Hashtag no Instagram: como funciona e com usar de forma correta

A evolução das redes sociais se deu a partir dos anos 2010, fazendo com que se tornassem ferramentas de divulgação pessoal e empresarial, levando o uso da hashtag no Instagram a um novo patamar, pois passou a destacar assuntos de interesse em comum entre públicos distintos.

Consequentemente, com as redes se tornou possível aproximar essas pessoas, criando comunidades e possibilitando que marcas ingressarem no cotidiano dos usuários, humanizando-se e atraindo pessoas mais interessadas nos assuntos que abordam e nos produtos/serviços comercializados.

As hashtags são parte integrante da cultura do Instagram, alcançando outras redes sociais, como Facebook e Twitter. Isso porque desempenham um papel fundamental na criação de engajamento e segmentação de conteúdos, facilitando a localização do tema pelo público.

No entanto, usar hashtag no instagram de qualquer maneira pode ser prejudicial. Por isso, é preciso entender do que se trata, e como elas funcionam para garantir uma divulgação abrangente e orgânica, tendo melhores resultados na plataforma.

O que são as hashtags no Instagram?

Uma hashtag é uma palavra-chave, ou grupo delas, com um sinal de sustenido na frente. Com isso, seu uso é algo que se parece com: #hashtag

Quando usado no Instagram e outros canais que disponibilizam a ferramenta, a hashtag se transforma em um link que apresenta todo o conteúdo marcado com as mesmas palavras.

No Instagram, além de adicionar hashtags às postagens, é possível seguir aquelas que promovem interesse e, dessa forma, descobrir conteúdo relacionado aos temas favoritos. 

Isso significa que as hashtags também servem como uma ferramenta para encontrar novos conteúdos dos assuntos de interesse com mais facilidade, bem como colocar materiais mais direcionados para alcançar um público mais específico.

Mais ainda, hashtags também podem ser usadas para agrupar conteúdo próprio. 

Com isso, uma empresa que está colocando uma campanha ou projeto especial no ar, poderá usar uma hashtag exclusiva para unir todas as postagens relacionadas.

Por que as hashtags são tão importantes?

Quando usadas corretamente, a hashtag no instagram é parte integrante do marketing digital, pois permite categorizar os materiais publicados e alcançar uma base de potenciais clientes mais qualificados.

Mais ainda, a empresa pode seguir e interagir com hashtags específicas que contribuem para o desenvolvimento do negócio e do contato com os consumidores.

Assim, é possível se manter atualizado sobre tópicos relacionados à marca e tendências de mercado.

Criar a própria marca para promover um novo produto ou serviço, também é possível, possibilitando pesquisas para ordenar publicações e linhas editoriais e até avaliar outros processos para encontrar perfis e técnicas para atração do público.

  1. Concorrência

Como em qualquer negócio, é importante descobrir quem é a concorrência, o que eles oferecem e como eles anunciam. Com isso, uma empresa de assessoria contábil pode saber o que torna a marca a melhor escolha de seu público e evidenciar esses aspectos.

Para isso, os especialistas em marketing digital podem empregar hashtags no instagram para pesquisar contas de concorrentes, as principais postagens e as hashtags que são mais usadas. 

Aprender essas informações pode ajudar a avaliar a resposta do público às postagens dos concorrentes, fornecendo o conhecimento do que funciona melhor e do que não funciona para o próprio marketing na rede social, identificando os principais interesses da audiência.

Além disso, as hashtags estão constantemente mudando e evoluindo. O que se mostra popular hoje, pode estar desatualizado amanhã, o que também demanda acompanhamento preciso.

Manter-se atualizado com as notícias e as hashtags de tendências fará com que a marca pareça se comportar como autoridade confiável.

  1. Marca e visibilidade

Criar uma boa visibilidade aumenta o sucesso de uma marca. Branding e visibilidade são essencialmente os usos mais eficazes de hashtags no Instagram. 

Quando se é novo no mundo dos negócios, o empreendedor pode utilizar hashtags para expandir o público e aumentar o reconhecimento da marca. 

Dessa forma, quando os usuários pesquisarem por determinada marca ou sistema de gestão financeira para pequenas empresas, por exemplo, verão as hashtags relevantes que a empresa está usando. 

Já se pesquisarem hashtags específicas, verão postagens de marca nos resultados. Isso geralmente resulta na conquista de novos seguidores e clientes em potencial.

Uma empresa nova, ou devidamente estabelecida no mercado consumidor, pode criar uma hashtag própria para um produto, serviço ou evento que está promovendo. 

Com isso, é possível incentivar seguidores e clientes a usarem a hashtag quando comprarem ou usarem um produto ou serviço, ou quando estiverem em um evento que a empresa está organizando. 

Criar a própria hashtag proporciona a chance de dominá-la e criar uma comunidade para a marca, vinculando-a ao negócio. 

Incluir continuamente essa hashtag nas postagens ajuda a aumentar a visibilidade e auxilia os usuários a começarem a associar a marca a essa hashtag.

  1. Promoção

Uma das principais razões pelas quais as hashtags ganharam tal reputação nas redes sociais é por causa da capacidade de ajudar profissionais de marketing e empresas a criar campanhas direcionadas. 

A hashtag no instagram está associada à divulgação boca a boca, pois se publica sobre uma promoção e os seguidores podem usar essa mesma hashtag, contribuindo para o marketing orgânico.

Com isso, as hashtags criam grande visibilidade para uma campanha e ajudam a alcançar o público-alvo de forma mais adequada e direcionada.

Quando usada para promover um evento, a hashtag não apenas conecta a empresa com os seguidores, mas cria relacionamento entre seguidores, que passam a interagir e fortalecendo a base de contatos da marca – criando a comunidade.

A atração que uma hashtag pode promover antes, durante e depois de um evento é substancial. 

Outra dica útil para usar hashtags para promover um negócio é combiná-lo com uma promoção de brinde, como brinquedos para cachorros hiperativos a partir de uma loja de pet shop.

  1. Ativismo

Com o mundo inteiro ao alcance, ao menos quando se trata de marketing digital, pesquisar notícias de última hora instantaneamente se torna mais fácil. 

Por isso, muitos movimentos políticos criam uma hashtag para a própria causa. Isso funciona basicamente da mesma forma que a promoção de eventos. 

Ou seja, as pessoas usam a hashtag para dizer que estão realizando um evento.

Nesse cenário, é possível realizar uma arrecadação de fundos para a compra de uma máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, por exemplo, e os usuários podem compartilhar as postagens antes, durante e depois do evento.

Embora muitas empresas permaneçam politicamente neutras, algumas não têm medo de compartilhar a posição sobre questões políticas. E muitos clientes são leais às marcas por causa da postura política. 

Portanto, dependendo da marca, pode ser benéfico usar hashtags para mostrar apoio às causas em que a empresa acredita.

Dicas para tirar proveito da hashtag no Instagram

As dicas apresentadas a seguir servem para que qualquer empresa, em qualquer segmento em que esteja atuando, possa tirar o máximo proveito quanto ao uso de hashtag no instagram.

  1. Mantenha o público-alvo em mente

Ao usar hashtags, é preciso se lembrar de qual público a empresa está tentando alcançar. Basta usar hashtags para alcançar muitas pessoas, se está apenas tentando obter curtidas. Mas se a ideia é construir uma audiência, é necessário ser consistente e utilizar hashtags mais adequadas e direcionadas.

A partir do momento que um escritório de contabilidade São Paulo compartilhar conteúdo com hashtags que não tenham nada relacionado à empresa, à marca, aos produtos e serviços, não atrai seguidores consistentes. 

As pessoas seguem uma marca porque a maioria do que se está postando está relacionada aos interesses. Sendo assim, é preciso focar toda estratégia de hashtag no instagram em torno do que o público-alvo gosta.

  1. Faça uma pesquisa de hashtag no instagram

Além de fazer um pouco de pesquisa para evitar o uso de hashtags banidas, uma empresa de consultoria de contabilidade pode, e deve, pesquisar para encontrar novas hashtags para usar. 

Aqui estão algumas formas que podem ser utilizadas para identificar as hashtags ideais:

  • Confira hashtags de concorrentes;
  • Explore postagens compartilhadas;
  • Interaja com seguidores;
  • Procure influenciadores do setor;
  • Siga hashtags da área;
  • Veja o engajamento;
  • Identifique palavras importantes para o setor.

Há ferramentas digitais que indicam a melhor hashtag no instagram e como elas devem ser empregadas em uma postagem.

  1. Use mix de hashtags populares de cauda longa

O uso de hashtags populares pode ajudar a obter uma pequena explosão de curtidas logo após a postagem. No entanto, com o uso frequente do termo, principalmente quando é um segmento popular, as postagens podem perder rapidamente o poder de alcance e visualização no explorar.

É por isso que é uma boa ideia misturar hashtags populares e de nicho, como a divulgação de peças para CNC voltados para o segmento industrial, bem como termos conhecidos como de “cauda longa”. Ou seja, termos mais genéricos sobre a área e outros mais específicos para clientes mais direcionados.

As hashtags de cauda longa ou de nicho podem ter menos pessoas seguindo, mas geralmente têm o público mais dedicado e que sabe com mais clareza o que procura. Além disso, com menos conteúdo sendo postado, a empresa ficará visível por mais tempo.

Existe a curiosidade sobre a popularidade de uma hashtag. Para não haver dúvidas, à medida que se digita uma hashtag no instagram, os resultados do preenchimento automático aparecerão, seguidos de um número que indica quantas pessoas que postaram com essa hashtag. 

Quanto maior o número, mais popular a hashtag.

  1. Siga as hashtags de tendências

A ideia aqui é aproveitar as hashtags de tendências para alcançar mais pessoas e divulgar uma empresa, seja uma empresa terceirizada de limpeza residenciais e empresariais, seja uma rede de lojas de roupas e calçados.

Feriados relacionados ao setor ou área de especialização, tendências sociais e acontecimentos nas redes e portais de notícias podem oferecer oportunidades para alcançar novos seguidores.

Conclusão

Embora esteja presente desde o início dos anos 2010, é altamente improvável que ocorra o desaparecimento da hashtag tão logo. 

Com capacidade inata de ganhar visibilidade e alcançar milhões de usuários em todo o mundo, as hashtags são uma parte crucial de qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida.

Seja um novo negócio procurando aumentar o reconhecimento da marca, lançando um novo produto, ou uma organização procurando retribuir a uma campanha política e beneficente, a hashtag no instagram é uma maneira fundamental de alcançar os usuários, sendo infalível para “ecoar” a voz da empresa nas redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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