O que são parques eólicos

Parques eólicos são na verdade baseados em um sistema de diversas centrais eólicas, geralmente bem próximo um dos outros, em certos casos com certa distância, no entanto sempre unidas em uma única rede. 

O único ponto importante a se destacar aqui é que esses parques eólicos geralmente são construídos em locais em que a velocidade média do vento é superior a 4,5 m por segundo.

E também representa uma construção extremamente segura, contando com manutenções periódicas e uma ótima maneira de iniciar a construção do local. 

Um ou dois anos antes de começar a construção são feitos estudos do território selecionado, geralmente é selecionado alguns materiais que podem ser inseridos em locais mais altos próximos. 

Um exemplo desse tipo de produto é um anemômetro, com ele é possível adquirir informações importantes sobre a direção do vento e a velocidade dele naquela região.

Outra informação importante sobre os parques eólicos é que em quase todas as ocasiões são construídas em morros extremamente altos, já que com a altura se aumenta também a velocidade do vento o que é extremamente importante para que o equipamento trabalhe bem e com alta qualidade.

Mas saber o que é um parque eólico vai muito além de entender sobre suas aplicações e possibilidades, exatamente por esse motivo é que vamos tentar abranger um número maior de informações a respeito desses locais. Acompanhe!

Parques eólicos: o que realmente são?

É necessário fazer uma análise um pouco extensa para entender o que eles são e os seus tipos. 

Pois é! Existem diferentes tipos de parques eólicos! O mais conhecido deles é o terrestre porque são aqueles que apresentam maior facilidade para a construção, apesar de que a licença para construção no território pode levar certo tempo para ser obtida. Em alguns casos o processo leva até um ano!

Mas não são apenas os parques eólicos que se destacam. Você já ouviu falar do offshore? Pois é, esse ramo também possui local destinado apenas a parques eólicos. E é assim mesmo como você está pensando! 

Os parques eólicos ficam perto do mar ou do Oceano e graças a sua exposição a esses locais a geração de energia é muito mais agradável. Com uma exposição periódica a brisa é possível gerar essa eletricidade.

Esses locais conseguem ter uma grande vantagem, a primeira delas é que eles não exigem local na terra. Geralmente ficam no mar aberto a uma distância de pelo menos 10 km da costa. 

E também devemos destacar a grande produtividade, já que no mar os ventos geralmente são mais fortes e constantes. Talvez o investimento seja um pouco mais alto considerando que há uma necessidade de cabos submarinos para transferir energia da plataforma da Costa.

Quanto à construção de parques eólicos 

Como deu para perceber durante esse texto, é necessário um planejamento efetivo para que um parque eólico seja construído, mas que tipo de critérios deve ser considerados no momento da escolha do terreno e da construção?

Um dos fatores mais importantes para considerar é o cálculo preliminar relacionado ao ruído que será produzido com essas instalações. 

A questão da poluição sonora é extremamente importante nesse momento, já que pode gerar bastante problema para a saúde de quem está próximo da região.

No parque eólico é possível encontrar uma facilidade enorme em gerar energia que seja de fato de qualidade e limpa. Juntamente com a energia solar ela é uma das mais promissoras quando falamos do Futuro.

Como funciona um parque eólico?

Você já viu um parque eólico? Você já notou turbinas eólicas em alguma foto ou em suas visitas para certas regiões? Pois é, nem sempre as pessoas notam esse tipo de item em meio a um local. É a partir das turbinas eólicas que se consegue produzir energia elétrica com eficiência e de maneira limpa.

O funcionamento de uma turbina eólica não é tão complexo assim, ela possui bastante similaridade com o funcionamento da asa de um avião comum. 

O rotor da turbina consegue girar em uma área de baixa pressão, criando uma força de elevação. Graças a essa força de elevação é que a turbina consegue gerar eletricidade de fato.

Pensando nesses pontos também podemos concluir que a eficiência dos parques eólicos está intrinsecamente ligada à capacidade dos seus geradores, mas também com o tipo de sistema utilizado para medir ou até mesmo armazenar a energia elétrica.

Energia limpa e energia fácil

Como já foi dito, um parque eólico é uma região feita para realizar a conversão da energia eólica em energia elétrica. Todo trabalho mecânico feito pelas turbinas consegue gerar resultados em forma de energia elétrica que é transferida para alguns locais.

Uma estação simples pode incluir um número extremamente alto de usinas eólicas, em certos sistemas é possível encontrar centenas de elementos com muita facilidade.

Mas um fator extremamente importante que deve ser bem gerenciado é como a energia consegue ser considerada limpa. 

Apesar da poluição sonora e também da poluição visual, comparado às outras formas de energia como a hidrelétrica e a nuclear, essa é uma forma de produzir sem agredir um ambiente.

E mesmo que exista uma agressão mínima em certo ambiente, ela fica restrita apenas aquele local. 

Como funciona na prática o sistema eólico

Além dos processos simples já mencionados, relacionados à produção de energia a partir das turbinas, o processo costuma passar por outros locais antes de chegar às residências ou empresas.

O princípio é fácil de entender, você transforma energia cinética em energia elétrica. Graças a certas engrenagens dentro das turbinas é possível aumentar a velocidade de giro.

Mas dentro desse processo também é necessários outros elementos como por exemplo um controlador. Também é importante possuir um inversor de energia e o gerador eólico. Graças a esses elementos e a comunhão dele em algo maior é possível obter o resultado desejado.

A energia solar e a eólica são extremamente limpas e prometem ocupar mais espaço no dia a dia de muitos estabelecimentos e residências.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =