Planejamento de obras: qual a importância de um bom planejamento de obras

Nenhum empreendimento começa sem um bom planejamento de obras para conduzir todos os passos que serão dados no decorrer dos dias.

O período de obras em uma casa, ou até mesmo de um empreendimento comercial, é um momento de diversos desafios para os responsáveis. Mas acima de tudo é o momento de realizar planos que vinham sendo traçados a algum tempo. 

Imprevistos, surpresas e erros podem acontecer a qualquer momento, por mais preparados que os profissionais envolvidos possam estar. A complexidade de uma obra, envolvendo tantas variáveis, proporciona essa instabilidade e abertura para estes acontecimentos. 

Não existem setores imunes a erros, algumas atitudes podem reduzir essas possibilidades, uma portaria virtual, por exemplo, deposita na automação a possibilidade dessa redução e também o agregamento de valor ao serviço.

A construção civil como um todo já é um espaço onde a previsibilidade de todos os erros é impossível, contudo esse espaço precisa de etapas que proporcionem essa diminuição, pois as consequências vindas desses erros podem custar muito. 

É pensando nessa necessidade que surge o Planejamento de obras, sendo o pontapé inicial para levar uma obra de qualidade e recursos bem aproveitados. 

Conheça abaixo algumas características desse planejamento e quais etapas necessariamente precisam conter nessa fase. 

Importância do Planejamento 

Iniciar uma empreitada com um planejamento de obras eficiente e que contemple todas as etapas da construção fará com que o processo seja o mais simplificado possível. 

É durante essa fase que todas as variáveis possíveis da obra serão colocadas no papel, e avaliadas desde o seu impacto, até possíveis soluções para estes problemas.

Devem ser realizados nessa fase todos os cálculos e estudos necessários, como o estudo de impacto de vizinhança, por exemplo, para assim minimizar erros e impedir situações que poderiam derivar desses erros.

A realização da obra é um momento importante para o proprietário, e por ter pensado e imaginado muitas formas dela acontecer, é muito fácil começar a implementar elementos que nem precisam estar ali, gerando mais desperdício de recursos.

Nesse caso, a importância do Planejamento de obras se apresenta. É muito arriscado seguir com um momento tão importante na vida dos envolvidos, sem uma avaliação 360°, que enxergue e preveja a maioria dos passos futuros. 

Dentro dessa fase muitas das ideias iniciais do proprietário podem ser alteradas, se a ideia era usar porcelanato, mas durante o planejamento ele conhece o concreto polido, essa se torna então a nova opção escolhida.

O conhecimento sobre os tipos de materiais e serviços aumentam nessa etapa, por isso ela é importante. Mapear os próximos passos fará com que as escolhas de materiais e demais elementos sejam feitas com assertividade, trazendo diversos benefícios para a obra.

Benefícios do planejamento

Sendo longo ou mais curto, o processo da obra precisará de atenção total e inclusão de cada etapa no Planejamento de obras. Quando bem executado essa fase poderá apresentar diversos benefícios, diretos e evidentes, como:

  • Economia de recursos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aproveitamento dos materiais;
  • Maior controle do projeto;
  • Redução de custos.

Os materiais e serviços, assim como a mão de obra necessários para a execução, não serão poucos, e poderão consumir uma boa parte do orçamento disponível. 

Por esse motivo, o planejamento será útil para priorizar o que será feito, proporcionando a aquisição somente do que for realmente importante. 

Além de proporcionar essa otimização dos recursos, o planejamento favorece a produtividade dos trabalhadores envolvidos. 

Ao pensar em técnicas ou saídas para o auxílio destes profissionais, como a melhor empresa para realizar o aluguel de andaimes preço, ele estará investindo na qualidade, o que incentivará os trabalhos.

O uso correto dos materiais também ganha espaço dentro da fase de planejamento, afinal evitar desperdícios é evitar a perda de dinheiro, e essa fase pensa justamente nisso. 

O Planejamento de obras traz a vantagem de encarar o projeto como um todo fazendo com que o controle sobre ele e as ações futuras aumente, proporcionando uma redução considerável dos custos, quando comparado com uma obra sem planejamento.

Mas para alcançar todos os benefícios citados aqui, é preciso encontrar a melhor forma de realizar esse planejamento e colocá-la em prática. Algumas medidas são necessárias para obter esses benefícios. Conheça abaixo quais são. 

Contratação de profissionais

Com o tamanho do impacto que essa fase de planejamento possui no andamento da obra, é indispensável que ela seja pensada por alguém com conhecimento técnico na área. 

Nessa fase contar com os serviços de um engenheiro ou de um arquiteto proporcionará à obra uma segurança muito maior, pois as previsões serão baseadas em conhecimento especializado

O profissional, além de pensar no projeto em si, também poderá auxiliar na compra de materiais, desde os mais básicos como blocos e cimento, até os de finalização com produtos para impermeabilização de caixa d água, por exemplo.

A fase de planejamento, além de ser assistida por um profissional, também deve conter a preparação para os demais profissionais que serão contratados posteriormente. 

Pedreiros, encanadores, eletricistas e pintores são alguns outros trabalhadores que ocuparão o canteiro, e precisam ter uma parte, até mesmo, do orçamento destinado para a sua contratação.

Pode parecer que o Planejamento de obras é uma fase complicada e demorada, mas quando feito com a assistência profissional e da maneira correta, ele é fator decisivo e extremamente simplificador.

Liste os materiais

Blocos, cimento, estruturas metálicas, tintas, tapete sob medida, móveis e uma infinidade de outros produtos são tipos de materiais que serão necessários usar na obra, desde a fundação até o acabamento e decoração.

Quando o planejamento contempla a lista de tudo que será usado, ele dá a oportunidade do responsável pela compra pesquisar com antecedência e poder escolher quais as opções que mais fazem sentido para aquela realidade.

Essa lista deverá contemplar todos os produtos, até os considerados mais simples, como suportes e materiais pequenos de finalização.

Tendo todos esses elementos definidos previamente, desviar e comprar materiais desnecessários, provocando um desperdício de orçamento, será um cenário mais difícil de acontecer.

O principal benefício dessa ação é a economia e principalmente a visualização total da necessidade de materiais, proporcionando uma maior assertividade no orçamento definido.

Realize pesquisas de mercado

O mercado da construção civil é um espaço em constante crescimento e também de evolução. Estando diante de tantas mudanças constantes e de um aquecimento de vendas, é comum que os preços apresentem variações entre os pontos de vendas. 

Muitas vezes as variações estão presentes nos modelos, materiais produzidos e até tecnologias inseridas. Por esse motivo é importante realizar uma pesquisa com o máximo de opções possíveis, garantindo a melhor escolha de produtos. 

Durante o Planejamento de obras serão consideradas essas opções, para só assim definir quais deles serão os escolhidos para a aquisição. É importante ater a pesquisa somente aos materiais presentes na lista, para não haver dispersão.

Nessa pesquisa é importante considerar a compra direta com fornecedores, afinal uma fábrica de tapetes pode oferecer opções muito mais interessantes do que uma loja sem especialização, por exemplo.

Realize todos os orçamentos previamente

Um dos pensamentos que mais assustam os responsáveis por obras é o quanto cada decisão tomada irá custar, muitos buscam opções mais econômicas, tentando realizar malabarismos com os orçamentos disponíveis.

E para quem deseja um controle tão grande do orçamento é assustador deixar para descobrir o preço do material ou do serviço necessário apenas quando for utilizá-lo na obra.

Por esse motivo, considerar todas as necessidades da obra e orçar as soluções é tão importante. Esse pensamento deve levar em conta todos os aspectos da obra, desde um possível aluguel de betoneira até os valores dos profissionais da execução.

O profissional contratado no início do planejamento pode ser uma trunfo nessa questão, afinal ele conhece diversos fornecedores e os melhores tipos de materiais presentes no mercado, podendo fazer assim recomendações mais assertivas. 

Monte um cronograma

Dependendo da complexidade da obra ele pode durar meses, o que aumenta as chances do surgimento de variáveis que podem atrapalhar o desenvolvimento do projeto. 

Entre essas variáveis, uma das mais prejudiciais é a dispersão. Esse é o momento em que o foco do responsável sai do que foi planejado e começa a entrar em questões que podem atrasar ou aumentar o custo da obra. 

Por esse motivo é preciso desenhar, na fase de planejamento, um cronograma realista e que atenda a todas as necessidades dos envolvidos no planejamento. Dessa forma o risco de tirar a obra do que foi planejado inicialmente reduz muito, mantendo também o prazo e orçamento definidos. 

Tenha uma reserva de emergência 

Manter o planejado e seguir a risca o cronograma reduz muito os riscos de possíveis gastos extras, mas infelizmente não zera a possibilidade.

Perda de materiais, atrasos ou profissionais extras podem exigir um valor fora do que foi pensado na fase de planejamento. Por esse motivo é importante ter uma reserva de valores para essas situações. 

Essa reserva não precisa ser de um valor extremamente alto inicialmente, afinal a obra pode durar um tempo e ela pode ser acrescentada nesse período. Mas ainda assim esse fator é indispensável.

Levar todo o Planejamento de obras de uma maneira séria e pensando no melhor para o projeto, transformará o período da construção em um momento de realização de sonhos, ao invés de motivos para dores de cabeça. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts