Wood Frame: uma solução para a crise habitacional

O Wood Frame, também conhecido como construção em madeira, é um método construtivo que utiliza a madeira como material principal para a estrutura de uma edificação, uma técnica muito usada na construção de casas nos Estados Unidos. 

Neste método, as paredes são formadas por estruturas de madeira, que são revestidas com placas de cimento, gesso ou outros materiais. Diferente do que acontece, normalmente, no Brasil, onde as paredes de uma casa são construídas com materiais como: 

  • Tijolos;
  • Blocos de concreto;
  • Painéis pré-fabricados;
  • Gesso acartonado. 

A origem da ideia de construir com madeira está relacionada à busca por soluções mais eficientes e sustentáveis na construção de edificações. A madeira é um material renovável, de baixo impacto ambiental, que possui boa resistência mecânica e isolamento térmico e acústico. 

Além disso, a construção em madeira tem um tempo de construção mais rápido, reduzindo os custos de mão de obra e permitindo uma maior agilidade na execução da obra. Claro que a pessoa pode, depois, comprar uma tinta emborrachada para passar, se assim desejar. 

O fato é que, com o avanço da tecnologia e a preocupação crescente com a sustentabilidade, a construção em madeira vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo, inclusive em prédios mais altos, como arranha-céus e edifícios comerciais.

O termo Wood Frame tem sido cada vez mais comentado ao redor do mundo, inclusive como uma forte solução para a crise habitacional que aflige diversas regiões ao redor do mundo, e hoje iremos conhecer mais sobre essa ideia e como ela pode ajudar a resolver esse problema. 

Entenda como o Wood Frame pode ajudar na crise habitacional 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que quando falamos de uma crise habitacional, estamos falando de um problema global que afeta muitos países ao redor do mundo e se caracteriza pela falta de habitação acessível e adequada para a população.

Tal cenário acaba aumentando a pobreza e falta de estrutura para tantas pessoas, problemas que são constantemente discutidos por Empresas de Terraplenagem e outras que desejam ajudar a melhorar essa situação e oferecer qualidade de vida para as pessoas. 

Em algumas regiões do mundo, como em países africanos e asiáticos, a crise habitacional é resultado do crescimento populacional acelerado, a urbanização desordenada e a falta de planejamento urbano. 

Em outros lugares, como em países europeus e nos Estados Unidos, a crise habitacional é agravada pela especulação imobiliária, o aumento dos preços dos imóveis e a gentrificação, que resulta na expulsão dos moradores de baixa renda das áreas urbanas.

Tendo isso em vista, o wood frame entra neste meio como uma técnica que tem se mostrado uma solução eficaz para a crise habitacional em diversas regiões do mundo, ajudando milhares de pessoas a terem um lar e o mínimo de estrutura para viver bem. 

O wood frame é uma opção mais barata em comparação com outras técnicas construtivas, pode ser usada para construir a porta de segurança até os móveis da casa. Isso torna possível a construção de habitações acessíveis a um público maior, incluindo famílias de baixa renda.

A construção em madeira é mais rápida do que outras técnicas construtivas. A produção em massa de componentes de madeira pré-fabricados permite a construção de edifícios em um tempo muito mais curto do que seria necessário com a construção tradicional.

Além disso, a madeira é considerada uma técnica construtiva sustentável, uma vez que se trata de um material renovável e biodegradável. E ainda, a produção de componentes de madeira para construção consome menos energia e emite menos gases do que outros materiais.

O wood frame também permite uma grande variedade de designs arquitetônicos e pode ser facilmente adaptado para atender às necessidades e preferências individuais dos moradores, fazendo com que a construção, além de boa, seja muito bonita e a sua cara.

Claro que, em outros cenários, como na parte interna da casa, uma Bancada em aço inox pode ser a melhor opção, mas quando falamos da área extrema e da construção da estrutura do imóvel, não há como negar que o wood frame tem sido uma das melhores opções dos últimos tempos. 

Por todas essas razões, a construção em madeira tem se tornado uma solução popular para a crise habitacional em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas urbanas onde o espaço é limitado e os custos de construção são altos.

Estratégias para implementar essa técnica em larga escala

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que é o wood frame e como ele pode ajudar a solucionar o problema de crise habitacional que acontece em diversos lugares do mundo, chegou o momento de entender como implementar tal ideia em larga escala dentro do mercado. 

Países como o Brasil ainda não possuem uma grande escala dessa técnica, isso devido ao clima quente do país, que acaba interferindo na qualidade da madeira, mas também por diversas outras razões. Por isso, selecionamos algumas estratégias que podem ajudar com isso, confira: 

Capacitação de profissionais especializados

É necessário treinar e capacitar profissionais especializados na técnica construtiva do Wood Frame, desde arquitetos e engenheiros até carpinteiros e pedreiros, assim como se treina profissionais para aprenderem a usar o novo sistema ves da empresa. 

Isso inclui cursos de formação, programas de certificação e treinamentos específicos para as técnicas construtivas envolvidas, o incentivo de empresas do ramo de construção faz toda a diferença para que os profissionais busquem por essa capacitação. 

Disponibilidade de materiais de qualidade

Para implementar o Wood Frame em larga escala, também é fundamental que haja disponibilidade de materiais de qualidade, como madeira tratada, painéis de OSB (painel composto de lascas de madeira orientadas) e outros materiais de construção específicos. 

Imagine que uma boleira não consegue fazer nada se não tiver seus ingredientes, da mesma maneira funciona a implementação do wood frame, a indústria da construção civil precisa estar preparada para fornecer esses materiais em grande escala.

Incentivo fiscal para a construção de edifícios com essa técnica

Além disso, uma maneira de incentivar a adoção do Wood Frame é através de políticas de incentivo fiscal, como a redução de impostos e taxas para edifícios construídos com essa técnica, assim como existe para serviços de instalação de fios e cabos elétricos

Pode ser uma estratégia simples, mas isso pode estimular investimentos na construção de empreendimentos com essa técnica construtiva e fazer com que a economia gire ainda mais no país, ajudando pessoas a construírem boas casas por um preço justo.

Criação de normas técnicas e regulamentações específicas 

E é claro que, para garantir a segurança e a qualidade das construções em Wood Frame, é muito importante a criação de normas técnicas e regulamentações específicas que fiscalizam esse processo, assim como oficializa muitos outros que já existem no mercado. 

Isso pode incluir a elaboração de diretrizes e padrões de construção, bem como a realização de testes de resistência e durabilidade dos materiais utilizados, assim, a técnica poderá ser usada com segurança e com a certeza de que é eficiente.  

Essas são apenas algumas de diversas outras estratégias que estão disponíveis no mercado e que podem ajudar nesse processo, pois assim como contar com bons Tapetes personalizados, a wood frame pode fazer toda a diferença em uma casa e na sociedade. 

Dicas para a execução de projetos Wood Frame em grande escala 

Para finalizar, não poderíamos deixar de dar algumas dicas para a boa execução dos projetos wood frame, que se diferem dos projetos convencionais que vemos nos dias atuais. Confira abaixo as que selecionamos para você: 

Planejamento detalhado

Primeiro de tudo, um planejamento detalhado é fundamental para a execução de projetos Wood Frame em grande escala. Isso inclui a definição clara do escopo do projeto, a elaboração de um cronograma de atividades e a identificação dos recursos necessários.

O planejamento detalhado de todo esse processo, permite que toda a equipe de profissionais envolvidos, como arquitetos, engenheiros e pedreiros, tenha uma visão geral do projeto e possa tomar decisões mais assertivas.

Gestão eficiente de recursos 

A gestão eficiente de recursos é outra dica importante para a execução de projetos Wood Frame em grande escala, assim como é quando falamos do processo de Instalação de cerca elétrica em uma casa, pois é o que garante o seu sucesso. 

Esse fator inclui a gestão dos materiais de construção, dos equipamentos e da mão de obra envolvida no projeto. A adoção de técnicas de gestão de estoque e de monitoramento de custos pode ajudar a garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

Adoção de medidas de segurança e sustentabilidade

Por último, mas longe de ser menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre a sustentabilidade, que é um aspecto cada vez mais importante em projetos de construção, e com o Wood Frame não é diferente. 

Por isso, é muito importante adotar medidas para reduzir o impacto ambiental da construção, como a utilização de materiais sustentáveis, a gestão eficiente dos resíduos e a adoção de técnicas construtivas que reduzam o consumo de energia.

Seguindo essas dicas, é possível executar projetos Wood Frame em grande escala com eficiência e segurança, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar, além de contribuir para a sustentabilidade do setor da construção civil.

Considerações finais 

Dessa forma, verá que trabalhar com conceitos inovadores do mercado, tal qual o wood frame, é muito mais do que apenas estar por dentro das novidades do mercado, mas saber como ajudar outras pessoas e fazer um bom trabalho. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts