Método AIDA: O que é e como ele pode ajudar estratégias de marketing

Você já ouviu falar no Método AIDA? Este método trabalha em cima de 4 diretrizes: a Atenção, o Interesse, o Desejo e a Ação. 

Esse método AIDA surgiu em 1899, criado pelo norte-americano St. Elmo Lewis que teve a ideia de tornar os impressos de publicidade mais atrativos para o público. 

Assim como no seu início, esse método vem em um contexto em que é essencial entender sobre o comportamento do consumidor.

Diante disso, esse método vem com a finalidade de compreender como os possíveis clientes de uma empresa pensam acerca de um assunto da empresa. Ou seja, é uma técnica direcionada para a área de marketing e das vendas que quer compreender sobre o comportamento. 

Sendo aplicado em anúncios e até mesmo no processo de Copywriter, onde o conteúdo é criado baseado nos quatro pilares do método. 

Para isso, o método se pauta a partir da jornada de compra do cliente, que varia desde a etapa de contato inicial com a marca, o preenchimento de uma landing page, até o processo final de venda (momento em que o cliente toma uma decisão). 

A aplicação do método envolve também um planejamento que responda algumas perguntas, como o entendimento acerca do que o lead pensa (ou seja, o que o cliente em potencial da empresa está pensando), quais são seus desejos, o que falta para fechar a compra, dentre outros. 

Para entender mais sobre esse método e compreender como ele pode ser aplicado dentro de empresas de automação industrial ou em outros segmentos, prossiga a leitura. 

Quais as etapas do método AIDA?

Agora que você já sabe o que é o método AIDA, vamos entender quais são as suas etapas. Este método trabalha em cima de 4 diretrizes:  

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação. 

Por isso, explicaremos de forma detalhada o que cada uma dessas etapas representa.

Etapa 1: Atenção

A etapa da atenção é a fase inicial, em que a empresa tem a finalidade de conquistar as pessoas para o seu site, blog, redes sociais e de modo geral, para a sua empresa. 

Nessa etapa, portanto, a ideia é atrair a atenção de um visitante para o seu site sobre projeto de automação industrial simples ou até mesmo para uma promoção direcionada. 

Para isso, existe um trabalho da equipe de marketing com as palavras-chave corretas, ou seja, temas que de fato chamam a atenção do público. 

Além disso, dentro do próprio site é possível utilizar algumas estratégias ligadas ao tipo de cor utilizada, aos elementos dispostos no site e até mesmo, à parte de segurança disponibilizada para a realização de compras. 

A empresa precisa ter atenção também em relação à velocidade de carregamento da página, já que páginas lentas acabam repelindo os clientes. Nessa técnica, é possível utilizar os calls to actions, que geram uma chamada para ação. 

Ou seja, são estratégias que pedem uma ação do cliente. 

Etapa 2: Interesse

A segunda etapa é direcionada para o interesse e ocorre quando sua empresa já conseguiu captar a atenção dos clientes. 

Se você conseguiu chamar a atenção do cliente para o seu site de aparelho de fototerapia, chegou o momento de garantir o interesse do cliente por meio de uma informações e orientações que mostram que a empresa de fato é uma autoridade no assunto e tem a oferecer tudo que o cliente procura. 

Para atrair e interessar o cliente é preciso conhecê-lo. Conhecer quais são suas necessidades, problemas e focos de interesse. 

Isso faz com que as palavras-chave inseridas sejam as corretas e ainda, permite que a equipe de marketing produza um conteúdo relevante para o cliente. 

Para conhecer o cliente é importante analisar os dados ligados aos interesses do público, assim como obter informações em relatórios promovidos pelos sites, assim como nas redes sociais. 

Etapa 3: Desejo

A terceira etapa é direcionada para o desejo. Essa é uma estratégia que tende a ser mais lenta, já que despertar o desejo do cliente é mais complicado do que chamar a sua atenção. 

Nessa etapa, existe uma análise de informações sobre o cliente buscando entender alguns pontos mais específicos, ou seja, detalhes são verificados. Algumas informações analisadas são:

  • Quanto tempo o cliente passa em seu site;
  • Se a oferta da empresa atende às necessidades do cliente;
  • As soluções oferecidas são válidas;
  • Quais são os indicadores de confiabilidade da empresa. 

Por exemplo, se o cliente busca por um concentrador de oxigênio aluguel e encontra indicadores de confiabilidade da empresa afirmando que o negócio é ruim, com depoimentos negativos, isso repele novos clientes de se interessarem por seu negócio. 

Ou seja, despertar o interesse do cliente também envolve analisar os indicadores de confiabilidade, que afetam as taxas de conversão. 

Etapa 4: Ação

A quarta etapa é direcionada para a ação do cliente em relação à empresa de sensores indutivos ou qualquer outro negócio. 

Nessa etapa, o cliente já está mais avançado em sua jornada de compra e está mais apto para a conversão. Ou seja, o desejo do cliente referente a um produto de fato pode se tornar uma ação, seja para a compra ou para alguma atitude dentro do site. 

Alguns elementos aceleram o processo de ação do cliente, como é o caso de descontos para quem realizar um determinado procedimento, a aplicação de testes gratuitos ou até mesmo algumas chamadas que despertem o senso de urgência no público. 

A partir do entendimento dessas 4 etapas, vamos entender sobre a aplicação do método.

Como aplicar o método AIDA em estratégias de marketing ?

Conhecendo quais são os métodos e as etapas da AIDA, como ela pode ser aplicada dentro das estratégias de marketing da sua empresa de embalagem termo encolhivel? Falaremos sobre isso a seguir. 

Já sabemos que o método AIDA permite que sua empresa consiga guiar o lead para uma decisão de compra ou outra atividade dentro do site. Mas, como isso pode ser aplicado na prática? 

Na área de marketing e de vendas, essa é uma técnica altamente recomendada. Para conseguir aplicar, é importante que a empresa consiga ter algumas atitudes, como: 

  • Conhecer bem quem é o público-alvo;
  • Entender quais são as necessidades e os interesses do público;
  • Conhecer de forma profunda quais são seus produtos e serviços;
  • Focar na criação de conteúdo a partir de cada etapa da jornada de compra;
  • Entender quais estratégias são necessárias para chamar a atenção do cliente;
  • Aplicar o uso de ferramentas de acompanhamento da jornada de compra do cliente. 

Já que a ideia é não perder nenhuma oportunidade de venda, é importante que a empresa de cantoneira aço carbono tenha algumas atitudes. 

Por exemplo, é essencial desenvolver um conhecimento acerca do perfil do público-alvo, entendendo quais são os interesses, necessidades e assuntos que de fato despertam sua relevância.

Esse conhecimento acerca do público permite uma produção de conteúdo direcionada para cada etapa da jornada de compra do consumidor, ou seja, faz com que a equipe de marketing consiga utilizar as técnicas de marketing de conteúdo de forma assertiva.

Inclusive, cada conteúdo é produzido a partir da etapa que o consumidor está. Não adianta oferecer um conteúdo de venda para um cliente que está iniciando no contato com a sua marca. 

Além disso, existem ferramentas que podem ser utilizadas em sua empresa com a finalidade de acompanhar a jornada de compra do cliente e que por isso, facilitam a visualização dos dados e a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa. 

Inclusive, isso é essencial para ajudar a garantir um bom desempenho das suas campanhas de marketing, assim como de vendas. 

Por que essa técnica é importante para a sua empresa?

É válido apontarmos os motivos pelos quais essa técnica é importante para a clínica de exame aso valor, ou qualquer outro segmento. 

O investimento na área de comunicação e marketing é essencial, sobretudo, quando falamos em técnica de captar e conquistar os clientes para uma ação. 

Essa estratégia é direcionada para ações importantes ligadas ao funil de vendas, ou seja, ao conhecimento sobre as fases da jornada de compra do cliente. 

Ou seja, a técnica contribui para a compreensão de ações que estão no topo do funil, seja na fase de prospecção dos clientes ou da qualificação dos leads. Vale estimar que existe também a compreensão sobre meio e fundo do funil. 

Todas essas ações colaboram para a conquista dos objetivos da empresa, assim como para a etapa da qualificação de leads e das conquistas dos clientes. 

Isso pode afetar diretamente o aumento do número de vendas, assim como um aumento do desejo do cliente de ter contato com o negócio. 

Ou seja, essa é uma estratégia bastante válida para o planejamento das ações de comunicação e de marketing, levando em conta o contato com o público, o entendimento sobre as necessidades das pessoas no contato com sua marca, dentre outros aspectos. 

Por isso, vale a pena entender sobre essas técnicas e aplicar o método. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts