Saiba como utilizar as redes sociais para divulgar seu consultório

Todo negócio que deseja atrair clientes e se relacionar com o público de forma adequada e humanizada deve estar presente nas redes sociais, para acesso de empresas e usuários regulares. 

Os consultórios médicos também precisam manter perfis ativos nessas plataformas, pois assim podem estabelecer um canal, ou mais, de comunicação com os clientes, seguindo o bom senso e a ética profissional.

Dessa forma, é preciso saber por onde começar, qual caminho seguir, e como isso pode impactar o negócio, proporcionando diversos benefícios e conhecimentos para quem tem interesse nos serviços médicos e hospitalares, além dos profissionais que atuam no setor. 

As redes sociais para profissionais da saúde

O uso de diferentes plataformas voltadas para as redes sociais é mais do que apenas interação social. Trata-se de uma oportunidade de se apresentar de forma profissional e uma avaliação patrimonial condizente com a forma de atendimento aos pacientes. 

Além de proporcionar conexões pessoais para a era digital, plataformas de rede social como Facebook e Twitter oferecem possibilidades interessantes para a prática que um profissional da área da saúde é especialista.

As plataformas de rede social oferecem dois benefícios principais que estão faltando nas técnicas tradicionais de marketing: elas permitem ampla exposição e fornecem uma via de mão dupla para se conectar com os pacientes. 

Aumento de credibilidade junto ao público

O profissional pode aumentar a credibilidade usando as redes sociais de várias maneiras diferentes. 

Inclusive, a primeira ação que pode-se considerar nesse contexto, agregando valor a ambos, é oferecer aos pacientes a oportunidade de deixar comentários online, assim como ocorre com serviço de contabilidade preço

Isso porque os consumidores envolvidos em plataformas digitais usam avaliações e comentários online para embasar escolhas sobre produtos e serviços diversos, verificando a satisfação de clientes anteriores, seja de oficinas mecânicas ou hospitais. 

Assim, quando os clientes em potencial observam comentários positivos nas redes sociais, eles se mostram mais dispostos a confiar a própria saúde ao profissional referenciado. 

Outra maneira pela qual a rede social aumenta a credibilidade é permitir que os clientes em potencial avaliem visualmente o profissional, a prática em que atuam e, até mesmo, a própria rede social. 

De uma maneira ou de outra, os seres humanos são aprendizes altamente visuais que formulam muitas opiniões subconscientemente com base no que enxergam. 

Apresentações no campo digital atraem pacientes

Quando um médico oferece aos clientes potenciais campanhas de rede social bem organizadas e informativas, eles o associam à competência e ao profissionalismo, assim como pode ser feito por uma administradora de condomínios residenciais e empresariais.

Além disso, ao oferecer imagens das instalações que mostram um ambiente limpo e bem administrado, o profissional estará criando uma primeira impressão positiva da marca, demonstrando o cuidado com os pacientes e a preocupação com os espaços, humanizando o local e inserindo os pacientes no local, mesmo que a partir da tela de um celular.

Inclusive, uma das maneiras mais empolgantes de criar credibilidade nas redes sociais é se envolver com tópicos de tendências e fornecer insights a partir da especialidade e autoridade dos profissionais que atuam no consultório.

Ou seja, os médicos podem se tornar figuras de autoridade no campo em que atuam usando as redes sociais para compartilhar os materiais, fortalecendo o consultório e a própria imagem como profissionais a partir de:

  • Artigos valiosos;
  • Críticas construtivas;
  • Estudos inovadores;
  • Opiniões profissionais. 

Dessa maneira, torna-se mais fácil atrair seguidores em diferentes plataformas, fornecendo conteúdo de alta qualidade, a partir do momento que as pessoas se mostram preocupadas com a saúde e consideram o conteúdo apresentado de alta valia.

Posteriormente, esses curiosos podem se tornar leads e potenciais pacientes, ampliando o valor da clínica.

Selecione as redes certas para a prática médica

Os prestadores de serviços de saúde costumam usar o LinkedIn para fins profissionais. 

No entanto, o Twitter e o Facebook também têm um grande envolvimento médico e de pessoas interessadas no segmento. Mais ainda, nos últimos anos, o conteúdo médico no Instagram cresceu de forma considerável. 

Assim, identificar onde está o público que se deseja comunicar e em quais canais a especialidade melhor se desenvolve é fundamental para a qualidade das ações de comunicação.

Isso significa que escolher as melhores redes depende, essencialmente, de quem o profissional deseja alcançar, quais informações deseja coletar e os tipos de mensagens que deseja transmitir.

Geralmente, o LinkedIn é uma plataforma para se conectar com colegas, enquanto o Facebook tem como finalidade implantar anúncios direcionados a dados demográficos específicos de pacientes aos quais se está entrando em contato. 

Já o Instagram tende ser melhor para se conectar com os pacientes, podendo até mesmo utilizar fotos de câmara fria valor para mostrar as instalações, enquanto o Twitter traz benefícios tanto para o público profissional quanto para o público geral.

Desenvolva uma estratégia para redes sociais

Uma das atividades mais difíceis que organizações e profissionais reconhecem é a necessidade de consistência de longo prazo, quando se trata do uso das redes sociais. 

Os resultados levam tempo, por isso é importante ter uma equipe dedicada ao gerenciamento de conteúdo social de forma regular e com um cronograma de longo prazo.

A análise do sucesso também precisa ser contínua, o que leva ao estabelecimento de objetivos claros. 

Por exemplo, é preciso especificar que os profissionais usem a rede social e reforçar a importância disso. Pode ser para atrair novos clientes, aumentar a satisfação do paciente, promover a saúde da comunidade, educar seus pacientes, entre outros motivos. 

É provável que o profissional, ou a equipe de marketing digital, tenha vários objetivos, dessa maneira, pode ser necessário desenvolver diferentes estratégias em conjunto, especificando o calendário para cada ação, até mesmo para a contabilidade fiscal, de modo a mensurar o custo previsto para as ações e trazer impactos em todos os setores.

Assim é possível rastrear táticas específicas que afetam cada um desses objetivos para que as estratégias sejam otimizadas.

Benefícios de redes sociais para sociedade médica

Os benefícios do uso das redes sociais, quando voltados para as práticas médicas, estão se tornando cada vez mais claros, o que torna a pressão ainda maior para se envolver nessas plataformas.

À medida que as práticas médicas se tornam mais sofisticadas no uso das redes sociais para compartilhamento de conhecimento, marketing e outras formas de comunicação, aqueles que não participam ficam para trás. 

Assim, as dicas de rede social para práticas médicas podem ajudar a dar início em um planejamento de marketing digital e a disponibilidade de recurso financeiro junto ao escritório de contabilidade em SP para promover o consultório.

  1. Demonstra compromisso com pacientes

Uma das principais razões para se envolver com a rede social é que é uma maneira de demonstrar compromisso com os pacientes. 

Isso porque agora essas pessoas esperam altos níveis de serviço em relação aos profissionais de saúde, assim como em outros setores, demandando conteúdos e interações.

Da mesma forma que ocorre com provedores de serviços em muitos outros setores, como empresas que desenvolvem projeto energia solar preço, a área da saúde também envolve as pessoas digitalmente por meio de redes sociais, e-mail e outros canais de comunicação, sendo o digital uma norma para alcançá-los e interagir com a audiência.

Como resultado, os pacientes agora classificam a facilidade de acesso à internet como um fator preponderante na qualidade dos cuidados de saúde que recebem e ao considerar com quem irão se consultar.

Pacientes de todas as idades também relatam, por vezes, preferir a comunicação digital a outros meios de comunicação.

As práticas médicas mostram aos pacientes que os profissionais se preocupam com eles, honrando as preferências de comunicação. 

Dado o impulso para a comunicação digital em outros setores, ficar fora das redes sociais pode dar a impressão de estar atrasado. 

A comunicação e o acesso aos cuidados médicos estão entre os principais problemas que afetam a satisfação de um paciente. 

Estabelecer uma presença ativa na rede social, em conjunto com a manutenção de um blog e um site empresarial, manter um canal de comunicação sempre ativo e uma fonte de informações confiáveis ​​para complementar o atendimento presencial, em se tratando de uma clínica especializada, é fundamental e se dá a partir dessas plataformas.

Isso pode aumentar a satisfação do paciente, o que também ajuda a melhorar as classificações médicas online.

  1. Permite a divulgação baseada no mérito

Já se foram os dias em que os anúncios que envolviam listar as qualificações eram suficientes para convencer os pacientes a fazer uma visita médica ou um check up da saúde pessoal.

Agora os pacientes pesquisam médicos por meio de sites de classificação online, redes sociais e pesquisas nas plataformas de busca. 

Isso significa que, ao fornecer informações úteis, artigos e dicas por meio de redes sociais e blogs, a presença digital se torna extremamente importante e possibilita o alcance dessas pessoas.

Para ser visto como uma autoridade na área em que atua, o profissional precisa demonstrar, mesmo que seja a partir de uma sala comercial compartilhada, a credibilidade e comprometimento com os pacientes. 

Os blogs e o compartilhamento de informações gerais de saúde via rede sociais fornece aos pacientes conhecimentos críticos para a tomada de decisão, além de oferecer oportunidades para melhorar o atendimento

A partir do momento em que um profissional está disponibilizando informações valiosas em um site, pode-se compartilhar nas redes sociais para ter uma classificação mais alta junto à otimização do motor de busca e, com isso, aumentar o tráfego e a visualização de novos potenciais pacientes, democratizando a informação.

Isso ajuda a atrair novos pacientes e manter os pacientes existentes envolvidos com o consultório até uma nova visita.

Mesmo para aqueles que não estão preocupados em conseguir mais pacientes ou aumentar a satisfação do paciente, as redes sociais podem servir como uma importante ferramenta de networking profissional e manutenção dos relacionamentos já estabelecidos.

Conclusão

Apesar de alguns desafios associados às realidades regulatórias e à relativa novidade das redes sociais, as práticas médicas não devem se esquecer de usar essas plataformas para atingir os objetivos de negócios e promover uma comunicação clara, divulgando o negócio de forma ética e fortalecendo os informativos acerca dos cuidados com a saúde.

Quanto mais as práticas médicas esperarem para se envolver com os pacientes nas redes sociais, mais difícil será para elas alcançarem outras empresas que estão ganhando experiência nas melhores práticas e se destacarem nesse meio.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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