Como usar a gamificação para engajar colaboradores?

Produtividade combinada com diversão pode ser utopia para muitos que são desinformados, mas, na verdade, esse tipo de prática tem até nome: gamificação, que, neste caso, vamos chamar de gamificação corporativa.

Com a gamificação corporativa, uma prática usada para entretenimento que pode afetar positivamente na produtividade como um todo em uma empresa, os funcionários podem se sentir motivados a produzir mais enquanto enfrentam desafios de forma lúdica. 

O que é gamificação e como ela aumenta o engajamento?

Gamificação é a prática de trazer elementos de jogos para experiências de “não jogo”, ou que não tem a ver com entretenimento em si, visando aprimorar atividades ou contextos que envolvem produtividade.

Com os elementos dos jogos inseridos na dinâmica de uma empresa, os colaboradores, por meio de técnicas de estímulo, podem ter uma experiência mais prazerosa e comprometida, o que gera benefícios para todos, tanto para os colaboradores e empregadores, quanto para os clientes.

Quais são os principais elementos da gamificação?

Os elementos de jogos são o segredo do processo, pois é com eles que os colaboradores irão tirar proveito para otimizar sua produtividade. A gamificação nas empresas é inserida na estrutura de trabalho de forma estratégica e com elementos específicos, sendo eles: 

  • Pontuação: sistema que visa medir diretamente e incentivar o desempenho, resultado e progresso, que pode ser representado por meio de números, moedas, estrelas, medalhas, etc; 
  • Níveis: os níveis são a representação das etapas e fases na qual os colaboradores devem completar para avançar no “jogo”. Eles podem possuir diferentes graus de dificuldade e complexidade;
  • Missões: as missões são representadas como as tarefas ou objetivos que os participantes devem completar para receber seu feedback. Tais missões podem ser feitas em grupo ou individual e ter diferenças em suas complexidades;
  • Competição: a competição é o elemento chave do processo, pois por meio dele, os colaboradores terão uma disputa saudável entre eles, ou contra o próprio jogo, dependendo de sua estrutura.

Benefícios da gamificação

Dentro de uma experiência de gamificação corporativa, é criado um ambiente de bem-estar e clareza entre os colaboradores, que, por consequência, traz benefícios compensatórios para todos os envolvidos, tais como aumento da produtividade, aumento do engajamento e motivação, foco e persistência, trabalho em equipe e clima organizacional.

Como usar a gamificação para engajar colaboradores?

Aplicar a gamificação em uma empresa envolve vários processos, mas o principal deles é o autoconhecimento do ambiente. Para fazer com que seus colaboradores fiquem engajados nos negócios é necessário seguir uma série de passos importantes.

O primeiro deles é definir qual é o objetivo principal para trabalhar a gamificação, ou seja, o que se deseja alcançar ao desenvolver essa ferramenta, e concluir se isso é relevante para o seu negócio. Crie também um sistema de pontuação e regras e com isso faça com que os participantes fiquem engajados.

Níveis também são essenciais para fazer com o que os participantes do jogo sintam que estão progredindo, por meio de micro-missões e metas menores, diminuindo possíveis frustrações. E para que a estrutura de níveis funcione adequadamente, é importante criar recompensas coerentes a cada desafio.

Estimular a competitividade é um dos objetivos da gamificação corporativa, pois faz com que a atividade se torne mais acirrada. É muito importante para mostrar estímulos aos participantes, contudo, lembre-se de que a competição precisa ser saudável para todos ao estimular também a cooperação, importante na gamificação corporativa, pois irá trabalhar o espírito de equipe e fazer com o que os participantes se sintam parte de um time.

Saber ouvir os participantes e entender as opiniões deles é obrigatório na gamificação e, desse modo, a empresa poderá analisar o que está dando certo ou não na implementação da ferramenta e adaptar melhorias se possível. Ter um storytelling é fundamental para uma gamificação em uma narrativa com começo, meio e fim, importante para sua marca se conectar com o público emocionalmente.

Ferramentas de gamificação

Nosso cérebro é naturalmente programado para usufruir de jogos devido às experiências emocionais que eles proporcionam. Com isso em mente, desenvolvedores da área empresarial produziram ferramentas que gamificam a produtividade no ambiente de trabalho e que vamos usar de exemplo para o nosso artigo: 

  • Feedz: o Feedz é uma plataforma de gestão de pessoas que usa da gamificação para promover o reconhecimento, feedback e o clima organizacional. A ferramenta permite que os colaboradores acumulem pontos, troféus e medalhas por meio de suas conquistas. Os pontos podem ser trocados por cursos, livros e viagens;
  • Trello: o Trello é uma ferramenta famosa de gestão de projetos gamificada para gerar produtividade entre os colaboradores. Os usuários criam quadros, listas e cartões para a organização de tarefas e fluxo de trabalho;
  • Habitica: essa ferramenta permite que seus usuários criem um personagem que progride conforme completa tarefas, hábitos e metas da realidade em formato de jogo. Para o engajamento, os jogadores podem experienciar guildas, missões, batalhas com seus amigos e ganhar recompensas por isso.

A gamificação corporativa é um caminho lúdico que pode oferecer vantagens para toda a estrutura de uma empresa, estimulando a competitividade dos funcionários em busca de um objetivo em comum que é atingir ótimos resultados.

Na Gamefic você encontra profissionais na área dispostos a implementar todas as vertentes da gamificação para dentro da sua empresa, alavancando seus resultados, engajamento e bem-estar entre seus colaboradores. Acesse a plataforma e não deixe conferir a melhor estratégia de gamificação para a sua empresa agora mesmo! 

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts