O primeiro eco distrito do Brasil pode ser na costa esmeralda em SC

Olá! Você já ouviu falar sobre EcoDistritos? Em Tijucas, Santa Catarina, está surgindo o Reserva Royal, um projeto imobiliário que promete ser o primeiro EcoDistrito do Brasil. Este conceito inovador busca integrar as pessoas ao meio ambiente, criando espaços urbanos que são ao mesmo tempo sustentáveis e conectados com a natureza. Vamos explorar mais sobre este projeto fascinante e o que ele representa para o futuro das cidades.

O Relatório Mundial das Cidades 2022 da ONU-Habitat estima que até 2050 68% da população mundial vai residir no meio urbano. Diante deste cenário, os municípios enfrentam o complexo desafio de contar com infraestrutura, moradia e soluções ambientais para atender seus moradores.

Por definição, os EcoDistritos são lugares de uso misto, caminháveis, diversos, com participação das comunidades e que disponibilizam espaços públicos para a interação e maior conexão entre área edificada e a natureza. Dentro desse contexto, se configuram em uma alternativa urbanística para a construção de localidades mais resistentes às transformações climáticas, sociais e econômicas.

Em Santa Catarina, o município de Tijucas, larga na frente com a instalação do Reserva Royal, um projeto imobiliário com características de um EcoDistrito, tendência urbanística mundial que vai além de ações para reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

“O Reserva Royal foi idealizado a partir deste conceito, buscando integrar as pessoas ao meio ambiente, repleto de verde da natureza e do azul das nascentes numa área total de 4,3 milhões de metros quadrados”, destaca o CEO da Verde & Azul, Luiz Carlos Gallotti Bayer.

Vistos como a alma das cidades pela EcoDistricts, os EcoDistritos possuem uma escala única para introduzir e acelerar investimentos que podem resultar em melhorias significativas para a população. A organização elaborou um protocolo com o intuito de fomentar o desenvolvimento de novos empreendimentos urbanos dessa natureza. O documento contou com a participação de mais de 100 profissionais de vários países e está dividido em três etapas: prioridades, objetivos e implementação. As prioridades são distribuídas em seis áreas mais específicas que auxiliam na definição das ações a serem efetuadas: Lugar, Prosperidade, Saúde e Bem-Estar, Conectividade, Estrutura Viva e Restauração de recursos.

Através delas são planejadas táticas e atividades que possibilitam uma conexão das pessoas com os seus EcoDistritos, manutenção da história e cultura da região e a concepção de áreas coletivas e moradias distintas e acessíveis. O protocolo também salienta a importância da recuperação da vegetação e da manutenção dos recursos ambientais, adotando recursos tecnológicos para elevar o uso de fontes de energia limpa e renovável, racionalizar a utilização da água e descartar corretamente os resíduos

Outra particularidade dos EcoDistritos, também integrante do projeto do Reserva Royal, é a presença de espaços verdes maiores que nas demais áreas dos municípios e a preservação da biodiversidade local. No projeto da Verde & Azul Urbanismo, o masterplan prevê a preservação de um maciço florestal de mais de um milhão de metros quadrados, além de um parque orquidófilo e outro intermunicipal, unindo Tijucas a Porto Belo. Hortas comunitárias também fazem parte de muitos EcoDistritos, que podem ser instalados com o objetivo de recuperar uma área degradada ou criadas para integração da comunidade, como é o caso do Reserva Royal. Para atingirem a meta de serem mais inclusivos, diversos e viáveis economicamente, esses bairros são idealizados unindo diferentes formatos de habitação, comércio e negócios. O Reserva Royal conta com uma área de Centralidades, que reunirá escritórios (coworking), além de lojas comerciais e prestação de serviços.

O entendimento é de que os estabelecimentos são fundamentais para gerar empregos e renda, o que tornam esses bairros e os seus residentes mais preparados para suportarem os reflexos sociais, financeiros e das mudanças climáticas. Outro fator comum a essas comunidades é a participação, administração e liderança dos indivíduos que vivem nelas e que ajudam a identificar as necessidades da região e os caminhos para resolvê-las. A criação de uma associação de moradores também faz parte do projeto da Verde & Azul Urbanismo, até como mais um elemento para garantir a preservação das áreas verdes do empreendimento. “Essa associação tem a capacidade de gerar um sentimento de pertencimento ao morador, que assim valoriza, cuida e preserva o entorno da sua moradia. Por isso reservamos um espaço interno para sediar a associação e estimular esse sentimento”, explica Luiz Carlos Galotti Bayer.

Reserva Royal em Tijucas: O Primeiro EcoDistrito do Brasil e Seu Impacto na Urbanização Sustentável

O Reserva Royal, localizado em Tijucas, Santa Catarina, é um projeto imobiliário que se destaca como o primeiro EcoDistrito do Brasil. Este conceito urbanístico moderno visa criar espaços de uso misto, caminháveis e diversificados, promovendo uma maior conexão entre as áreas construídas e a natureza. O projeto, idealizado pela Verde & Azul Urbanismo, abrange uma área total de 4,3 milhões de metros quadrados, incluindo a preservação de um maciço florestal significativo e a criação de parques e hortas comunitárias. O Reserva Royal também enfatiza a importância da recuperação da vegetação e da manutenção dos recursos ambientais, adotando tecnologias para o uso de energia limpa e renovável. Além disso, o projeto inclui uma área de Centralidades, que reunirá escritórios, lojas comerciais e serviços, contribuindo para a geração de empregos e renda na região.

O que é um EcoDistrito e como o Reserva Royal se encaixa nesse conceito?
Um EcoDistrito é um espaço urbano que promove sustentabilidade, diversidade e conexão com a natureza. O Reserva Royal é projetado para ser um EcoDistrito, integrando áreas verdes, tecnologias sustentáveis e espaços comunitários.


Quais são as características principais do Reserva Royal?
O Reserva Royal possui uma área total de 4,3 milhões de metros quadrados, com foco na preservação ambiental, espaços verdes, uso de energia renovável e áreas de convivência comunitária.


Como o Reserva Royal contribui para a sustentabilidade ambiental?
Através da preservação de áreas verdes, uso de tecnologias para energia limpa e renovável, e recuperação da vegetação local.


Qual é a localização do Reserva Royal?
O Reserva Royal está localizado no município de Tijucas, em Santa Catarina.


Que benefícios o Reserva Royal traz para a comunidade local?
O projeto traz benefícios como a geração de empregos, renda, espaços de lazer e convivência, além de promover um estilo de vida mais sustentável e integrado à natureza.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts