O certificado e-CNPJ é a versão digital do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), e tem se tornado um recurso cada vez mais vital para empresas de variados portes e segmentos. No Brasil, o número de emissões já conta com mais de 10 milhões e continua em crescimento.
Atualmente, é possível realizar uma variedade de atividades burocráticas online, como a assinatura de documentos, emissão de notas fiscais e o acesso a programas governamentais. No entanto, a preocupação crescente com os dados sensíveis empresariais torna a emissão de um e-CNPJ indispensável.
O que é o e-CNPJ?
O e-CNPJ é um certificado eletrônico que garante a autenticidade de pessoas jurídicas no âmbito virtual. O recurso garante a legalidade e formalidade de processos realizados por uma empresa via internet. Algumas das principais funcionalidades do documento incluem:
- Transações financeiras comerciais;
- Assinatura de documentos;
- Emissão de notas fiscais;
- Acesso ao e-CAC pela plataforma da Receita Federal;
- Acesso a informações restritas de sistemas públicos e privados.
O processo de emissão de um certificado ecnpj é feito por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Além disso, o documento é obrigatório em alguns casos específicos.
Quem pode emitir e-CNPJ?
O e-CNPJ pode ser emitido apenas por gestores de empresas e empresários que possuem a versão física do documento ativa. Para realizar a emissão, é necessário seguir os seguintes passos:
- Acesse a plataforma da certificadora;
- Escolha o formato que deseja emitir;
- Realize o pagamento;
- Agende a emissão.
Uma vantagem da emissão da certificação digital é que todo processo pode ser realizado virtualmente. Vale ressaltar que o titular deve portar um CNPJ ativo para emitir o documento.
E-CNPJ tipo A1 ou A3? Qual o melhor?
Dois dos principais tipos de certificação digital são o A1 e o A3. Cada um deles possui características e oferece benefícios, além de serem armazenados de maneiras diferentes. Ambos são seguros e altamente eficientes.
- A1: é emitido e instalado diretamente em um computador ou notebook e não necessita de um dispositivo para ser utilizado;
- A3: é armazenado em um dispositivo físico, como token ou cartão que deve ser conectado ao computador.
A escolha entre os dois varia de acordo com as preferências do titular. Para empresas que realizam muitas transações, o ideal é o formato A1, que garante cópias de segurança. No entanto, o A3 também pode ser vantajoso, devido à sua segurança e prazo de validade de 3 anos.
Como instalar e-CNPJ?
Existem algumas etapas que devem ser seguidas para instalar um e-CNPJ, e essa ação depende do formato escolhido. O tipo A1 é emitido e instalado em um computador ou notebook, e consiste nos seguintes processos:
- Faça o download do certificado;
- Clique na pasta do arquivo pfx;
- Escolha o local onde o arquivo será instalado;
- Selecione a opção “Avançar”;
- Selecione “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”;
- Clique em “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”;
- Clique em “Concluir”.
Após a instalação, você já pode utilizar o certificado e-CNPJ. Porém, em caso de dúvidas, deve entrar em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do seu documento.
Onde emitir e-CNPJ A3 e A1?
Para emitir um e-CNPJ A3 e A1, é necessário escolher uma Autoridade Certificadora de confiança. Nesse sentido, a Valid Certificadora é a melhor opção. Além de oferecer certificados digitais de diversos formatos, incluindo o armazenado em nuvem, o processo de emissão é bastante ágil.
Ao acessar a plataforma da Valid, você poderá conferir os certificados disponíveis, emitir ou fazer a renovação. Isso sem contar que também pode ter acesso aos canais de atendimento.
O e-CNPJ é um documento eletrônico voltado para pessoas jurídicas. Por meio dele, é possível realizar processos burocráticos, como a assinatura de documentos e a emissão de notas fiscais. Escolha a Valid Certificadora para emitir o certificado!