A creatina pura é um suplemento amplamente consumido por praticantes de atividades físicas e atletas que visam melhorar o desempenho físico durante o treino. No entanto, não é incomum que surjam dúvidas sobre ser melhor tomar antes ou depois da prática de atividades.
Hoje, com a variedade de suplementos disponíveis no mercado, pode parecer difícil escolher o melhor a atender às suas necessidades. A creatina, por exemplo, é bastante popular devido aos benefícios que proporciona. Entenda o que é creatina monohidratada e quando tomar!
O que é a creatina?
Derivada de aminoácidos, a cretina é um suplemento que tem conquistado atletas que praticam exercícios de alta intensidade. A sua ingestão proporciona diversos benefícios, especialmente para o desempenho físico durante as atividades.
Por conta do nutriente natural de origem animal, o suplemento é sintetizado em órgãos, como o pâncreas, rins e no fígado por meio de aminoácidos, como metionina, glicina e arginina. O corpo humano armazena cerca de 95% da creatina nos músculos, e os outros 5%, são distribuídos no cérebro.
O fígado de um adulto saudável produz cerca de 1g de creatina todos os dias, e com a suplementação é produzido mais 1g diariamente. Ao implementar o suplemento na sua rotina, os praticantes de exercícios físicos podem experimentar uma maior resistência.
Para que serve?
A creatina pura serve para prover energia e força necessária para o corpo, além de auxiliar no processo de hipertrofia muscular, pois o nutriente melhora a proliferação de células satélites e contribui para a retenção de água intracelular, promovendo o aumento dos músculos.
Posso tomar creatina junto com outros suplementos?
A creatina pode ser consumida com outros suplementos antes ou depois dos treinos. O whey protein, por exemplo, é uma ótima combinação, visto que ambos proporcionam benefícios para o organismo humano. Além disso, o BCAA e a glutamina também podem ser consumidos em conjunto com a creatina.
Vale ressaltar que, ainda que seja possível misturar a creatina com outros suplementos, não é recomendado combinar mais de dois suplementos. Essa ação pode levar a efeitos colaterais indesejados.
Creatina é melhor antes ou depois do treino?
Embora possa ser consumida antes ou depois do treino, a creatina é mais eficaz se consumida como pós-treino, e se torna ainda mais poderosa se acompanhada de uma fonte de carboidrato.
Se consumida como pós-treino, o suplemento pode contribuir para a recuperação muscular, sendo mais adequado para quem treina mais de uma vez por dia. Já como pré-treino, ele pode favorecer a hipertrofia muscular.
Como escolher Creatina?
Para escolher a melhor creatina pura é importante saber o que é creatina monohidratada, etil éster e micronizada. A creatina deve ser escolhida conforme as necessidades de cada indivíduo, pois pode apresentar diferenças como:
- Creatina monohidratada: composta por creatina e água e a sua absorção é mais lenta;
- Etil éster: é reconhecida como a versão mais cara, devido à sua complexidade, e consiste em moléculas ligadas a éster;
- Micronizada: as suas moléculas são divididas em pequenas porções, que facilita a absorção.
Em geral, a versão mais indicada para se consumir diariamente é a monohidratada, principalmente por ser mais acessível. Porém, é importante lembrar que recorrer a um profissional da saúde, como um médico ou nutricionista, é fundamental antes de iniciar qualquer suplementação.
Outro ponto importante para a segurança é escolher uma loja de suplementos confiável. A 3VS Nutrition oferece uma variedade de suplementos, incluindo a creatina, whey protein, BCAA, vitaminas e diversos outros produtos.
A creatina é um suplemento que faz parte da rotina de diversos atletas e praticantes de atividades físicas que desejam melhorar o desempenho físico durante os treinos e garantir uma recuperação mais eficaz. Ela é mais eficiente se consumida após o treino e acompanhada de uma fonte de carboidrato. Escolha a 3VS para comprar suplementos!