Como um canal de denúncias pode ajudar em casos de assédio moral?

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam hoje é o assédio moral no ambiente de trabalho. As consequências podem ser devastadoras como afastamentos, queda de produtividade, ambiente de trabalho tóxico, chegando até a processos na justiça.

Uma boa forma de prevenir e tratar casos de assédio moral é através de um canal de denúncias interno, um meio seguro para que as vítimas possam denunciar tendo certeza de que a empresa investigará de forma isenta e tomará providências para que a situação não continue acontecendo.

Como um canal de denúncias pode ajudar em casos de assédio moral?
Como um canal de denúncias pode ajudar em casos de assédio moral?

O que é assédio moral?

Quando existem condutas repetidas dentro de uma organização, por meio de palavras, gestos, materiais escritos (chats, e-mails, redes sociais), comportamentos ou atos que sejam nocivos à integridade física ou psicológica, dignidade ou personalidade de outra pessoa, é o que podemos chamar de assédio moral.

Esse tipo de comportamento nocivo prejudica o ambiente de trabalho e pode causar danos desagradáveis a quem sofre, como, por exemplo, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e síndrome de burnout. 

Exemplos de assédio moral no trabalho

Contestar ou criticar injustamente o trabalho de uma pessoa, gritar e/ou ofender, ameaças de demissão, ameaças à integridade física, espalhar boatos falando de um colega de forma ofensiva ou ignorar sua presença são atitudes que normalmente se configuram em assédio moral caso sejam praticadas de forma reiterada e prolongada. 

Alguns comportamentos podem até ser vistos como normais em um ambiente de pressão e responsabilidade como, por exemplo, num ambiente de vendas. Mas quando ultrapassa limites de ética e boas práticas, passa a prejudicar a vítima.

A importância do canal de denúncias

Quem sofre assédio moral tem receio de denunciar com medo de ser prejudicado, perder o emprego ou ser ridicularizado, por exemplo. Um canal de denúncias interno pode facilitar com que esses casos cheguem ao conhecimento da empresa, que terá ferramentas para investigar e punir os responsáveis.

Um canal de denúncias ajudará a criar uma cultura saudável dentro da empresa, sendo um espaço seguro para que os funcionários saibam que a empresa se preocupa com o bem-estar do ambiente de trabalho, além de intimidar os assediadores.

Benefícios para as empresas

O canal de denúncias dá à empresa a oportunidade de agir antes que a situação chegue a um ponto mais grave. Além de estimular o envio de relatos, simplifica a apuração, reduz o tempo de ação e cria uma cultura que ajudará a empresa a agir com casos futuros.

Instaurando um canal para relatos de abusos como o assédio moral, a organização demonstrará que agiu para corrigir os desvios internamente, em caso de processos judiciais, por exemplo. 

Como funciona um canal de denúncias?

Um canal de denúncias é composto por um comitê, responsável por receber relatos, garantir a investigação imparcial e confidencial, recomendar ações, monitorar os resultados e relatar à administração da empresa. Este comitê precisa ter um representante do RH, um do jurídico, um especialista em compliance e um membro independente de outra área.

Complementando o canal, é preciso escolher uma plataforma tecnológica para facilitar o acesso ao canal. Outra medida fundamental é comunicar a toda empresa e treinar os líderes sobre como utilizar a ferramenta e como funciona o canal de denúncias.

Orientação para vítimas de assédio moral

Primeiramente confronte o agressor de maneira tranquila, deixando claro que a postura dele está te incomodando. Procure sua liderança e relate o acontecido. Caso a situação não se resolva, realize a denúncia nos canais internos da empresa.

Se mesmo assim, após algum tempo, nada for feito, pode ser o momento de procurar por ajuda no Ministério do Trabalho, sindicato, ou aconselhamento legal através de um advogado. Em casos mais graves que coloquem em perigo sua integridade física, você pode até procurar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência.

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