O que significa argamassa? – Definição, benefícios e valores do produto

O que significa argamassa? Para que ela serve na construção? Qual o significado da palavra? Qual a função do produto em uma obra? Muitas são as dúvidas que surgem quando o assunto é a construção civil, e quanto mais informações nós tivermos, melhor vai ser na hora de construir o projeto da residência.

A argamassa, como verá um pouco mais a frente, é apenas mais um dos produtos que serão usados na obra em geral. Mas, está entre um dos produtos mais importantes, e, portanto, não deve ser deixada de lado na hora da escolha, pois tanto sua escolha quanto sua produção devem ser das melhores.

Algumas construtoras ou pedreiros sempre optam por aquilo que é mais barato, e até recomendam aos seus clientes, no caso você que está contratando o serviço. Mas, desde já, adiantamos que não deve dar prioridade para produtos de baixa qualidade, pois na grande maioria das vezes, o barato sai bem caro.

Pensando em tudo isso que trouxemos como informação até aqui, resolvemos então bolar um conteúdo onde vamos explicar para você de forma completa o que significa argamassa. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!

O que significa argamassa?

Antes mesmo de continuarmos com nosso conteúdo, já vamos responder a sua dúvida principal, que é saber o que significa argamassa. Mas, recomendamos que continue nos acompanhando até o fim da matéria, pois ainda vamos trazer maiores detalhes sobre este que é, definitivamente, um dos produtos mais importantes de toda a obra residencial.

A argamassa nada mais é do que uma mistura homogênea, que possui papel principal de assentar e “colar” azulejos, revestimentos cerâmicos, pisos no chão, entre várias outras coisas em uma residência. Portanto, é um dos produtos mais essenciais na construção e no acabamento de uma casa.

Como a argamassa é feita?

Como mencionado acima, a argamassa é uma mistura homogênea. Mas de quê? Basicamente, é misturado areia, água e cimento, até chegar ao ponto em que se deseja. Existem diversas “fórmulas” de argamassa, para se chegar então a um resultado desejado, seja este qual for.

Existe mais de um tipo de argamassa. Por exemplo, a argamassa usada para colar granito na parede é diferente da argamassa usada sob o contrapiso, usada para colar o revestimento cerâmico (piso) na construção da casa. Enquanto uma pode ser mais fina, outra necessita de uma camada mais grossa, e, assim, consequentemente, a quantidade de cada material em sua composição muda.

Argamassa e cimento são as mesmas coisas?

Definitivamente, não. Muitas pessoas confundem e acham que argamassa e cimento são exatamente as mesmas coisas. O que significa argamassa? Aquilo que já dissemos: um produto final adquirido de uma mistura. Essa mistura possui cimento, mas este é apenas um dos três produtos utilizados.

Dessa forma, sim, você usa cimento para ter a argamassa, mas não somente. Para chegar ao resultado final, ainda são precisos a água e a areia. Após ter misturado tudo de acordo com o traço desejado, chega-se então ao resultado final: a argamassa que você precisa para a construção residencial.

Existe argamassa pronta?

Sim, existe argamassa pronta, e esta é uma das melhores formas de trabalhar com a construção residencial. Por que? Porque quando compramos argamassa pronta, além de dinheiro, muito tempo é economizado. Os “peões da obra” não precisam gastar tempo fazendo a mistura, sendo necessário, somente, buscar a argamassa do local em que a caixa foi deixada.

Como economizar na compra da argamassa?

Comprando argamassa pronta, é claro. O que significa argamassa? Uma mistura feita com água, areia e cimento, que quando finalizada gera então a “massa”. Porém, essa “massa” pode ser comprada já pronta. Além de render muito, economiza tempo e, acima de tudo, dinheiro.

É indicado principalmente para construções residenciais. Por exemplo, enquanto demoraria cerca de 15 dias para rebocar toda a parte externa da residência, com massa pronta esse período pode ser reduzido pela metade ou até menos, já que o único tempo gasto é com a logística de buscar a massa e aplicá-la no local correto.

Quanto custa a argamassa pronta?

Se é tão bom assim comprar massa pronta, quanto ela custa? Bem, depende de vários fatores. Por exemplo, dependendo da região em que você mora, a argamassa pode ser mais barata ou mais cara. Em suma, os valores são bem semelhantes, então sim, podemos afirmar um valor como médio.

Em suma, o preço de uma “caixa” de argamassa com um metro quadrado do produto, custa cerca de R$400,00. O preço pode variar alguns R$50,00 para mais ou para menos, como mencionado, a depender do local em que você mora. Então, recomendamos que pesquise bastante antes de fechar negócio. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo. Até a próxima!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *