O Papel Da Alimentação Na Longevidade: Entenda A Importância De Alguns Alimentos Para O Público 60+

Alimentação equilibrada e prática de atividade física são essenciais para uma boa longevidade

Estimativas da ONU indicam que, nos padrões atuais, o Brasil terá cerca de 184,5 milhões de habitantes em 2100. Desse total, 73,3 milhões — 40% da população — terão mais de 60 anos. Hoje, o público 60+ representa 14,7% da população residente no Brasil, de acordo com dados de 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas.

Uma alimentação equilibrada é importante em todas as fases da vida. Mas quando se fala no público 60+, alguns itens merecem destaque, já que podem auxiliar em problemas específicos que são mais característicos nessa fase da vida, ajudando inclusive na prevenção de doenças e como formas de manter o organismo em bom funcionamento.

“Cada vez mais temos trabalhos científicos de qualidade mostrando a importância do estilo de vida no processo de envelhecimento. Um estilo de vida saudável proporciona não somente a prevenção de diversas doenças comuns no envelhecimento, como doenças cardiovasculares, diabetes, demências e câncer, como também nos auxilia no controle adequado dessas condições quando elas acontecem. Isso pode significar mais independência e autonomia ao longo de toda a vida”, afirma Dra. Polianna Souza,  médica geriatra e cofundadora do canal Longidade.

A primeira recomendação é com relação aos alimentos ultraprocessados, ricos em gordura saturada, açúcar e sódio, frituras, embutidos, refrigerantes e doces que devem ser evitados e consumidos com moderação, pois podem levar ao surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Um dos principais nutrientes que deve fazer parte da alimentação dos idosos é o cálcio, que ajuda na prevenção da osteoporose e de outras doenças ósseas. Alimentos como queijo, iogurte, leite e folhas verdes escuras são boas opções que servem como fontes de cálcio. As fibras também são importantes, pois ajudam a manter o bom funcionamento do intestino e a evitar problemas como a constipação. Elas estão presentes em frutas, legumes e verduras, além dos cereais integrais.

“O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos. Ele desempenha um papel fundamental na manutenção da estrutura e força óssea, assim como na regulação de outras funções do organismo, incluindo a contração muscular, a coagulação sanguínea e a transmissão nervosa. Quando a ingestão de cálcio é inadequada, o organismo retira o cálcio dos ossos para manter as funções corporais normais. Com o tempo, isso pode levar à perda óssea e ao enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de osteoporose e fraturas, além de sintomas como cãibras musculares, fadiga, insônia e irritabilidade”, explica o Dr. Sérgio R. Costa, médico ortopedista especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT e cofundador do canal Longidade.

Ele ainda complementa afirmando que a quantidade recomendada de cálcio varia de acordo com a idade e o sexo. Para adultos com menos de 50 anos, a ingestão diária recomendada é de 1.000 mg por dia. Já para adultos acima de 50 anos, a recomendação é de 1.200 mg por dia. E é importante notar que a absorção de cálcio é afetada por outros fatores, como vitamina D e atividade física também.

As proteínas também são importantes por ajudarem a manter a massa muscular e prevenir a sarcopenia, ou seja, a redução gradual da massa muscular que ocorre com o avanço da idade. Outro nutriente que deve estar em dia é a vitamina D, pois ela auxilia na absorção do cálcio, o que mantém os ossos fortes.

A principal fonte de vitamina D são os alimentos: os ovos e os peixes mais gordurosos, como sardinha e salmão. Porém, o sol é necessário para que a vitamina D dos alimentos seja convertida. Contudo, após os 60 anos, há uma redução dessa capacidade de conversão pelos raios solares, por isso, muitas vezes é necessário fazer a reposição da vitamina D convertida.

“A partir dos 60 anos, temos uma maior tendência à perda de massa muscular, que diminui a autonomia, aumenta risco de infecção, piora prognóstico de doenças e aumenta complicações em cirurgias. Para reduzir essa perda, devemos consumir proteínas em todas as refeições principais, como, por exemplo, carnes, ovos, leite e derivados e grãos”, explica a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do hospital Albert Einstein e cofundadora do canal Longidade.

A atividade física também é forte aliada no ganho de massa muscular e deve fazer parte do dia a dia do público 60+. O pilates, por exemplo, traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura, alongamento e fortalecimento muscular. A musculação e a caminhada também são boas opções, mas o importante é encontrar uma atividade que traga satisfação e bem-estar, lembrando que a recomendação é a prática de 30 minutos de atividade física diária para uma vida mais saudável e uma boa longevidade.

Cofundadores do projeto Longidade

Médica Geriatra Polianna Souza

Médica geriatra pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Formação em Cuidados Paliativos pela Asociacion Pallium Latinoamerica

Formação pelo Curso Avançado em Oncologia Geriátrica pela Sociedade Internacional de Oncologia Geriátrica (SIOG)

Áreas de atuação em Dor e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira-AMB

Membro do Comitê de Bioética do Hospital Israelita Albert Einstein

Médica do Grupo de Suporte ao paciente oncológico do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein

Sócia fundadora da Oncogeriatria Brasil Ensino

Coordenadora da Pós Graduação em Oncogeriatria do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Nutróloga Andrea Pereira

MD, PhD

Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein;

Cofundadora e coordenadora da ONG Obesidade Brasil;

Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;

Pós-doutorado em andamento pela Medicina Esportiva da FMUSP sobre obesidade, câncer de mama e exercício;

Autora do livro “Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.

Médica oncologista Lucíola Pontes

Médica oncologista do Centro de Cuidado em Oncologia e Hematologia Hcor

Cofundadora da Oncogeriatria Brasil 

Chair do Grupo LACOG Oncogeriatria 

Formação Executiva em Mercado da Longevidade pela FGV

Doutoranda pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Médica Hematologista Morgani Rodrigues

Médica Hematologista e do Transplante de Medula Óssea do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Médica responsável pelo Ambulatório Multidisciplinar de seguimento pós-transplante de medula óssea e de doença do enxerto contra o hospedeiro no Hospital Israelita Albert Einstein 

Mestre em Ciências da Saúde na área de Envelhecimento pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Especialização em Neurociência pela Universidade de São Paulo (USP)

Membro da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea – SBTMO.

Membro da Sociedade Internacional de Oncogeriatria – SIOG

Curso Avançado em Oncologia Geriátrica pela Sociedade Internacional de Oncologia Geriátrica (SIOG) e pela Università Cattolica del Sacro Cuore, Roma – Itália.

Consultor de Marketing José F. Silva Jr

Administrador de Empresas

MBA em Gestão Empresarial

Empresário na área de Marketing e Consultoria em negócios

Proprietário da Akademy Marketing – Agência de Marketing

Professor Universitário em disciplinas de marketing e empreendedorismo

Membro da Neurobusiness Society

Ortopedista Dr. Sérgio R. Costa
                                                                                                                                                                 Formação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, 1992-1997.

Especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT e Associação Médica Brasileira

Especialização em Cirurgia do Joelho e Artroscopia – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/HSP

Pós-graduação-Mestrado em medicina, Ortopedia  – IOT da FMUSP ,  2013.

Membro de sociedades nacionais e internacionais:

-Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia–SBOT | Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho-SBCJ | Sociedade Brasileira de Artroscopia-SBA

– Sociedad Latinoamericana de Artroscopía, Rodilla y Traumatología Deportiva  – SLARD | Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine- ISAKOS | American Academy of Orthopaedic Surgeons – AAOS

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts