O que faz um esteticista e como ingressar na profissão?

Confira tudo sobre essa carreira e veja se vale a pena investir para trabalhar na área! 

Se você tem interesse em ingressar na área da beleza, mas tem receio desse mercado, saiba que houve um crescimento de mais de 500% no ramo nos últimos anos, especialmente na área de estética. Mas, afinal, o que faz um esteticista?

Pois bem, um profissional de estética possui diversas áreas de atuação como estética facial, corporal, podologia, terapia capilar e muitas outras. Ou seja, você poderá optar pela área que mais te interessa.

Além disso, você poderá contribuir de maneira positiva com o bem-estar e autoestima dos seus clientes, podendo até mesmo auxiliar médicos e enfermeiros em tratamentos. Afinal, a área de estética é muito vasta e rica!

Mas, será que vale mesmo a pena investir nessa carreira? Como funciona essa profissão e o que faz um esteticista? Se você ainda está em dúvida se deve ou não se tornar um profissional, veja a seguir tudo o que você precisa saber!

O que é a área de estética e cosmética?

Primeiramente, o ramo de estética e cosmética é uma das muitas vertentes da área da saúde. Na verdade, seu principal objetivo é proporcionar qualidade de vida e saúde aos seus pacientes e clientes.

Os profissionais que trabalham nesse segmento são os esteticistas, que utilizam de procedimentos e tratamentos focados no cuidado com o corpo. Enquanto isso, esse profissional vai utilizar diversos produtos cosméticos durante seu atendimento.

Dessa forma, é essencial ter um entendimento amplo da área para entender como os produtos e procedimentos podem afetar o organismo como um todo. Por isso é necessária uma formação de qualidade através de cursos para ser esteticista.

O que faz esse profissional?

Embora muitas pessoas acreditem que o que faz um esteticista está ligado apenas a procedimentos de beleza e preferências estéticas, a profissão vai muito além disso! Nesse sentido, os esteticistas podem trabalhar diretamente com médicos e enfermeiros.

Por exemplo, são eles que auxiliam na recuperação de pacientes após algumas cirurgias, ou até mesmo vítimas de queimadura ou outros acidentes. Ou seja, essa área está intimamente ligada à saúde.

No entanto, existem inúmeras vertentes que o esteticista pode atuar, de forma que você pode escolher de acordo com o seu perfil profissional. Nesse sentido, algumas das áreas mais rentáveis do mercado atualmente incluem:

  • Drenagem linfática e massagens;
  • Estética facial;
  • Tratamentos capilares;
  • Podologia, entre outros tantos.

Ainda que algumas plataformas possam oferecer cursos online, aulas presenciais teóricas e práticas são necessárias para formar um profissional apto a trabalhar na área. No entanto, para quem quer ter um primeiro contato com a profissão, o conteúdo digital é uma boa ideia.

Quanto ganha esse profissional? Vale a pena?

Como você pode ver, existem inúmeras áreas de atuação para um esteticista. Dessa forma, os ganhos variam de acordo com o segmento escolhido. Então, vale a pena analisar suas preferências de atuação e expectativas salariais antes de escolher.

De um modo geral, os ganhos mensais de um profissional do ramo podem variar entre R$1.500,00 a R$4.000,00. No entanto, tudo vai depender do tamanho da empresa onde você trabalha, seu nível de conhecimento ou até mesmo se você é autônomo.

Vale lembrar que centros estéticos ou treinamentos também são uma opção que pode render ainda mais ganhos no final do mês. Aliás, você sabia que essa é uma das áreas que mais cresce no Brasil?

Na verdade, o nosso país possui o terceiro maior mercado de beleza do mundo! Isso porque os brasileiros encaram a estética como uma fonte de bem-estar e qualidade de vida. Por isso, a procura por profissionais da área está sempre crescendo.

Confira como seguir carreira na área: veja 4 dicas para trabalhar como esteticista!

Embora o mercado de trabalho na área da estética esteja em constante crescimento, ele também é bastante competitivo. Afinal, o que faz um esteticista se destacar na profissão e conseguir boas oportunidades de emprego?

Pois bem, você pode investir no seu perfil profissional e aprimorar cada vez mais o seu currículo. Então, veja a seguir algumas dicas de como começar a trabalhar na área e ter uma carreira de sucesso!

Faça cursos

Desde 2018 que a profissão de esteticista está prevista em Lei. No entanto, é necessário apresentar diploma de graduação na área para começar a trabalhar. Ou seja, você vai precisar investir em um bom curso para aprender todo o conteúdo necessário.

Nesse sentido, existem opções em faculdades e universidades de cursos em Estética e Cosmética. Além disso, você também pode realizar cursos técnicos em estética em instituições como o SENAC, por exemplo.

Os cursos têm duração entre 2 e 3 anos, e oferecem uma grade completa de conteúdo. No entanto, para quem quer ter um primeiro contato com a área antes de decidir se quer ou não investir, pode tentar cursos online gratuitos de estética.

Atualize-se

Além de realizar cursos completos para se formar na área e estar apto a trabalhar como esteticista, também é preciso continuar atualizando seus conhecimentos. Assim, você vai ficar de olho em todas as inovações do mercado.

Na verdade, esse curso possui uma área de atuação bastante grande. Ou seja, é essencial acompanhar as tendências, novidades tanto de tecnologia quanto de procedimentos. Dessa forma, você com certeza vai surpreender seus clientes.

Para quem deseja se especializar ou aprender novas técnicas, existem cursos à distância em instituições de ensino de qualidade que podem ser ideais para quem não tem muito tempo livre. Vale a pena investir!

Adquira experiência

Pois bem, depois de estudar bastante para se formar na área, também é necessário obter experiência profissional. Aliás, não basta apenas aprender o que faz um esteticista e ter uma bagagem teórica. Também é necessário saber na prática como atuar!

Nesse sentido, um bom esteticista vai conquistar seus clientes com um atendimento exemplar, gerando assim mais feedbacks positivos. Lembre-se que a prática leva a perfeição, então não tenha medo!

Pode ser uma boa ideia começar sua carreira em clínicas de estética, salões e outros estabelecimentos do ramo. Assim você terá maior fluxo de clientes e poderá aperfeiçoar suas técnicas.

Divulgue

Por fim, com o mundo digital que vivenciamos hoje, é essencial que você aprenda a divulgar seu trabalho, principalmente nas redes sociais. Não tenha receio de criar um canal online para publicar mais sobre você, seu atendimento e seus resultados.

Crie uma marca pessoal e procure fortalecer esse nome utilizando as ferramentas da internet a seu favor. Use e abuse da tecnologia para divulgar seu trabalho nas mídias e tenha consistência nas suas postagens.

Aliás, canais digitais também são uma excelente escolha para quem deseja iniciar na área de estética, mas não pode investir em um curso nesse momento. Existem plataformas que oferecem cursos gratuitos à distância para você aprender o básico da área. Aproveite!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *