O que é Growth Mindset?

O termo Mindset se tornou um conceito muito popular e falado nos últimos anos, não à toa que o livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, é o mais vendido na Amazon na categoria Psicologia do Desenvolvimento. As pessoas procuram cada vez mais, saber sobre esse termo e explorá-lo usando ele ao seu favor. 

Entre as principais vertentes do mindset, ou mentalidade se traduzirmos para o português, temos justamente o Growth, de acordo com pesquisas, assim como fios e cabos elétricos que possuem vários tipos diferentes, aqui existem dois estilos principais de mentalidade, o Fixed e o Growth. 

O primeiro diz respeito às pessoas com um mindset mais fechado, desconsiderando a hipótese de descobrir e desenvolver coisas novas, sempre defendendo a tese de que devemos manter os pensamentos limitados. 

Já o Growth é relacionado a uma mentalidade de crescimento, mais aberta e ampla, quer conhecer mais sobre esse termo e descobrir o motivo dele ser tão popular atualmente? Então no texto de hoje nós vamos te explicar tudo, confira!

O que significa o Growth Mindset?

Em uma tradução livre para o português, Growth Mindset significa mentalidade de crescimento, e representam as pessoas que acreditam no desenvolvimento da própria inteligência, ou seja, elas não se contentam com as habilidades e conhecimentos que possuem, e sempre procuram mais. 

Esse tipo de pessoa, costuma abraçar novas ideias com mais facilidade, persistir mesmo diante das adversidades, aprendem e lidam melhor com críticas, encontram lições e inspirações no sucesso das outras pessoas e enxergam no esforço e em cada passo, um caminho para alcançar a maestria. 

Quem tem o Growth Mindset não se contenta com pouco, e busca uma evolução cotidiana, sempre procurando os melhores resultados e alcançar o nível mais elevado de realização pessoal e profissional dentro da sua vida, são pessoas que se adaptam, desenvolvem novas habilidades, encontram novas formas de trabalhar e conseguem enxergar o mundo, sob uma nova ótica. 

É como se o seu quadro de distribuição de ideias dentro do seu cérebro nunca parasse de operar, e estivesse disponível para aceitar diferentes opiniões, e a exploração de um mundo totalmente novo. 

Porque o Growth Mindset é tão importante?

Com a chegada da pandemia, conseguimos valorizar cada vez mais pequenas coisas, e entender de uma vez por todas, que o mundo está em constante mudança e evolução, nada é fixo e dificilmente alguma coisa dura para sempre, então porque se restringir apenas aquilo que você aprendeu, sem estar disposto a mudanças e a exploração de novas possibilidades?

O Growth Mindset ajuda a se adaptar a essas mudanças, entender e aprender com seus erros, estar aberto a novas oportunidades pessoais e profissionais, saber crescer e se desenvolver com as novas tecnologias, entender e abraçar o desconhecido e encarar os desafios de frente, sempre analisando o propósito e o lado bom de cada coisa. 

No final das contas, você acha que na vida pessoal ou no mercado profissional, quem tem mais chance de alcançar o sucesso, o Growth ou o Fixed Mindset?

Como desenvolver a mentalidade de crescimento?

Se você se interessou pelo Growth Mindset e quer replicá-lo no seu dia a dia, nós vamos te ajudar! O primeiro passo é enxergar cada erro ou fracasso como uma forma de aprendizado, tire uma lição mesmo nas piores situações, veja novas oportunidades até mesmo de erros de terceiros, saiba avaliar a negatividade e tire proveito dela ao seu favor. 

Também é importante valorizar o caminho até o resultado, lógico que todo mundo espera alcançar um objetivo, mas é sempre importante ressaltar a jornada que te levou até ele, se você terminou de montar um móvel, por exemplo, valorize os discos de corte usados, as falhas e todo o aprendizado até que ele chegasse naquele resultado final. 

Evite se esforçar apenas para ter o reconhecimento, saiba que tudo que você vai alcançar e todo o sucesso é uma consequência das suas ações, nada é feito apenas para ser reconhecido e tudo vem como resultado de suas atitudes. 

Por fim, esteja aberto a feedbacks e a novas experiências, se você quer crescer sua mentalidade, é preciso entender diferentes pontos de vista, compreender visões opostas é sempre procurar se desenvolver, entender outros contextos e uma mesma história. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *