Picking list: o que é?

Picking list, conhecido em português como lista de separação, é um documento muito importante para melhorar o processamento de pedidos. 

Trata-se de uma das operações logísticas de melhor eficiência, mas que exige organização e precisão.

Otimizar esse processo é muito importante para que a cadeia de suprimentos seja competitiva, além de garantir que os pedidos sejam entregues no prazo estabelecido.

A logística é um setor muito importante dentro das organizações porque envolve atividades operacionais, com base em planejamento, execução e controle da movimentação de produtos.

O picking list faz a separação e a expedição das mercadorias selecionadas pelos clientes e que precisam ser enviadas, mas para que realmente funcione, os gestores precisam compreender como o processo acontece do início ao fim.

É assim que a técnica vai trazer mais eficiência para as atividades de separação de pedidos e efetivar a triagem de produtos, de modo que todos eles sejam enviados. Mas colocando o processo desse modo, ele parece ser muito simples.

Mas a verdade é que é bem complexo e exige a atenção dos colaboradores, por isso, é essencial conhecer o conceito de picking list, saber quais são suas vantagens e como elaborar a prática.

O que é picking list?

Picking list, ou lista de separação, é uma estratégia usada pelas organizações para coordenar e organizar uma sequência de processos logísticos, que envolvem a coleta de itens no armazém para enviar ao cliente.

É um processo logístico muito importante para os funcionários do setor, e deve conter os dados do pedido e indicar a localização dos produtos no local onde são armazenados.

Para um fabricante de concreto usinado leve, é uma forma de ajudar o profissional a coletar os pedidos corretamente e evitar erros. A criação dessa lista depende do tipo de picking usado e o equipamento presente no depósito.

O processo é muito útil para organizar o processamento de pedidos e fazer a triagem de mercadorias que serão enviadas aos clientes.

Ele requer a colaboração de muitos profissionais para concluir o ciclo do produto no centro de distribuição. Consiste na separação de pedidos dos clientes e serve de auxílio para o operador.

Ele mostra a listagem de todos os produtos solicitados pelos clientes, além de modelo e a quantidade de cada item.

Se os volumes forem pequenos, os produtos são recolhidos no armazém manualmente e levados até o setor para passar pelas próximas fases. Mas se os produtos forem mais volumosos, é necessário usar esteiras e empilhadeiras.

Depois disso, é necessário fazer a locação de produtos na embalagem e a movimentação para a área de expedição, onde realiza-se o processo de conferência e preparação das mercadorias para o transporte.

Vantagens do picking list

Ao utilizar o picking list, fornecedores que vendem produtos para clínicas de consultas veterinárias e outros segmentos obtêm uma série de vantagens, dentre as quais se destacam:

Clientes mais satisfeitos

A satisfação do cliente está relacionada ao serviço prestado pela empresa, e ter um sistema logístico estruturado é indispensável para que a organização possa atender às necessidades e expectativas de seus clientes.

Seu processo de picking for bem estruturado, proporciona uma separação ágil dos pedidos, o que traz benefícios para todos os outros processos do ciclo.

Aumenta a produtividade

A metodologia está relacionada aos níveis de produtividade da operação logística dentro da corporação.

Usar esse processo traz mais agilidade e a conclusão de uma quantidade maior de atividades, consequentemente, a companhia consegue ganhar tempo para melhorar outros processos.

Evita desperdícios

Ter os produtos nas quantidades exatas exige operações de alta performance, além do consumo com consciência de materiais.

Nesse cenário, o desenvolvimento operacional aumenta os ganhos de produção e reduz os desperdícios. Um fornecedor de materiais para treinamento para designado da cipa deixa de desperdiçar tempo e mão de obra durante a operação.

Mas as vantagens do picking list não param por aí, visto que ele também traz outros benefícios para as empresas, como:

  • Otimização do tempo;
  • Agilidade na entrega;
  • Processamento de pedidos ágil;
  • Redução de erros.

Mas para obter todos esses benefícios dentro do negócio, é fundamental saber como colocar o picking list em prática.

Como elaborar o picking list?

Existem algumas estratégias que ajudam a elaborar o picking list e a melhorar sua performance. São elas:

Fazer a separação de modo integrado

Depois que a venda é concluída e o pedido é recebido pelo estoque, a equipe de logística precisa coletar e separar o produto. O picking list ajuda a simplificar esse processo e agiliza a tarefa.

Com isso, fica mais fácil separar os itens da lista de maneira integrada e de uma única vez. Isso também evita o acúmulo de pedidos no momento da separação ou despacho e as fases serão bem coordenadas, de maneira mais eficiente e organizada.

Dentro de um fabricante de rack aberto de parede, é uma forma de ter mais tempo para a execução das atividades e aumentar a produtividade.

Fazer conferências

A metodologia também possui serventia para reduzir os arquivos de separação dos pedidos no momento da expedição dos itens e durante o despacho, em principal na fase de checagem.

Isso traz um trabalho mais coordenado e com rotinas organizadas, dessa forma, dificilmente a organização terá retrabalhos e ainda consegue melhorar o tempo de conclusão de suas operações.

Priorizar eficiência e agilidade

O picking list é conhecido por trazer mais eficiência para as operações e garantir A Entrega dos produtos em boas condições, dentro do prazo estipulado para o cliente. Além do mais, seu maior propósito é reduzir o tempo e os atrasos.

São vantagens que trazem impactos positivos e aumentam a satisfação dos consumidores. Se um fabricante de lavadora de vidro quiser encantar os clientes e fazer com que eles voltem a comprar, deve investir na prática.

Informações importantes do picking

O picking list traz todas as informações referentes ao pedido do cliente, por isso, precisa reunir dados fundamentais, como:

  • Número de picking list;
  • Informações do cliente;
  • Ordem de pedido;
  • Dados sobre os produtos.

A lista de separação precisa ter um número único para que possa ser identificada e reduzir o risco de duplicidade de pedido, além disso, também facilita o registro e organiza o histórico de listas.

As informações do cliente também são importantes porque facilitam a individualização dos pedidos e sua conferência. A ordem do pedido deve ter uma numeração específica, considerando a data e o código de barras para escaneamento.

Por fim, os dados sobre produtos incluem os números de referência ou SKU (Stock Keeping Unit), que em português significa identificador interno do produto, vinculados ao item.

Um fabricante de produtos para oficinas de troca de óleo mais próximo também deve inserir nos dados dos produtos a descrição da mercadoria, a quantidade de unidades de cada SKU e as informações de localização do produto no estoque.

Tipos de picking list

É muito importante conhecer os diferentes tipos de picking list para escolher aquele que está de acordo com as necessidades do negócio.

Um deles é conhecido como separação discreta e é um processo muito comum no setor logístico. Consiste no atendimento de modo individualizado e acolhe o pedido do produto, do início ao fim.

É um excelente método para quem quer reduzir erros e trazer mais segurança, tendo em vista que um único operador é responsável pelo pedido.

Mas um fornecedor de materiais para micropigmentação labial em morenas pode adotar a separação por zona em que os espaços referentes a armazenagem são divididos por zonas diferentes.

Cada profissional se responsabiliza por uma seção e deve coletar e organizar as informações do pedido de acordo com a área de atuação. Se ele estiver finalizado, é enviado para despacho e os pedidos são organizados por mais de um funcionário.

Outra opção é a separação por lote em que o operador deve esperar a reunião de um número específico de encomendas, e só assim pode iniciar a coleta e separação.

Também é responsável por determinar um grupo de pedidos com a quantidade de cada SKU, deslocando as mercadorias até o setor para que os pedidos individuais sejam separados e encaminhados.

Por fim, o fornecedor contratado por uma empresa de limpeza empresarial terceirizada pode fazer a separação por onda, onde o operador se encarrega de recolher um produto.

É necessário usar um cronograma com o agendamento da quantidade de requisições de cada turno e a separação de pedidos segue um processo. Eles são diferenciados de acordo com suas características em comum, tais como transportadora, região e entrega.

Considerações finais

A gestão logística das empresas precisa de um bom picking list para que os produtos sejam entregues aos clientes dentro do prazo, seguindo um processo organizado.

Isso melhora o cotidiano das organizações, deixa os clientes mais satisfeitos, além de evitar erros e retrabalhos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts