Turnover: como calcular? 

Um dos setores mais importantes de uma empresa é a área de Recursos Humanos, responsável pelo cálculo da taxa de Turnover. Essa métrica também é indicada para que a organização identifique o desempenho dos funcionários em um determinado período.  

O capital humano é o maior bem de uma empresa, e, para que os negócios prosperem sem serem prejudicados, o número de desligamentos e contratação de colaboradores precisam ser calculados, mesmo porque os gastos com isso sempre são muito elevados. 

Isso significa que quanto maior for o tempo de estabilidade de uma enfermeira para cuidar de idoso dentro do hospital, por exemplo, mais a instituição tem condições de voltar recursos para treinamento e capacitação sem se preocupar com possíveis substituições.  

A alta rotatividade de funcionários dentro de uma empresa não é algo visto com bons olhos e pode denegrir a imagem da mesma no segmento em que atua, além de provar que algo não tem andado bem internamente, gerando a frequência de demissões e contratações.  

Com o cálculo da taxa de turnover, o percentual deste índice torna as ações do RH mais assertivas e congruentes com a seleção de pessoas que lidam com desmontagem de móveis planejados que uma loja está em busca.  

Portanto, não se trata apenas de acertar de forma positiva na qualificação, mas fazer com que ela (a loja) obtenha uma melhor representatividade no mercado, fazendo com que seja mais procurada para quem está procurando uma nova oportunidade de trabalho.  

O que significa turnover? 

Trata-se do cálculo do percentual com relação à quantidade de desligamentos e entradas de novos colaboradores no quadro de funcionários feito nos últimos 12 meses e que vai estabelecer se ele aumentou ou diminuiu. 

Com o cálculo dessa métrica é possível medir a qualidade dos trabalhos da área de Recursos Humano, no sentido de identificar se os processos de contratação de funcionários para trabalharem com fechamento de varanda com vidro temperado são qualitativos.  

As métricas do turnover também identificam como está sendo a cultura empresarial e se ela tem fornecido condições adequadas para a seleção de novas pessoas, porque nem sempre a empresa oferece condições suficientes, gerando muitos desligamentos e contratações.  

Portanto, quando essa taxa aumenta os custos passam a ser muito grandes e esse fator desequilibra financeiramente uma empresa que trabalha no segmento de papel descartável, impedindo-a de realizar novos investimentos internos e externos.  

O termo turnover é de origem inglesa e, adaptando-o ao ambiente empresarial, é traduzido para o português como rotatividade, que pode acontecer nos diversos departamentos de uma empresa, como o setor comercial, financeiro ou de TI.  

Quais são os tipos de turnover? 

Antes de estabelece-los é necessário pontuar que os desligamentos, assim como as contratações podem estar ligados ao salário, fornecimento de benefícios e a própria localização geográfica da empresa. Existem 4 tipos de turnover: 

  • Voluntário; 
  • Involuntário; 
  • Funcional; 
  • Disfuncional. 

No turnover voluntário é o próprio colaborador que decide sair da organização e encerrar o vínculo empregatício e, nesse sentido, esse desligamento pode estar vinculado ao ambiente organizacional ou na forma inadequada no processo de conservação de talentos.  

O turnover involuntário ocorre através da empresa, e nem sempre é estabelecido uma justa causa quando o trabalhador de lida com a colocação de película de vidro para janela residencial é dispensado, mas com base em uma análise na produtividade do mesmo. 

O turnover dos funcionários acarreta despesas extras à empresa nos processos de rescisões contratuais e, quando a taxa aumenta, pode significar que o sistema de recrutamento e seleção não está adequado. 

Já o turnover funcional ocorre quando o funcionário não está feliz no desempenho do trabalho de salgados fritos para entrega e solicita o desligamento do delivery, pois considera que a performance não está de acordo com o que pretendia no início.  

Como a tomada de decisão é por parte do funcionário e não da empresa, torna-se um fator positivo para a organização, porque ela não vai arcar com as verbas trabalhistas rescisórias do contrato de trabalho e ainda vai em busca de um colaborador mais alinhado à função.  

O turnover disfuncional não está ligado ao bom desempenho do colaborador, tampouco na adequação do perfil para a função de instalador de piso vinílico click 5mm. O funcionário simplesmente corta o vínculo com a empresa. 

Nesse contexto anterior, ainda que o departamento de RH tente saber os motivos que levaram a esse desligamento voluntário é frequente respostas como “problemas de saúde na família”. 

Para a empresa acaba sendo benéfico pois ela não precisa arcar com as despesas trabalhistas. Afinal, a decisão não partiu dela e sim do funcionário e a desvantagem é que ela pode estar perdendo um grande talento, difícil de encontrar no mercado de trabalho. 

Quando esse tipo de turnover ocorre, os gestores de uma loja de carenagem para quadriciclo precisam avaliar como está sendo a retenção de talentos e investir em melhorias, como capacitação profissional, treinos ou cursos de especialização.  

Os desligamentos ou contratações são causados por vários motivos e eles devem ser considerados no momento do cálculo da taxa de turnover, tais como alguns apontados abaixo:   

  • Recebimento de uma proposta salarial maior de outra empresa; 
  • Infelicidade do funcionário no ambiente de trabalho com muitas fofocas; 
  • Má gestão administrativa; 
  • Baixa produtividade do funcionário; 
  • Ausência de um plano de carreira interno; 
  • Inadequação do funcionário na cultura organizacional; 
  • Quebra do contrato de trabalho; 
  • Comportamento antiético do colaborador; 
  • Dificuldades financeiras por parte da empresa. 

Essas causas que levam ao desligamento dos funcionários acabam elevando a taxa de turnover e existem outras como a falta de clareza nas informações da vaga oferecida, a má qualidade nos processos seletivos como também o desvio das funções estabelecidas. 

Um ambiente hostil e pouco harmonioso também é fator preponderante e incide diretamente no cálculo da rotatividade. 

Nesse sentido, a empresa tem a responsabilidade de criar um clima organizacional positivo, leve e colaborativo, para não impactar negativamente o desempenho individual e coletivo, pois isso causa desmotivação no ponto de vista dos funcionários.  

Se a empresa estiver enfrentando problemas de, abaixo seguem algumas dicas para calcular a taxa para reverter a situação e evitar riscos de aumento na taxa de rotatividade de funcionários tais como: 

  • Contratar as pessoas adequadas desde o início da seleção; 
  • Criar uma política de benefícios atraente; 
  • Proporcionar um local de trabalho adequado; 
  • Elogiar os funcionários quando são realizados bons trabalhos; 
  • Manter a motivação dos colaboradores; 
  • Instituir um plano de carreira interno; 
  • Incentivar a liderança nos trabalhos junto aos funcionários; 
  • Investir em treinamentos; 
  • Proporcionar uma jornada de trabalho flexível. 

O processo de recrutamento e seleção deve ser conduzido da melhor forma possível, desde o início, porque dessa forma as pessoas mais adequadas para os cargos serão contratadas a fim de que elas se adequem perfeitamente à cultura organizacional.  

É essencial no processo de seleção avaliar adequadamente o candidato, não apenas os aspectos técnicos e formação, mas também aplicando testes comportamentais, que ajudam a contratação a ser mais eficiente. 

Quando uma boa política de benefícios é oferecida, ela consegue atrair mais candidatos e isso os mantém motivados por muito tempo dentro da empresa. Acaba sendo uma forma de retenção de talentos e um diferencial entre a concorrência.  

Proporcionar um ambiente agradável deve ser prioridade, porque ninguém consegue ficar em um emprego onde não existe cooperação e respeito ao trabalho de cada um. A rotina do dia a dia já tende a ser estressante e se isso não existir, é fator de muita desmotivação.  

Todo colaborador se sente orgulhoso ao ser elogiado diante de um trabalho bem feito e que contribuiu para o crescimento do negócio. 

A empresa pode enviar e-mails parabenizando-o pelos bons resultados, reconhecendo a proatividade e a agilidade na solução de problemas. 

Essa estratégia também pode ser voltada para a liderança, fortalecendo a vontade de continuar na organização e ainda é importante que os encontros fora do trabalho ocorram, como churrasco no final de semana, promovendo maior união entre todos.  

Plano de carreira, treinamentos e uma jornada de trabalho flexível são ações que refletem no cálculo da taxa de turnover, fazendo-a diminuir e são muito mais vantajosas, porque evitam que os funcionários pensem em se desligar da empresa. 

Considerações finais 

O cálculo da taxa de turnover deve ser realizado no período de 12 meses, para que a empresa possa identificar as causas que estão levando os funcionários a saírem do emprego, assim como criar melhorias para que o RH atue da melhor forma possível. 

Os talentos circulam pelo mercado de trabalho, e, se forem aplicadas ações estratégicas, a empresa pode contratá-los e retê-los por muito tempo fazendo com que os negócios evoluam de forma expressiva e beneficiem financeiramente a organização.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts