RH Estratégico: 4 dicas para melhorar o dia a dia

À medida que a tecnologia evolui, a área de RH deixa de ser operacional, burocrática e analógica e torna-se estratégica. Nesse sentido, as ferramentas digitais mudam a forma como ela funciona, sendo mais flexível e crítica para os negócios.

Assim, de fato, o adjetivo estratégia pode ser retirado do papel e produzir resultados para a empresa. Portanto, é importante ficar atento às opções de recursos que podem envolver todos os funcionários cadastrados.

Neste artigo, discutiremos as principais ferramentas de gestão e vantagens do RH estratégico. Então, para entender esse tema de uma vez por todas e alavancar sua empresa, continue lendo!

Conceito de um RH estratégico

O termo “recursos humanos” só passou a existir na década de 1970, quando as empresas perceberam a importância dos funcionários para os resultados do negócio, mas tão importante quanto os recursos financeiros, físicos e técnicos.

A globalização, a instabilidade do cenário e a forte competitividade entre as organizações reposicionaram os funcionários, e os papéis das pessoas mudaram, o que se reflete principalmente nos seguintes pontos:

  • Reconhecer as diferenças entre as pessoas;
  • Ver pessoas como elementos que podem se desenvolver e inovar;
  • Posicionar os colaboradores como parceiros da organização;
  • Foco no crescimento do capital humano da empresa.

Assim, formou-se a espinha dorsal do departamento de RH, resultando em uma nova forma de tratar os colaboradores da empresa.

Por exemplo, hoje, além de se preocupar com a captação de clientes — unido de um sistema crm, as empresas também se preocupam em criar recursos humanos para que os funcionários se sintam mais pertencentes à organização.

RH tradicional x RH estratégico

As mudanças no posicionamento e nas atividades departamentais criaram diferenças significativas entre o RH estratégico e o RH tradicional.

A tradição carrega muitas das atividades historicamente atribuídas ao departamento, responsável principalmente pelos serviços administrativos e cumprimento das obrigações trabalhistas.

O recrutamento departamental tradicional tende a se concentrar mais em atender à necessidade imediata de preencher uma posição, em vez de pensar em negócios e estratégias de longo prazo.

Por exemplo, se você precisa de um profissional que possua grande conhecimento em crm operacional, ele só procurará alguém que entenda o termo e não se aprofunde no que a função trará para a empresa.

Nesse sentido, o RH tradicional é mais fechado. Se cobrado pela administração, pode até se concentrar em métricas-chave, como rotatividade, absenteísmo, custos com folha de pagamento, produtividade, etc.

Para o RH estratégico, a postura é positiva e as métricas são buscadas por sua contribuição ao planejamento organizacional.

É o que significa ter sucesso nos negócios que cria a propensão a encontrar talentos e formas de melhorar a competitividade de uma empresa, entre outros resultados.

Ferramentas para ajudar o RH estratégico

Agora que você entende os conceitos de RH e os pontos fortes de um departamento de RH estratégico, é hora de conhecer as ferramentas que podem melhorar os resultados:

  1. CRM

O que muitos profissionais podem não saber é que o crm pode ajudar o RH. Se você já trabalhou em um ambiente corporativo, provavelmente já sabe como funciona um sistema de representante de vendas gratuito. Mas se você está ouvindo sobre isso pela primeira vez, não se preocupe, nós o cobrimos.

CRM é o software que as empresas usam para gerenciar todas as informações e se comunicar com os clientes.

Ao utilizar um software crm gratuito, uma empresa pode centralizar todo o histórico de atendimento até que possa ser usado para encontrar novos clientes, como em um aplicativo de funil de vendas.

É uma ferramenta essencial para quem trabalha em administração de empresas e muito útil para quem trabalha na área de recursos humanos.

O melhor de tudo, você pode usar o sistema gratuitamente. Isso mesmo, se você não sabe qual é o melhor software da empresa, é possível buscar por crm preço e encontrar o que melhor atenda a sua empresa. Dessa maneira, o seu RH terá os melhores recursos disponíveis. 

  1. Avaliação de indicadores

A necessidade de indicadores parece óbvia. No entanto, com alto crescimento, as descrições de cargos tendem a ser padronizadas, sem diferenças entre os funcionários da mesma área.

Nenhuma empresa pode tirar o máximo proveito de sua força de trabalho sem definir claramente as funções e metas e abordar questões como incentivos e benefícios.

O que define o sucesso nesta função? Como medir o desempenho? Cada funcionário deve ter uma compreensão clara de como eles se encaixam e como eles atingem seus objetivos declarados. As ferramentas para gerar e organizar esses dados são fundamentais para o seu negócio.

  1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação criada para ambientes empresariais. Com ele, você pode criar perfis comerciais para melhorar o relacionamento entre os colaboradores da empresa ou com os consumidores, conforme o caso.

A plataforma possui recursos como rastreamento automático de mensagens e métricas, uma forma de contar o número de mensagens lidas, enviadas e entregues.

Todas essas possibilidades ajudam a facilitar o trabalho do RH, ajudando-os a interagir e verificar a produtividade dos colaboradores.

  1. E-social

O governo federal exige que pessoas jurídicas e empregadores usem as ferramentas. Facilita a arrecadação trabalhista, previdenciária e tributária, desburocratiza esses processos e torna mais transparente a relação entre empregados e empregadores.

Quando os dados são cadastrados no sistema, se houver alguma discrepância, ele sinaliza um erro e orienta os procedimentos de correção necessários.

O objetivo é simplificar e unificar as informações dos colaboradores que costumavam utilizar várias plataformas em uma única ferramenta.

Dados como salários, previdência e responsabilidade tributária podem ser encontrados em um só lugar graças à cooperação da Secretaria, Ministérios e Caixa Econômica Federal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete + 9 =