Dicas para manter frutas e verduras frescas por mais tempo

Veja como conservar frutas e verduras por mais tempo, sem perder a qualidade
Tem coisa pior do que abrir a geladeira e ver que suas verduras estão murchas e as frutas estragadas? Para evitar esse problema, é preciso guardar frutas e verduras da forma correta na geladeira inox, assim, elas duram mais tempo.
E você não precisa reduzir a preparação desses alimentos no seu cardápio, afinal, eles são muito nutritivos e fazem bem à saúde. Basta guardar da forma correta para que eles durem mais. Assim, você multiplica as receitas e mantém a dieta balanceada.
Lave tudo antes de levar para a geladeira
O primeiro passo para conservar frutas e verduras é a higienização. A maior parte das pessoas deixa para lavar as frutas e verduras só na hora de comer, mas isso é um grande erro.
A lavagem elimina os micro-organismos que podem fazer mal à saúde. Por isso, prepare uma solução de água e hipoclorito de sódio ou bicarbonato de sódio e coloque as frutas e verduras para descansar imersas nela por 10 minutos. Em seguida, seque bem para que a umidade não acelere o processo de decomposição.
Separe as frutas que emitem etileno
Todas as verduras e frutas fabricam etileno, um gás natural inofensivo. Alimentos que produzem maior quantidade de gás etileno podem acelerar o processo de amadurecimento de outros alimentos que têm baixa produção.
Existem algumas frutas e vegetais que fabricam bastante etileno. Por isso, devem ser guardados de forma separada dos produtos que são mais sensíveis a esse gás, para não amadurecê-los muito rápido. Entre os que mais produzem esse gás, estão:
- Banana;
- Abacate;
- Abacaxi;
- Manga;
- Melão;
- Tomate;
- Uva;
- Mamão;
- Figo;
- Maçã.
Fique atento aos alimentos que precisam ir para a geladeira
Algumas frutas e verduras ficam melhor armazenadas na geladeira, do contrário, acabam estragando antes de você ter a oportunidade de preparar um prato gostoso. Dessa forma, você aumenta o tempo de validade e mantém o valor nutricional das frutas e verduras. Alguns exemplos são:
- Melancia madura;
- Manga madura;
- Morangos;
- Pêssegos;
- Folhas frescas;
- Melão cortado;
- Aspargos.
Separe potes de vidro ou de plástico para armazenar as verduras picadas, como melão e manga, o que traz mais praticidade. Use saquinhos de plástico para guardar as folhas. Aproveite para colocar um pedaço de papel-alumínio no talo, para retardar o amadurecimento.
Leve para fruteira os alimentos que ficam em temperatura ambiente
Nem toda verdura e fruta vai para a geladeira. Algumas precisam ficar em temperatura ambiente. Nessas horas, uma fruteira é ideal para manter esses alimentos arejados, como:
- Frutas cítricas;
- Maçãs;
- Peras;
- Bananas;
- Tomates;
- Cebola e alho;
- Batatas.
Conserve suas ervas frescas na água
Sabe aquela erva que na feira está fresquinha, mas quando chega em casa murcha dentro da geladeira? Coloque em um potinho com água, de forma que os talos fiquem em contato com a água e as folhas fiquem viradas para fora do recipiente e veja a mágica acontecer. Proteja com um plástico e troque a água todo dia, assim, elas vão durar por 15 dias.
Congele para durar mais
Se você quer ter frutas e verduras por mais tempo ou vai comprar em maior quantidade, congelar é a melhor opção. O congelamento preserva não só os nutrientes, mas também a cor e a textura.
Congelando da forma certa, os legumes podem durar até 1 ano, as frutas por 6 meses e as verduras por 3 meses. Essa é uma ótima alternativa para consumir frutas de época fora da estação. Além disso, é uma forma prática de preparar as refeições mais rapidamente.
Quando for colocar os legumes e as verduras para congelar, é preciso escaldar antes. Para isso, é necessário ferver por um determinado tempo. Isso vai preservar a cor, a textura, o sabor e os nutrientes dos alimentos.
Espero que o conteúdo sobre Dicas para manter frutas e verduras frescas por mais tempo tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo