Por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa? Veja 5 motivos!

Não é de hoje que as empresas sabem da importância de garantir processos capazes de gerar resultados e que estejam dentro dos padrões de qualidade. 

Em meio à variedade de ferramentas buscadas para melhorar a gestão do negócio, algumas se destacam no mercado. É exatamente o caso do Lean Six Sigma.

Com foco na melhoria contínua de processos e aumento da produtividade, esse método já ganhou o mercado: variadas organizações pedem especialização como pré-requisito para vagas de empregos.

Já deu para perceber que aplicar essa metodologia dentro da sua companhia é de grande valor para os negócios, né? Mas, por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa? Destacamos cinco motivos para você inserir de vez esse método na rotina corporativa.

Continue a leitura e aprenda o que é e como surgiu o Lean Six Sigma, quais são as suas ferramentas e as vantagens de aplicá-lo nos negócios!

O que é Lean Six Sigma?

Antes de entender por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa, vamos explicar um pouco mais do que se trata essa ferramenta tão conhecida.

O Lean Six Sigma é um sistema que pode ser usado por pequenas, médias e grandes organizações, com foco em otimizar processos, tornando-os ágeis, eficientes e rentáveis. Suas principais soluções são:

  • eliminação ou redução de desperdício de recursos humanos e materiais;
  • contenção de erros e defeitos;
  • diminuição de etapas e processos dispensáveis;
  • redução da variação dos processos corporativos;
  • aumento da produtividade e do lucro.

Conceitos de Lean e de Six Sigma

Desenvolvido pela Motorola em 1986, o Six Sigma foi criado com o objetivo de estruturar processos de produção para que a entrega final seja de alta qualidade, visando também a satisfação dos clientes.

Ampliado para outro tipos de negócios, o Six Sigma foi adaptado para que todos os setores corporativos pudessem se beneficiar com o uso de suas ferramentas. Ele deixa bem organizado as responsabilidades por processos e equipes, destacando todas as informações com clareza e objetividade.

Em resumo, o método visa que os processos resultem em produtos de origem dentro de uma faixa de até seis sigma relacionados à média geral dos produtos desse processo.

A letra grega sigma σ significa desvio padrão, que, por sua vez, é a raiz quadrada da variação. Ou seja: Six Sigma é seis vezes o desvio padrão que gera dispersão aos processos de produção.

Para entender melhor, os produtos só poderão ser entregues ao cliente final caso atendam às especificações de qualidade. E, para somar, a empresa garante satisfação de clientes, reduz tempo de produção, diminui gastos desnecessários, engaja mais os colaboradores etc.

Já o Lean possui o mesmo objetivo do Six Sigma: melhoria contínua com foco em alta qualidade, agilidade e rentabilidade. Entenda mais sobre eles.

  • Lean: foca na redução de desperdícios e no uso de ferramentas menos técnicas;
  • Six Sigma: sua preocupação central é a diminuição de variação, com análises estatísticas, experimentos e hipóteses.

Ou seja, um casamento perfeito! Está começando a entender melhor por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa? 

Quais são as ferramentas do Lean Six Sigma?

Todo método possui técnicas e ferramentas adequadas para as pessoas alcançarem os seus objetivos. E isso não é diferente dessa metodologia. Conheça abaixo as principais ferramentas do Lean Six Sigma e suas definições.

  • 5 porquês: determina a causa raiz dos problemas dentro da empresa;
  • Diagrama de Pareto: por meio de um gráfico, a pessoa identifica os maiores processos enfrentados em cada processo;
  • FMEA: foco em detectar problemas antes que eles aconteçam;
  • Kaizen: redução gradual de desperdícios;
  • Sistema 5S: criado para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho;
  • Análise de regressão: uso de cálculos para determinar padrões e os seus desvios durante o fluxo de produção;
  • Poka-yoke: definido como “prova de erros”, é uma ferramenta em que colaboradores identificam e eliminam causas de erros humanos nos processos.

Por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa?

Ainda está se perguntando os motivos por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa? Então prepare-se, pois selecionamos cinco razões principais para você adotar esse sistema imediatamente na companhia.

  1. Mensuração da qualidade dos processos de produção

Por meio de cálculos e da fácil visualização do macrocenário, há como mensurar, na prática, quais setores estão apresentando mais problemas e desvios de padrão, por exemplo.

Com isso, as ações para resolver gargalos se tornam mais eficientes, garantindo uma melhor qualidade do produto ou do serviço final.

  1. Maior satisfação de clientes

Quando falamos em qualidade indiretamente fala-se sobre satisfação dos consumidores, certo? 

Com processos voltados para a redução de erros, o cliente tende a gostar mais do resultado final, sem ter nenhuma dor de cabeça pela quebra, devolução ou troca do item ou serviço. Sem contar que a entrega é realizada dentro do prazo estimado.

  1. Melhora de imagem da empresa

Cliente satisfeito significa que a reputação da sua companhia está em alta! Afinal, o boca a boca ainda é um processo de vendas eficiente e comum na sociedade. Ainda mais com a agilidade de troca de informações pela internet.

  1. Equipe mais motivada e produtiva

Uma das reclamações mais frequentes entre colaboradores de empresas é justamente a falta de organização em setores e, consequentemente, o ócio e o atraso de projetos ou de produção.

Esse é um dos motivos que sustentam todo o processo de melhoria contínua e a alta qualidade da entrega. Por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa? Quanto mais felizes e satisfeitos o seu público interno estiver, mais lucro e qualidade a empresa terá.

Não adianta apenas os cargos mais altos estarem engajados com o objetivo comum, é necessário envolver todos os colaboradores nesse processo. Ou seja, essa metodologia promove a integração entre áreas e setores.

  1. Redução de custos desnecessários

Conforme já citado neste texto, um dos principais motivos de por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa é justamente a redução de desperdícios e gastos indevidos.

Ao liberar recursos humanos e materiais, a companhia pode voltar o seu olhar às possibilidades do mercado e, quem sabe, criar um novo produto/serviço ou ampliar sua atuação de vendas, por exemplo.

Ou seja: redução de custos significa aumento da lucratividade e possibilidade de crescer no mercado.

Percebeu o peso da importância dessa metodologia? Não é à toa que ela é tão difundida em ambientes corporativos. Agora que você já sabe por que aplicar o Lean Six Sigma na sua empresa, aproveite para começar a dar os primeiros passos para a sua implantação!

Este post foi escrito pela equipe da CAE, plataforma completa com cursos e treinamentos em gestão e melhoria contínua.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *