for, não há mais como ignorar as potencialidades do Google, principalmente dentro de um ambiente de consumo como é o do mundo digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts