Mercado Ads: como funciona?

Mercado Ads é uma plataforma de anúncios dentro do site Mercado Livre que ajuda a promover a visibilidade dos produtos no canal para que os anunciantes consigam aumentar suas vendas.

As campanhas patrocinadas funcionam por meio de publicações que aparecem de acordo com sua relevância, dentro do marketplace.

Não é de hoje que as organizações entenderam a importância de anunciar na internet, afinal as pessoas estão conectadas o tempo todo e encontram promoções e informações sobre produtos e serviços na internet.

Por meio dessa modalidade de anúncio, a companhia consegue atrair os consumidores, mostrar o valor de suas soluções e melhorar os lucros, algo funcional tanto para os negócios físicos quanto digitais.

No caso do Mercado Ads, é uma ótima opção para expandir ou iniciar um negócio online, por isso o Mercado Livre se tornou uma escolha primordial para quem deseja vender pela internet.

Para potencializar ainda mais as vendas, é possível criar anúncios dentro do marketplace e atrair compradores. O objetivo de tudo isso é alcançar clientes em potencial que procuram produtos oferecidos pela marca.

Este artigo vai explicar o que é Mercado Ads, como funciona e mostrar algumas vantagens de trabalhar com ele.

O que é Mercado Ads?

Mercado Ads é uma plataforma de anúncios disponibilizada pelo Mercado Livre, com o propósito de aumentar as vendas e promover os produtos. As campanhas acontecem por meio de publicações mostradas em posições relevantes dentro do marketplace.

Os anúncios aparecem para os usuários de acordo com o seu comportamento, o que torna a distribuição mais assertiva.

Se a pessoa pesquisou, por exemplo, sobre barraca de pastel completa, quando acessar o site novamente, os anúncios referentes à última pesquisa vão aparecer na página de maneira destacada.

Assim sendo, anunciar na plataforma é uma excelente maneira de aumentar o alcance dos produtos, posicioná-lo nas buscas e atingir o público mais propenso a comprar.

Funcionamento do Mercado Ads

O Mercado Ads oferece duas opções de anúncios, as quais são o Product Ads e o Display. Depois de selecionar o tipo de campanha mais adequada para o negócio, em até 24 horas o Mercado Livre gera os anúncios em diferentes espaços, como:

  • Página de resultados;
  • Produtos no final da página;
  • Produtos recomendados;
  • Lista de produtos;
  • Página principal de categorias.

Vantagens de anunciar no Mercado Ads?

Existem várias vantagens para os comerciantes em anunciar seus produtos no Mercado Ads. Uma delas é a possibilidade de alcançar uma grande quantidade de potenciais compradores e praticidade na hora de anunciar.

Além do mais, a marca consegue acompanhar as métricas e indicadores. Só que as vantagens não param por aí, e outras que se destacam muito são:

Aumento da visibilidade

Para um fabricante de carimbo de bolso personalizado, uma das maiores vantagens é fazer com que os produtos apareçam para uma grande quantidade de pessoas.

A marca consegue promover suas mercadorias, dentro do marketplace, melhorando sua visibilidade ao mesmo tempo em que impulsiona as vendas.

O espaço possui cerca de 10 milhões de vendedores ativos, e quem consegue se destacar alcança resultados muito melhores, por isso vale a pena investir nesse destaque.

Praticidade no dia a dia

Com alguns cliques, o anunciante consegue ativar suas campanhas e o Mercado Livre ainda sugere os produtos que ele pode divulgar e mostra os anúncios para as pessoas certas.

Os anúncios chegam até os potenciais compradores, divulgando os produtos do anunciante como a melhor opção para aquilo que eles procuram, por essa razão é muito simples gerenciar a campanha na plataforma.

Excelente custo-benefício

Anunciar no Mercado Livre também traz um excelente custo benefício, principalmente quando comparado a outros canais para publicidade online, como é o caso do Instagram Ads.

É uma estratégia que identifica e recomenda anúncios que precisam de menos cliques para aumentar as vendas, o que ajuda a otimizar os gastos com publicidade sem precisar pagar uma tarifa fixa.

Em outras palavras, uma empresa de envidraçamento de sacada com roldanas só precisa pagar pelos resultados que tiver.

Mais flexibilidade

É possível criar uma campanha com objetivos diferentes, como aumento do crescimento, mais visibilidade e rentabilidade. É possível definir o orçamento diário e o quanto a pessoa está disposta a investir na campanha.

Para isso, o anunciante precisa considerar a receita que espera obter ao criar os anúncios. Essa flexibilidade permite criar uma estratégia compatível com a realidade e as necessidades do negócio.

Uso de métricas e indicadores

Outra grande vantagem é o uso de métricas e indicadores que ajudam a mensurar os resultados das campanhas. Isso permite determinar se os anúncios são realmente eficientes, além da possibilidade de fazer os ajustes necessários.

É assim que uma empresa que vende toldo retrátil loja vai conseguir resultados cada vez melhores. É possível acompanhar a quantidade de vendas com e sem publicidade e o número de cliques no anúncio.

A loja consegue saber o número de pessoas que visualizarão o anúncio, o valor da receita obtida e o valor total do investimento em publicidade. Além disso, consegue gerar relatórios dos anúncios, campanhas e vendas de um período específico.

Dicas para anunciar no Mercado Ads

Para anunciar na plataforma, primeiro é necessário acessar a conta no Mercado Livre, depois clicar em “minha conta” e logo em seguida no ícone “vendas”, presente no menu lateral esquerdo ir até a opção “publicidade”.

Os anúncios patrocinados são criados automaticamente pela plataforma, tendo como foco a otimização dos resultados. O marketplace sugere os produtos com maior potencial de vendas e leva os anúncios até os usuários certos.

Uma clínica de acupuntura em cães com cinomose consegue fazer isso sem precisar configurar o público-alvo da campanha.

Depois de passar por esse processo, vai aparecer um orçamento recomendado por dia, tendo como base a quantidade de cliques que o anúncio pode receber, mas o anunciante pode alterar o valor, considerando suas necessidades.

A empresa pode pausar a campanha e determinar o objetivo da ação para controlar o nível de competitividade. Também existem dois modos diferentes de gerenciar a campanha.

Um deles é o automático, onde a empresa cria uma única campanha com todos os anúncios patrocinados e um único orçamento.

O próprio Mercado Livre se encarrega de ativar automaticamente os produtos que apresentam um bom nível de vendas, mas o anunciante se encarrega de patrocinar os outros por conta própria.

A plataforma criou essa opção para melhorar a gestão de anúncios e possibilitar que o vendedor se mantenha focado em outras áreas importantes do negócio, como o atendimento ao cliente e o próprio setor de vendas.

Uma empresa especializada em regularização de cnh suspensa por embriaguez também pode gerenciar sua campanha de maneira personalizada. Isso ajuda a criar múltiplas campanhas e agrupar os anúncios da maneira como ela preferir.

E cada anúncio terá seu próprio orçamento e é necessário adicionar os produtos, de acordo com o desejado.

É importante lembrar que a funcionalidade de anúncios do Mercado Livre não está disponível para todos os vendedores.

Para usar o Product Ads, é necessário ter uma reputação amarela ou superior, não ter faturas vencidas no marketplace, estar cadastrado há mais de 7 dias e já ter feito pelo menos 20 vendas no site.

O Mercado Livre também aumenta a visibilidade dos produtos para que os anúncios consigam alcançar mais pessoas, mas, para fazer isso, é necessário que a campanha tenha uma boa qualidade.

É assim que um fabricante de banheira piacenza vai conseguir despertar o interesse das pessoas, receber cliques e vender muito mais.

Para fazer isso, é muito importante caprichar nas imagens que vão aparecer no anúncio, visto que a foto do produto é o elemento mais importante. É indispensável investir em imagens de alta qualidade e se certificar de que a fotografia mostra o item claramente.

Além da imagem, o anúncio precisa de um bom título porque isso aumenta as chances de ser encontrado pelo usuário quando estiver fazendo uma pesquisa.

Uma clínica de fonoaudiologia medicina e reabilitação deve optar por um título sucinto, mas sem deixar de descrever as principais características do produto, como marca e modelo.

Assim como no caso de outras plataformas de anúncio, também é necessário escolher uma palavra-chave que vai definir a mercadoria, algo que pode ser feito por meio de plataformas como Google Keyword Planner e Google Search Console.

Considerações finais

O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil e oferece diversas vantagens para as empresas que querem vender pela internet e atrair um número maior de consumidores.

Muitos usuários procuram produtos e serviços dos mais variados tipos na plataforma, por isso ela é muito útil para os negócios de variados setores.

Ao criar anúncios no Mercado Ads, a marca consegue chegar a uma quantidade maior de pessoas interessadas sem perder tempo com usuários que não têm o perfil para se tornar cliente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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