O que são pontos pretos na língua: Entenda como tratar

Olá! Você já notou pontos pretos na sua língua e ficou preocupado? Não é incomum que essas manchas apareçam, e muitas vezes elas podem ser um mistério. Neste artigo, vamos explorar o que esses pontos pretos realmente significam, suas possíveis causas e como você pode tratá-los. Se você está buscando informações confiáveis e quer cuidar melhor da sua saúde bucal, está no lugar certo!

A cárie pode aparecer de forma visível no dente através de um pontinho preto. Entretanto, quando aparecem pontos pretos na língua, você sabe o que é?

Esse tipo de mancha pode preocupar muitas pessoas que acabam não tendo conhecimento desse tipo de problema. Principalmente em casos onde o paciente possui uma excelente higiene bucal. 

Portanto, mesmo que as manchas, placas e alteração de cor que acontecem na língua possam ser inofensivas e, até mesmo, passageiras, às vezes, esse pode ser um sinal de alerta para algo mais grave. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre possíveis manchas na língua e saiba como proceder, quais tratamento e se este problema pode ser evitado. 

Aparência natural vs anomalia

Em alguns casos, o aparecimento de manchas e colorações diferenciadas pode fazer parte de uma característica natural da língua. 

Isso porque, a língua humana é um conjunto de músculos cobertos por papilas gustativas que são as responsáveis por nos fazer sentir o gosto das coisas. 

Além disso, é importante saber que essas papilas são visíveis a olho nu e podem acabar se destacando como pontos escuros quando elas acabam manchadas por algo como vinho e café. 

Portanto, ao notar alguma mancha atípica, é necessário procurar por um profissional que possa avaliar o caso. 

Dessa forma, quando a mancha na língua não é causada por alimentos, essa pode ter ocorrido por ferimentos na boca, causado por diversos motivos, como até mesmo um aparelho dental de porcelana.

Portanto, um problema comum que pode alterar a cor da língua é a hiperpigmentação da mucosa bucal. Essa doença pode provocar manchas azuis, roxas, castanhas, pretas ou acinzentadas na boca. 

Dessa forma, essas manchas podem ser um sinal de um distúrbio nas glândulas suprarrenais, chamado de doença de Addison ou da doença genética rara chamada síndrome de Peutz-Jeghers. 

Vale informar que esta doença também pode causar manchas na pele. Por isso, uma vez que perceber a alteração na cor da língua de forma anormal, é necessário procurar um especialista.

Procure um especialista também caso esteja interessado em ter dentes mais estéticos e branquinhos ao colocar lente de contato dental.

Além da hiperpigmentação, manchas na língua também podem aparecer devido à pilosa negra. Esse distúrbio pode acontecer quadro há um acúmulo de células mortas nas papilas da superfície da língua que não se extingue normalmente. 

Dessa forma, a língua pode parecer “peluda” e preta. Outros sintomas da língua pilosa negra incluem um sabor metálico na boca, mau hálito ou uma sensação de coceira.

Esses sintomas devem ser investigados, principalmente por pessoas que utilizam aparelho dentário invisível.

Como tratar os pontos pretos na língua

Para tratar pontos na língua, sejam eles doenças e distúrbios, seja eles alguma espécie de ferida, é necessário buscar um profissional, para que ele avalie o caso e possa encaminhar o paciente para o melhor tratamento, de acordo com as peculiaridades de cada caso. 

Entretanto, a primeira medida para remover as manchas é a higiene bucal. Isso porque, a escovação (no mínimo três vezes por dia), com cerdas macias e usar fio dental diariamente pode ajudar na diminuição das manchas, bem como evitar o seu desenvolvimento. 

Dessa forma, caso as manchas sumam após a escovação, não será necessário nenhum tratamento e você precisará ir ao dentista apenas por outros motivos, como pesquisar por clareamento dental preço

Prevenir é melhor do que remediar

Em suma, é importante reforçar que cuidados como uma boa higiene e rotina de escovação são essenciais. Isso porque, cerca de 99% das doenças bucais, na língua ou nos dentes, podem ser evitadas através de uma boa higiene bucal.  

Entretanto, além disso, é necessário sempre buscar visitas regulares ao dentista.

Isso porque, ele como especialista poderá fazer avaliações e perceber sinais que às vezes podem passar despercebidos. Além disso tudo, é importante se colocar atento a possíveis sintomas.

Em síntese, também vale a pena investir em uma boa alimentação e diminuir a quantidade de alimentos que contenham muita glicose e açúcar em sua composição. No lugar do doce é possível consumir mais água. 

Vale lembrar que uma das principais coisas para uma boa saúde bucal é ter uma boca úmida e consumir a quantidade certa de água por dia. 

Por último, mas não menos importante, vale dizer que buscar evitar doenças bucais é muito importante para prevenir-se de tratamentos mais severos como a extração de um dente, e ter que chegar ao ponto de precisar de um implante dental.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Manchas Pretas na Língua: Identificação, Causas e Tratamento

O artigo aborda o tema de pontos pretos na língua, um problema que pode causar preocupação em muitas pessoas. Essas manchas podem ser inofensivas e passageiras, mas às vezes indicam algo mais grave. A língua humana é coberta por papilas gustativas, e essas manchas podem ser causadas por alimentos como vinho e café ou por ferimentos na boca. Problemas como hiperpigmentação da mucosa bucal, doença de Addison, síndrome de Peutz-Jeghers e língua pilosa negra também podem causar manchas. O tratamento geralmente envolve boa higiene bucal, e em casos de manchas persistentes, é necessário procurar um especialista. O artigo enfatiza a importância da prevenção e da higiene bucal regular para evitar problemas mais sérios.

O que podem indicar os pontos pretos na língua?
Podem ser inofensivos, resultantes de alimentos ou ferimentos, mas também podem indicar condições como hiperpigmentação ou doenças como a de Addison e síndrome de Peutz-Jeghers.

Como tratar pontos pretos na língua?
A higiene bucal adequada é a primeira medida, incluindo escovação regular e uso de fio dental. Em casos persistentes, é necessário consultar um especialista.

O que é língua pilosa negra?
É um distúrbio onde há acúmulo de células mortas nas papilas da língua, fazendo-a parecer “peluda” e preta, podendo causar mau hálito ou sabor metálico.

Quais alimentos podem manchar a língua?
Alimentos como vinho e café podem manchar temporariamente as papilas gustativas, resultando em pontos pretos.

Como prevenir manchas na língua?
Manter uma boa higiene bucal, incluindo escovação regular e uso de fio dental, além de visitas regulares ao dentista, são essenciais para prevenir manchas na língua.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *