Quais as tendências para o atendimento ao cliente em um futuro próximo

Você já parou para pensar o quanto o atendimento ao cliente mudou nos últimos anos? Se fizermos uma breve viagem no tempo e voltarmos até o ano de 2010, as opções eram basicamente o e-mail, o telefone e no máximo, o chat dentro do site, sem nenhum tipo de automação, tudo bem limitado. 

Isso é claro, voltando apenas alguns anos, quanto mais para trás formos, mais veremos o quanto o atendimento evoluiu com o passar do tempo, e tudo isso graças a tecnologia. Os hábitos dos consumidores estão mudando, e tudo vai se transformando em uma nova era digital, sendo mais dinâmico que um toldo articulado

E todo bom gestor, empreendedor ou líder de uma empresa sabe a importância de se adaptar às novas tendências tecnológicas e mais do que isso, investir pesado no atendimento de uma empresa, afinal, de acordo com pesquisas, 94% dos consumidores brasileiros compram um produto levando a qualidade do atendimento em consideração. 

Sendo assim, quanto mais você se adapta e pensa na experiência completa do cliente, maior a chance de obter sucesso, pensando nisso, no texto de hoje separamos as principais tendências para o atendimento ao cliente que estarão presentes em um futuro próximo para você já ir se preparando e implementando no seu negócio, bora conferir? Vamos lá!

Autoatendimento

Abrimos nossa lista com uma tendência que já se tornou realidade, o autoatendimento é algo que já está presente em nossas rotinas e a tendência é que se torne cada vez mais comum. 

Restaurantes, shoppings, comércios e centenas de locais já utilizam dessa tecnologia, ela é extremamente simples, prática e funcional, se baseando em que o cliente possa realizar todo o seu pedido sem necessitar de ajuda ou interação humana, o que traz facilidade e deixa o processo em si muito mais dinâmico. 

Experiência omnichannel

Lembra no começo do texto quando falamos da limitação dos canais de comunicação? Bom, na atualidade isso não acontece, e na realidade está bem longe de acontecer, se antes os meios de falar com uma empresa eram escassos, atualmente até sobram opções, o que acaba alterando completamente o cenário que estávamos acostumados a ver. 

Dessa forma, o cliente tem várias formas de se comunicar e é exatamente aí que entra o omnichannel, com tantas opções, é preciso sempre manter a comunicação com o consumidor independente do canal, uma empresa que não tem um site, ou não consegue dar continuidade em um diálogo pode acabar saindo atrás de seus concorrentes.

Sendo assim, a omnichannel aparece como uma obrigação, já que ela nada mais é, do que fornecer múltiplos canais de atendimento ao consumidor, trazendo continuidade nos diálogos e dando opções para que ele se comunique da forma como achar melhor.

É preciso estar presente em todos os canais sejam eles presenciais e físicos, e fazer com que tudo seja integrado, sem misturar as informações como se estivesse colocando em uma batedeira industrial, se o cliente começar a conversa por telefone e depois migrar para o e-mail, é necessário se atentar e prosseguir o diálogo, trazendo um leque de variedades e mantendo aquilo que já foi dito. 

Experiência dos dados

Com a evolução da tecnologia, não é mais novidade para ninguém o quanto os dados se tornaram importantes em nosso cotidiano, a cada site que as pessoas acessam, cada ação dentro da web e cada conta criada, os usuários vão deixando dados que podem ser coletados ( desde que sigam a LGPD), e utilizados pelas empresas para um atendimento otimizado. 

Com a coleta de dados, é possível criar o que chamamos de Customer Experience (experiência customizada), ou seja, você consegue fazer com que o usuário tenha algo totalmente único, personalizado,exclusivo e otimizado, se baseando nos dados coletados sobre ele, fornecendo assim, um atendimento melhor. 

Saber o que a pessoa deseja, quais são suas preferências, o que ela procura, como ela quer ser abordada, entre outros, auxilia a criar uma conexão mais próxima, tomar decisões mais assertivas e ter um atendimento já com conhecimento sobre o cliente, o que facilita e muito tanto para o atendente quanto para o consumidor. 

Videos chamadas mais frequentes

Com a chegada da pandemia muitas coisas mudaram em nosso cotidiano, e definitivamente, uma forma de comunicação que ganhou destaque foram as vídeo chamadas, elas tiveram um papel fundamental durante todo esse período assim como uma bobina de papel para o registro dos empreendimentos. 

A tendência é que elas se tornem cada vez mais frequentes, já que isso traz uma interação mais próxima entre a empresa e o cliente, o que é muito bem visto por muitas pessoas, que gostam da interação face a face, assim como a praticidade fornecida pela chamada de vídeo. 

Chatbots e I.A

É impossível falar sobre tendências de atendimento sem citarmos os famosos chatbots, para quem não conhece, eles nada mais são do que robôs de conversação, criados e programados para estabelecer um diálogo com os usuários, tendo como função solucionar problemas e transmitir mensagens de maneira eficiente. 

Os chatbots tem se popularizado cada vez mais e a tendência é que eles sejam o “carro-chefe” de qualquer empresa no setor de atendimento, ele automatiza as mensagens, traz praticidade, agilidade, funcionamento em tempo integral e diversos outros benefícios. 

Se você já usa o chatbot, recomendamos que continue aperfeiçoando essa tecnologia e até mesmo, aplicando a ajuda da I.A e optando pelo chatbot de NPL (Natural Language Processing), que é capaz de interagir com os usuários e fornecer um contato mais fluido e eficaz. 

Aproximação cada vez maior com o consumidor

Todas essas tendências são cruciais e fazem parte do futuro do atendimento, e é claro, elas têm algo em comum: o seu objetivo, que é justamente a aproximação cada vez maior entre a empresa e o seu consumidor. 

Independente qual for o canal, a tendência é que as corporações se envolvam cada vez mais com seus clientes, fiquem próximos deles e aumentem gradativamente a sua interação, esse vínculo mais próximo traz ainda mais confiança, e ao realizar um serviço de manutenção de elevadores bem feito, junto com a proximidade no atendimento, a chance de fidelização e satisfação aumenta e muito. 

Cada vez mais veremos as empresas próximas, se preocupando com seus clientes e analisando cada caso de maneira individual, para fornecer a melhor experiência de atendimento possível. 

O que achou do texto de hoje? Pronto para abraçar o futuro do atendimento? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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