O que é diversidade e inclusão (D&I) e por que é tão importante?

Saber o que é diversidade e inclusão (D&I) é uma excelente maneira de melhorar o clima e a cultura organizacional, aprimorar a imagem da marca no mercado, agregar mais valor ao negócio, aumentar a lucratividade, entre diversas outras vantagens.

Apenas como exemplo de resultados que podem ser obtidos por meio da implementação desse conceito, um estudo chamado “Examining the Impact of LGBT Senior Leadership Representation on Business Outcome” comprovou o impacto positivo que as lideranças LGBTQIA+ geram para as companhias.

De acordo com o levantamento, organizações que têm profissionais da comunidade LGBTQIA+ em cargos de liderança sênior — incluindo donos, CEOs, conselho administrativo, líderes e outros — alcançam desempenho 61% maior do que empresas que não atuam dessa forma.

Mas saiba que não apenas esse grupo minoritário traz benefícios para os negócios. Da composição de um quadro de funcionários mais inclusivo, à estruturação de uma rede de fornecedores diversos, são vários os retornos positivos que podem ser alcançados.

O primeiro passo para isso é entender o que é diversidade e inclusão (D&I) e, em seguida, como tornar esse conceito uma realidade na sua empresa.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira tudo sobre esse tema!

O que é diversidade e inclusão (D&I)?

Diversidade e inclusão, representados pela sigla D&I no meio corporativo, são conceitos relacionados à promoção de ambientes de trabalho que contemplem profissionais do chamado grupo minoritário e garantam seus direitos.

Grupo minoritário é o nome dado a conjuntos de pessoas que, por variados motivos, sofrerem preconceito e/ou discriminação por parte da sociedade. Nesse contexto estão inseridas as pessoas negras, a comunidade LGBTQIA+, mulheres, indígenas, nordestinos, pessoas com deficiência (PcD), entre outros.

Para facilitar o entendimento sobre o que é diversidade e inclusão (D&I), é bastante válido falarmos sobre esses contextos separadamente.

O que é diversidade?

Diversidade pode ser definida como características que diferem uma pessoa da outra. Isso também inclui comportamentos, valores, atributos, crenças, aspectos físicos e até mesmo personalidade.

São vários os tipos de diversidade, alguns exemplos são:

  • idade;
  • gênero;
  • orientação sexual;
  • etnia;
  • religião;
  • condição física

O que é inclusão?

A inclusão consiste em criar ambientes nos quais as diferenças entre as pessoas são compreendidas e verdadeiramente respeitadas

Em outras palavras, consiste na estruturação de lugares saudáveis de convivência, nos quais a pluralidade e a diversidade têm espaço.

Existem diferentes maneiras de promover a inclusão em uma empresa. Entre essas formas estão:

  • criação de políticas internas que fomentam o D&I no local de trabalho;
  • formação de grupos especialmente criados para receber e ouvir pessoas diversas;
  • promoção da equidade, a exemplo de ambientes com acessibilidade para PcDs. 

Qual a importância de D&I para as empresas?

Com a explicação sobre o que é diversidade e inclusão (D&I) mais clara na mente, fica fácil compreender porque esses conceitos são tão importantes para as empresas atualmente.

O primeiro motivo que podemos citar é que a implementação do D&I em uma organização abre caminho para acesso a diferentes mercados e grupos de consumidores, o que tende a contribuir para a geração de novas oportunidades de negócio e aumento da rentabilidade.

Uma prova disso vem do estudo “O cenário de vendas no Brasil”, promovido pelo LinkedIn, o qual revelou que a diversidade é um importante diferencial competitivo.

Segundo o levantamento, 93% dos consumidores afirmam que se sentem mais propensos a comprar de empresas cujas equipes de vendas representam suas comunidades.

Além desse ponto, saber o que é diversidade e inclusão (D&I) e como implementar esses conceitos é importante para as companhias dos mais variados portes e setores, pois:

  • cria espaços favoráveis à criatividade e inovação, condição que ajuda a estruturar processos de trabalho mais eficientes;
  • melhora  imagem da marca perante seus stakeholders;
  • melhora a clima e a cultura organizacional;
  • promove o respeito entre os profissionais, diminuindo os atritos;
  • aumenta o engajamento dos times;
  • ajuda a reduzir a taxa de turnover.

Como promover diversidade e inclusão no seu negócio? 6 dicas

Para promover diversidade e inclusão no seu negócio, nossa dica é adotar uma série de boas práticas voltadas para a implementação desses conceitos.

Na lista das mais relevantes para esse fim, estão:

  • mude a mentalidade de gestores e líderes, destacando a importância do D&I para a empresa e quanto a participação deles é essencial para a construção desse cenário;
  • revise os processos de recrutamento e seleção de talentos, garantindo que os grupos minoritários sejam devidamente incluídos e valorizados;
  • promova treinamentos, cursos e capacitações para expandir a percepção dos profissionais sobre o que é e a importância de D&I para o crescimento do negócio;
  • dê o mesmo espaço de fala para todos;
  • garanta a equidade em diferentes cenários e momentos;
  • adeque a cultura organizacional para que essa abranja corretamente esses conceitos.

Dica extra de como promover D&I na sua empresa!

Somado a todos esses pontos, é bem importante que você tenha em mente que a promoção à D&I não deve se limitar ao seu quadro de funcionários

Para alcançar resultados como os que mencionamos — e alinhar suas ações e estratégias ao esperado por seus clientes, investidores e parceiros de negócio —, é fundamental que sua rede de abastecimento seja tratada da mesma forma.

No caso, estamos falando sobre a criação de um programa de diversidade de fornecedores, processo que inclui a contratação de empresas fornecedoras diversas para fazer parte da sua supply chain.

Conforme definido para National Minority Supplier Development Council (NMSDC), entidade voltada à defesa dos interesses de grupos étnicos sistematicamente excluídos, entenda por fornecedor diverso uma companhia cujo controle e/ou propriedade é de, pelo menos, 51% de indivíduos ou grupo minoritário.

A forma mais rápida e prática de identificar esses tipos de empresas fornecedoras é usando softwares de gestão de fornecedores que tenham essa função. Isto é, sistemas que fazem essa seleção automaticamente, contribuindo para que a rotina dos profissionais do time de compras e procurement seja ainda mais eficiente e dinâmica.

Ao trazer fornecedores diversos para sua companhia, alguns dos resultados que podem ser obtidos são:

  • melhora da imagem da marca;
  • acesso a mercados emergentes;
  • criação de novas oportunidades de negócio, entre diversos outros.

Ou seja, com a implementação da D&I em diferentes frentes da sua empresa, você só tem a ganhar!
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts