Vale a pena investir em imóveis na praia?

A conquista da casa própria é um desejo comum entre milhares de brasileiros porque aponta para maior estabilidade financeira e a sensação de realização de um sonho. Além disso, é de interesse da população adquirir um imóvel na praia.

Investir em imóveis é uma tendência presente desde o início da civilização, tendo em vista que tal prática está relacionada diretamente com poder aquisitivo e segurança financeira.

No entanto, não basta apenas ter orçamento para efetuar a compra, é crucial que os indivíduos estejam atentos para a necessidade de reparos básicos. 

Os serviços de manutenção são essenciais, promovendo a preservação de imóveis.

As instalações elétrica e hidráulica devem receber atenção especial, considerando os impactos que surtem na estrutura e convivência de ambientes. A recomendação dos especialistas é a utilização de materiais de qualidade, como conexão T PVC

Seja nas grandes cidades ou em regiões litorâneas, os materiais que compõem a estrutura e acabamento de imóveis precisam ser resistentes, evitando nesse sentido gastos desnecessários com manutenção.

Outro ponto importante, é a atenção que precisa ser direcionada no momento de aquisição de imóveis. 

No mercado brasileiro, há uma série de normas e regulamentações exigidas tanto para o proprietário quanto para o comprador.

Neste cenário, pode-se afirmar que para a aquisição e manutenção de imóveis exitosa, é válido contar com um planejamento minucioso, contemplando inclusive com contatos fáceis de lojas de material de construção próximo

Casa na praia: um sonho em comum entre os brasileiros

A aquisição de uma casa na praia é o sonho de diversas pessoas, considerando a facilidade no acesso à vida boêmia que esse fator gera na vida dos indivíduos.

Conforme observado entre os colaboradores de uma empresa, ter um ambiente fixo para receber amigos e familiares na beira do mar é um desejo unânime. Todavia, tal realização pode estar distante por forças maiores.

A saúde financeira pode retardar o atingimento de objetivos pessoais, principalmente a respeito da compra de imóveis.

Isso porque a primeira compra da casa própria por si só, já é algo desafiador, afinal, além do investimento para a compra e a regularização de documentos, é crucial direcionar valores para serviços de manutenção e reparo.

Quando a pauta é administração de imóveis, é imprescindível destacar a possibilidade de acontecerem imprevistos. 

Por isso, serviços como impermeabilização de telhado de amianto podem ser contratados de prontidão para solução rápida.

Assim, algumas dicas podem facilitar as pessoas a controlarem melhor suas finanças com a intenção de viabilizar a realização de ter uma casa no litoral. 

Os gastos para regularização de documentos precisam ser considerados também, entre eles:

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Registro de Compra em Cartório;
  • Escritura ou contrato do financiamento;
  • Pagamento de despachantes.

Estes são alguns dos gastos previstos a serem considerados no momento de elaborar um planejamento financeiro para tornar o sonho tangível. 

Mas, sabendo da dificuldade regularmente comentada entre a população geral, os especialistas reúnem dicas para auxiliar as pessoas a conseguirem tornar o sonho uma realidade.

Como comprar uma casa na praia?

A compra de um imóvel ocupa espaço de notória relevância na vida de um indivíduo bem como no cotidiano de familiares e amigos próximos. 

Tão importante quanto focar na decoração do ambiente com o intuito de torná-lo semelhante com as características dos moradores com a instalação de persiana romana branca, é preciso estar atento para a localidade e vizinhança. 

Cabe destacar que no momento prévio à aquisição de imóveis, as famílias e amigos devem decidir a funcionalidade daquele ambiente.

Isto é, determinar se o local será comprado para a mudança imediata, descanso nos finais de semana ou ainda mesmo como complemento de renda com a disponibilização para locação durante finais de semana e temporadas.

Os propósitos precisam estar muito bem alinhados com as características dos imóveis listados para visita e intenção de compra, porque a rotina do novo proprietário e de sua família será afetada diretamente.

Em contrapartida, o conhecimento da população em geral acerca do mercado imobiliário é deficitário, já que este é um ramo extremamente específico que exige vivência e conhecimento técnico, algo exclusivo de quem atua na área.

Portanto, tal como a instalação de divisória de drywall para quarto requer o apoio profissional para garantia de segurança, a compra de imóveis deve ser feita com o respaldo de corretores imobiliários e a aplicação das dicas de especialistas.

  1. Analise as alternativas de aquisição

Este é o primeiro ponto abordado por especialistas no mercado imobiliário e que deve ser observado em qualquer etapa de compra de imóvel, seja na primeira casa comprada ou mesmo na realização do sonho em ter um local fixo no litoral.

A região litorânea brasileira é bastante povoada, inclusive em determinadas localidades podem ser encontrados aspectos de luxo, como consequência da supervalorização dos imóveis e do litoral.

O ramo imobiliário a nível mundial sofre com os impactos de contextos macroeconômicos e sociais, tendo em vista que essas esferas podem diminuir ou aumentar o poder de compra dos consumidores.

Como forma de manter o segmento de casa e construção em constante crescimento, os principais agentes de mercado proporcionam diversas modalidades de negócio e pagamentos para que as transações continuem a acontecer.

Mesmo uma consultoria de arquitetura e reforma, como alternativa para driblar as oscilações econômicas, disponibilizou para os clientes diferentes formas de pagamento para projetos com madeira aparelhada

A compra de imóveis que não é a tarefa mais simples do mundo, também foi agregada com soluções assertivas em prol do bom andamento dos negócios.

Atualmente o consumidor pode priorizar a forma de pagamento mais acessível e que se ajuste com o orçamento destinado. 

O consórcio é uma opção recomendada para pessoas que não tem grandes orçamentos conseguirem realizar o sonho pessoal.

Isso porque nessa modalidade de pagamento, o indivíduo pode fazer o pagamento do bem adquirido de forma parcelada, sem a incidência de juros como está presente em financiamentos. 

  1. Defina as suas preferências

Embora o desejo de adquirir um imóvel seja comum e altamente fomentado entre as pessoas no modo geral, este sonho se não for planejado adequadamente pode se tornar um grande pesadelo.

Questões como a localização e vizinhança refletem no dinamismo da vida dos moradores, incluindo impactos como segurança, integridade, saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A região litorânea brasileira é extremamente extensa e as cidades, municípios e bairros foram projetados para atender as mais variadas preferências pessoais de moradores.

Além disso, o mar também deve ser analisado no momento de decisão de compra. Existem variedades de praias, que atendem gostos de pessoas adeptas ao surf, à vida boêmia e mesmo para quem prefere dias e noites mais calmas.

Para criar uma lista de imóveis a serem visitados, o indivíduo deve fazer um mapeamento das características da praia em que o imóvel está inserido, bem como detalhar aquilo que está no entorno da nova casa.

Este mapeamento traz visibilidade sobre gastos com transporte, mas auxilia na preparação de equipamentos de segurança e reparo, como a instalação de caixa de passagem elétrica externa.

A pesquisa sobre localidade e vizinhança pode ser efetuada de maneira autônoma, quando o proprietário em potencial utiliza os mecanismos de busca para obter informação. Mas, é válido dispor do auxílio de corretores imobiliários locais para maior assertividade.

  1. Considere os gastos com manutenção

Sabendo que a compra de um imóvel deve ser vista como um investimento de médio e longo prazo na vida dos indivíduos, é essencial que métodos de preservação sejam planejados para evitar prejuízos.

Ao lidar com imóveis, é preciso que as pessoas tenham em mente a possibilidade de acontecerem imprevistos em termos de reparos de emergência. 

Os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, mas o ideal é ter sempre um dinheiro extra para efetuar a manutenção no bloco ceramico vazado, instalações elétrica e hidráulica ou demais ambientes que impactam a qualidade e estrutura do imóvel.

Por isso, para a tomada de decisão de compra, é indispensável uma análise das finanças que determine a possibilidade de arcar com o financiamento ou demais modalidades de parcelas, bem como gastos adicionais que podem surgir com o tempo. 

Considerações finais

Sendo assim, a compra e venda de imóveis é uma transação comercial que acontece desde as primeiras civilizações e compõe o conceito de propriedade privada. 

Ao longo dos anos, foram implementados órgãos reguladores para impedir o avanço do mercado informal e ilegal.

Contudo, a aquisição de um imóvel na região litorânea no Brasil é uma realização atrativa até mesmo na perspectiva de estrangeiros, afinal o litoral do país é rico em diversidade e cultura, valorizando ainda mais as casas. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze − quatro =