Google Meu Negócio: 4 passos para gerar visibilidade

O Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google para que os usuários possam encontrar empresas próximas à sua localização, e para que os negócios consigam atrair mais consumidores.

Hoje em dia, ter uma boa presença online é um fator muito importante para se destacar, atrair pessoas e aumentar as vendas. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito útil nesse sentido, podendo ser usada por empresas de todos os tamanhos.

Os usuários conseguem encontrar com facilidade todas as informações que precisam sobre determinado negócio, e as organizações conseguem ter mais visibilidade e expandir o alcance de sua marca.

Dentre todas as estratégias de marketing digital, esta é a mais importante para os negócios locais. Estabelecimentos dos mais variados tipos, como padarias, farmácias, restaurantes, academias, escolas, entre outros, usufruem de suas facilidades.

Para os consumidores, é a melhor maneira de encontrar rapidamente uma empresa que atenda suas necessidades, sem precisar se deslocar muito para fazer negócio com ela.

Neste artigo, vamos explicar o conceito do Google Meu Negócio, como usá-lo para destacar a empresa e mostrar alguns passos para aumentar a visibilidade na ferramenta.

Entenda o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda as empresas a gerenciarem melhor sua presença nos resultados de pesquisa do Google, mais precisamente, no Google Maps.

Trata-se de um recurso que aparece ao lado direito da página, e toda vez que um usuário fizer uma pesquisa relacionada a um produto ou serviço empresa, consegue encontrar diversas informações sobre empreendimentos relacionados, como:

  • Telefone;
  • Endereço;
  • Imagens;
  • Horário de funcionamento;
  • Avaliações de clientes.

Depois que o usuário verifica o endereço de uma empresa de impermeabilização de tecido estofados, o perfil é exibido no Google Maps, e isso acontece quando usuário pesquisa termos relacionados, estando próximo à localidade.

O endereço do negócio aparece, inclusive, quando se trata de uma plataforma e-commerce, visto que os consumidores precisam saber o endereço da companhia para se certificar de sua existência e idoneidade.

Esse tipo de negócio costuma cadastrar o endereço do escritório ou de seu estoque, e depois de passar pela verificação, a informação pode ser ocultada.

Como usar a ferramenta?

Existem algumas estratégias que podem destacar a sua empresa dentro dessa ferramenta, e dentre as principais estão:

Manter o perfil sempre atualizado

É imprescindível manter as informações sempre atualizadas, principalmente em relação ao horário de funcionamento, telefone e endereço.

Quando as pessoas fazem pesquisas no Google e encontram uma empresa, vão seguir as orientações passadas nos resultados de pesquisa em relação há vários aspectos.

Se eles chegarem na porta do estabelecimento estiver fechado, dentro do horário que consta como aberto no perfil, vão se sentir frustrados e a imagem do negócio pode ser prejudicada.

Incentivar a interação

Os clientes de um fabricante de balizador LED chão podem deixar avaliações sobre a empresa no perfil dela. 

Uma boa dica é estimular as pessoas que compram com você a deixarem um comentário sobre a experiência delas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers, 55% dos usuários afirmaram que confiam nas avaliações online. Mas, não basta apenas estimular essa interação, é necessário responder às avaliações.

Isso mostra que o espaço serve como um ambiente de troca entre a companhia e os clientes, e se receber uma avaliação negativa, responda cuidadosamente e agradeça pela opinião do usuário.

Aliás, observar as críticas e considerá-las é uma ótima forma de melhorar o seu estabelecimento cada vez mais.

Permitir agendamentos

O Google Meu Negócio possui uma funcionalidade que permite aos consumidores fazer agendamentos em restaurantes, clínicas, dentre outros estabelecimentos. Permitir essa função é uma maneira de obter lucro e poupar o próprio tempo.

Seu funcionamento é muito simples, basta que o usuário faça uma pesquisa e será direcionado a uma página específica para fazer o agendamento.

Por exemplo, se ele quer contratar coach de carreira para mulheres, preenche suas informações e visualiza os dias e horários disponíveis. Basta escolher os horários e fazer a reserva.

Usar o Google Postagens

Outra ferramenta do Google Meu Negócio são as postagens, publicações que podem ser feitas em formato de vídeo, textos, eventos e imagens.

Todas as publicações ficam ativas por uma semana, por conta disso, é necessário atualizar o perfil com informações relevantes para os usuários.

A empresa também pode editar e excluir postagens, programá-las para determinado horário e dia, aumentar o tempo de visibilidade para duas semanas e compartilhá-las nas redes sociais, por e-mail ou por meio de URL específica.

Permitir a troca de mensagens

Ao utilizar o Google Meu Negócio, uma empresa de aplicação de bona em tacos também pode usar a função de troca de mensagens, um tipo de chat que possibilita os usuários entrar em contato diretamente com a empresa para tirar dúvidas.

Mas, para estabelecer uma comunicação e manter a interação com as pessoas, é fundamental conferir todos os dias as mensagens recebidas e responder todas elas.

Como aumentar a visibilidade no Google Meu Negócio?

Ter um perfil nessa ferramenta é fundamental para influenciar o público dentro de determinada localização. Mas, além da sua empresa, existem outras atuando na mesma área geográfica.

Para ser encontrado por uma quantidade maior de pessoas, é necessário se destacar e fazer com que o seu perfil seja o mais acessado. E alguns recursos para fazer isso são:

1.    Pedir avaliações

O Google Meu Negócio está cada vez mais influente porque as pessoas adquiriram o hábito de consultá-lo para ver as avaliações de clientes.

A maneira como as pessoas falam, por exemplo, sobre uma clínica de acupuntura auricular ansiedade, afeta muito a reputação do negócio e a maneira como ele é classificado nos resultados de pesquisa.

É papel das organizações monitorar as avaliações e respondê-las. Lembrando que a ferramenta também sofre com alguns problemas, como spam, comentários fora de tópico e falsas avaliações.

Por essa razão, é ainda mais importante monitorar o perfil da sua empresa para lidar com esse tipo de conteúdo.

Peça em seu site, nas redes sociais e no próprio perfil do Google Meu Negócio para que as pessoas deixem seu comentário e contem um pouco mais sobre a experiência que tiveram com a sua marca.

2.    Conhecer os recursos da ferramenta

O Google atualiza frequentemente suas ferramentas, de modo a melhorá-las cada vez mais para todos os usuários. Por essa razão, é fundamental conhecer todas as funcionalidades que esse perfil oferece.

Um exemplo disso é que se um fabricante de adesivo personalizado para embalagem utiliza a função de mensagens também pode obter análises.

Ele pode saber como está o tempo médio de respostas e assim garantir mais controle e qualidade na hora de respondê-las.

Outro ponto de destaque é que as companhias também têm acesso a um botão de chamada para ação (CTA) mais visível e muito mais útil nas páginas. Mas, ele só beneficia quem o conhece e faz bom uso de suas funções.

3.    Manter o perfil sempre atualizado

As empresas precisam atualizar as suas listagens no Google Meu Negócio, publicando conteúdos dinâmicos, como eventos e promoções.

A ideia original dessa ferramenta é funcionar como um outdoor que anuncia vendas e ofertas especiais para atrair os clientes.

Por exemplo, se um fabricante de bolsa personalizada deseja fazer uma campanha especial para o Dia das Mães, pode informar o público por meio do Google Meu Negócio.

4.    Criar uma frequência de atualização

O ideal é que a empresa tenha um controle diário de seu perfil nessa ferramenta, e uma dica para fazer isso é criar uma lista de verificação de tudo o que é essencial e que precisa ser revisado.

É necessário, por exemplo, atualizar informações básicas sobre a localização, como no caso de horários de funcionamento especiais em certas épocas do ano.

Outro ponto importante é incluir atributos que podem diferenciar o seu negócio dos concorrentes, como atendimento em outros idiomas, espaço pet friendly, dentre outras possibilidades.

Todos os comentários devem ser respondidos e os spams devem ser deletados. Não se esqueça de oferecer respostas de qualidade para todos os comentários e perguntas no perfil.

Assim como acontece com as redes sociais, uma empresa de paisagismo e jardinagem também deve cuidar do conteúdo visual do perfil no Google Meu Negócio. Por isso, inclua imagens do estabelecimento e de seus produtos e serviços.

Considerações finais

O Google Meu Negócio é uma ferramenta completa e as dicas que demos aqui ajudam a melhorar seu perfil na plataforma, mas se você der uma boa olhada, verá que ele possui diversas funções que podem ser aproveitadas pela empresa.

Cuidar dessa ferramenta é tão importante quanto cuidar de outros canais usados em suas estratégias de marketing digital. Ele vai fazer com que mais pessoas encontrem o seu negócio e se interessem pelas soluções que ele oferece.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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