Presença digital: é importante para o seu negócio?

Com um mundo cada vez mais tecnológico, estar presente nos diferentes canais digitais se tornou quase que uma obrigação para qualquer empreendedor. Depois da crise causada pela COVID-19, muitas pessoas passaram a usar a internet, como a grande válvula de escape para conseguir fazer seu negócio alavancar. 

Para se ter uma noção, o comércio online cresceu cerca de 41% nos últimos anos, e a adaptação de um negócio físico para o digital, é considerado um dos pontos mais importantes dentro de qualquer empresa, de acordo com 70% dos empreendedores. 

Mas afinal, porque ter uma presença digital é tão importante? Quais os benefícios que o mundo online pode trazer para o seu negócio? No texto de hoje vamos falar tudo sobre este mercado, então vem com a gente para não perder nenhum detalhe. 

Qual a real importância da presença digital para seu negócio?

Os números não mentem! Como pudemos ver acima, a inclusão dentro do mundo digital é algo imprescindível para qualquer empresa, isso porque, o uso da internet vem se tornando cada vez mais comum dentro do nosso cotidiano. Estima-se que cerca de 81% dos brasileiros, estão presentes dentro do mundo digital. 

Isso representa mais de 152 milhões de pessoas, um número extremamente alto. Dentre esses, foram registradas mais de 353 milhões de compras online, movimentando cerca de R$161 bilhões, apenas no ano de 2021. Números surpreendentes e que representam apenas uma parte da importância de trazer o seu negócio para o digital. 

Além desses fatores, é através da internet que você consegue se comunicar com mais pessoas de maneira muito mais simples e prática, é possível se comunicar com qualquer pessoa do Brasil, sem limites geográficos ou qualquer barreira que impeça seu contato. 

Também é interessante ressaltar que você consegue ampliar suas vendas, utilizando canais alternativos como redes sociais, sites ou marketplace, e também, criar uma autoridade e reconhecimento maior para sua marca, afinal, estar online significa se atentar as tendências e marcar presença em um espaço onde grande parte das pessoas estão hoje em dia. 

Quais os benefícios que ela traz?

São inúmeros os benefícios que ter uma presença digital pode resultar em seu negócio, o primeiro que vamos destacar é justamente o seu custo-benefício, anunciar, divulgar e vender seus produtos pela internet, tem um custo muito mais barato do que qualquer empresa física, não precisando de gastos como aluguel, água, luz, entre outros, sendo extremamente vantajoso para o bolso de qualquer empreendedor. 

Em segundo, os resultados tendem a ser mais rápidos, a internet não para, então você costuma estar sempre online e consegue ver esses resultados dentro do seu dia a dia. Além disso você também tem uma segmentação mais eficiente, no mundo digital, você tem uma abordagem mais precisa, podendo conhecer melhor seus clientes e segmentar suas estratégias para alcançar as pessoas corretas. 

Por fim, o seu relacionamento tanto com seu público quanto dentro do mercado também melhora consideravelmente. Você consegue mostrar mais sobre a sua marca, através de conteúdos e fornecer também um atendimento premium, se dedicando mais a conversar com as pessoas. 

Além disso, você ganha autoridade e reconhecimento dentro do mercado, trabalhando melhor o seu branding e a forma como as pessoas veem o seu negócio, ganhando credibilidade e reconhecimento. 

Como aplicá-la no dia a dia?

Se você quer ter uma boa presença digital, é fundamental que ocorra a migração aos poucos, existem várias opções para você estar inserido no mercado, uma plataforma de divulgação muito útil, por exemplo é o site. 

Ele funciona como uma vitrine ou um cartão de entrada da sua loja, nele é possível anunciar seus produtos e serviços de maneira muito mais efetiva, mostrando mais sobre sua marca, funcionários, entre outros assuntos. 

Além dele, as redes sociais também podem ser uma ótima ferramenta, estreitando sua relação com seu público e gerando uma certa aproximação. Por fim, o blog e a newsletter fazem com que você crie conteúdo e mantenha seu público informado sobre as atividades de sua empresa e traga algumas dicas e curiosidades sobre o mercado. 

Esses são alguns exemplos de plataformas e de como você pode aplicar a presença digital no seu dia a dia, então, se você ainda não possui nada sobre sua marca na internet, comece criando um site e uma página em alguma rede social. Esse é o primeiro passo para ingressar no mercado e causar impacto no mundo digital. 

Agora que você já sabe a importância de ter uma presença digital para o seu negócio, o que está esperando para entrar de cabeça dentro desse mundo? Conte para gente nos comentários o que achou do texto, e se curtiu, não esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − 6 =