Entenda o que é a gamificação

Entender o que é gamificação é essencial, por muito discutida em um mundo no qual os jogos chamam a atenção de qualquer um, principalmente os games que necessitam do uso da criatividade para serem realizados. O universo em que estão inseridos é crescente, o que proporciona momentos de descontração e divertimento. 

Para que não haja dúvidas em relação a esse tópico, é importante compreender o que exatamente é gamificação - e a Gamefic pode te ajudar nisso, tirando de vez todas as suas dúvidas sobre esse universo novo e sem limites da gamificação.

Saiba mais +

O que significa gamificação?

O termo gamificação vem do inglês gamification, que, em tradução livre, significa “tornar algo em um jogo”. Tem como preceito utilizar as formas lúdicas dos jogos para a aprendizagem de um determinado assunto. 

A ideação desse termo surgiu em 2002 pelo programador Nick Peeling, mas foi somente em 2010 que ele se popularizou, após um TED Talk de Jane McGonigal, onde ela fazia uma reflexão sobre por quais razões não estávamos utilizando as estratégias dos jogos para solucionar algumas problemáticas do mundo.

Gamificando a Vida: Torne o cotidiano mais divertido e produtivo

Por mais que a ideia pareça ser transformar algo em jogo, a gamificação é tornar o cotidiano mais divertido e produtivo. Ela implica em desenvolver formas através das estratégias de jogo para engajar as pessoas em um determinado projeto. 

O método de gamificação pode ser utilizado em diversos campos, como empresariais e até educacionais, a fim de fazer as pessoas cumprirem objetivos de forma leve e descontraída, melhorando processos que, até então, não eram engajadores. O conceito é justamente utilizar atividades lúdicas para que se possa alcançar metas, melhorar climas dentro dos ambientes, melhorar a qualidade e produtividade de projetos. 

Descubra os benefícios da gamificação

Dentre os benefícios da gamificação está a melhoria no engajamento, no clima organizacional e na experiência de aprendizagem. O engajamento pode ser incentivado com o desenvolvimento de atividades que utilizem estratégias de jogos para, por exemplo, trabalho em equipe.

Além disso, o uso dessa estratégia contribui diretamente para a interação entre os colegas de trabalho, no clima organizacional tanto a curto, quanto médio e longo prazos. Outro benefício de se utilizar da gamificação é aumentar e melhorar a experiência de aprendizagem, fazendo com que temas difíceis e densos se tornem de fácil entendimento. 

Como a gamificação pode motivar pessoas e equipes

Dentro do campo empresarial, a gamificação é importante por dar a possibilidade de motivar pessoas e equipes. Ao fazer o uso de uma plataforma de gamificação, por exemplo, as atividades gerais podem se tornar cada vez mais leves, fazendo com que a atuação dos colaboradores seja maior, e garantindo resultados cada vez melhores. 

A máxima de “colaborador feliz é colaborador produtivo” deve ser cada vez mais observada, pois, só assim você terá uma empresa prazerosa de se trabalhar, de forma a proporcionar crescimento.

Aprender brincando: Gamificação na educação e treinamento

A ideia de trazer o que é gamificação na educação não é só muito bem-vinda, como recomendada por especialistas. O uso dela tem se mostrado cada vez mais eficaz, aumentando a motivação dos alunos, fazendo-os engajarem-se nas aulas, o que permite a assimilação de conteúdos, com uma aprendizagem cada vez mais efetiva.

No lugar de somente palestras ou leitura de textos densos, é possível usar estratégias de competições, pontuações, níveis e a resolução de desafios, utilizando formas de aprendizagem lúdicas. Um bom exemplo dessa forma de aprendizagem estratégica é a plataforma do Duolingo, que utiliza ranqueamento, pontuações, metas diárias e níveis para o engajamento na aprendizagem de idiomas, matemática e música.

Empresas gamificadas: Alcance mais resultados com motivação e diversão

Para uma melhor compreensão sobre o que é gamificação e como ela pode ajudar a alcançar resultados e motivar os colaboradores, é interessante observar um case de sucesso, como o Starbucks. 

Durante algum tempo teve o Starbucks Rewards, um programa de fidelidade que, ao comprar um produto da loja por meio de um cartão próprio, acumulava pontos que, depois, poderiam ser trocados por outros produtos e recompensas. Outro case de sucesso é o da Bradesco, que utiliza a gamificação para o treinamento de seus funcionários. 

Gamificação: A ferramenta definitiva para fidelizar clientes e impulsionar vendas

O método de gamificação pode ser utilizado também no campo de vendas, para auxiliar os colaboradores do time comercial a engajarem e impulsionar vendas, fazendo com que eles consigam fidelizar clientes e conquistar novos. 

O uso de dinâmicas, formas de aprendizado lúdicas e até aprendizagem de comportamento podem reduzir a carga de trabalho, dando a possibilidade para os profissionais se empenharem cada vez mais em suas demandas.

Gamificando sua saúde e bem-estar: Alcance seus objetivos com mais facilidade

Um exemplo da gamificação na saúde e bem-estar é o uso de aplicativos de rastreamento de passos ou aplicativos de exercícios que mostram as metas e calorias perdidas. A ciência já comprovou que um aplicativo de rastreamento de passos, por exemplo, aumenta a produtividade dos usuários em 25%. 

Ao utilizar o método para a vida pessoal, podemos observar melhoria não somente na motivação, mas no engajamento, resultados clínicos e claro, fazer exercícios de forma divertida. Entretanto, a gamificação não funciona sozinha se não houver o compromisso tanto de quem a implementa quanto de quem irá utilizar.Se você ficou interessado em saber mais sobre os tipos de plataformas de gamificação que deseja implementar na sua empresa, a Gamefic tem métodos e uma plataforma exclusiva, que oferece diversos tipos de testes e treinamentos para você poder acompanhar o desempenho e engajamento de seus colaboradores.

Espero que o conteúdo sobre Entenda o que é a gamificação tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios e Política

Conteúdo exclusivo