Gestão Empresarial: o que você precisa saber

A gestão empresarial é uma ação fundamental de se ter dentro de uma empresa. Ela é o processo que vai passar por todos os âmbitos do comércio e é responsável por conduzir toda a equipe nos trilhos e metas desejadas.

Seja para micro, pequenas, médias ou grandes empresas, essa prática tem o potencial enorme de gerar resultados, corrigir rapidamente falhas e atenuar as fraquezas.

Se você ainda não sabe o que isso significa gestão empresarial ou não aplica, preparamos este artigo para que você possa saber tudo sobre esse tipo de trabalho e transformar a sua marca.

O que é uma gestão empresarial?

Com foco em estratégias bem definidas e um planejamento bem articulado, a gestão empresarial se baseia na liderança da equipe com o objetivo de alinhar os objetivos, alinhar as metas e garantir o lucro final.

É pelo uso de técnicas e ferramentas específicas, aplicadas em todas as áreas da empresas, desde o marketing até o financeiro, que se tem uma atividade produtiva, coerente e lucrativa.

Há também a promoção de uma cultura organizacional, de forma a manter os funcionários motivados e  aptos para colaborar com o crescimento da empresa no geral.

Quem não conhece, acredita que tudo isso é feito pelo dono da empresa, afinal, o termo “gestor empresarial” que designa quem faz a gestão, indica que seria a pessoa por trás de tudo. Sendo executado por profissionais especializados. 

São técnicas aplicadas especialmente no mundo corporativo, com muito estudo, leitura, experiência por outros campos e muita responsabilidade. 

O que faz um gestor empresarial?

Uma empresa pode ter um ou mais gestores, dependendo do tamanho dela, se ela está presente em mais de um país. Mas, não importa, seja grande ou pequena, a importância de um gestor enorme. 

Isso tudo porque o gestor empresarial será responsável pelas seguintes tarefas: 

  • Planejamento de equipe;
  • Direcionamento de tarefas;
  • Organização dos objetivos e metas;
  • Comunicação entre diferentes grupos de trabalho;
  • Recrutamento de novos;
  • Incentivo ao trabalho em equipe.

Com essa pequena lista, é possível imaginar como é importante a presença de um profissional em gestão empresarial dentro da empresa. É ele o responsável por manter de pé as estruturas que interligam todas as equipes, fazendo a empresa seguir no rumo certo.

Ferramentas da gestão empresarial

Para que tudo isso seja feito da melhor forma, alguns conceitos foram desdobrados, técnicas e ferramentas foram criadas ao redor dos anos para facilitar a gestão empresarial. Confira um pouco mais sobre cada uma nos tópicos abaixo.

Análise SWOT

Uma grande conhecida do planejamento de marketing de qualquer empresa, a análise SWOT é a peça inicial para o início de trabalho de qualquer empresa que pretende crescer na área e se tornar referência.

Na tradução para o inglês, temos o nome de análise “FOFA”: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. 

Estudada dessa forma, com os duplos termos e opostos, ela é um estudo do ambiente de trabalho e do mercado. A ideia é entender tudo que pode dificultar e facilitar a competitividade e o crescimento da empresa.

Matriz BCG

Outra ferramenta fundamental para compreender o cenário de trabalho é a Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson em 1970 com o intuito de aplicação dentro da gestão empresarial.

Resumidamente, ela faz uma análise dos produtos oferecidos pela marca e o seu potencial de utilidade e crescimento dentro do mercado.

Com ela, o gestor terá mais facilidade de decidir o momento de lançar um produto, de aplicar uma estratégia de marketing voltada para um item específico, entre outras tarefas que a matriz BCG pode auxiliar.

No geral, ela fará uma representação visual, tendo como base o ciclo de vida do produto e a divisão de quadrantes levando em conta o crescimento das vendas e a participação no mercado. Tudo isso tendo a facilitar a concepção de ideias e tomada de decisões.

5W2H

Mais uma sigla que vai ajudar muito os processos de trabalho da gestão empresarial, a 5W2H é desmembrada da seguinte forma, levando em consideração 7 perguntas essenciais para visualizar a atuação da empresa:

  • What: o quê? – objetivo da empresa;
  • Why: por quê – os benefícios envolvidos;
  • Who: quem? – equipes responsáveis; 
  • Where: onde? – locais envolvidos;
  • How: como? – etapas, processos, estratégias envolvidas;
  • How much: quanto? – investimento em cima da estratégia.

A gestão empresarial é a chave para o crescimento

Agora que você já sabe o que é e as ferramentas envolvidas na gestão empresarial, já pode procurar especialistas na área, sabendo o que irão fazer dentro da sua empresa ou você mesmo pode aplicar estratégias com base no que foi lido.

Vale lembrar: não importa o tamanho da empresa, um plano de gestão empresarial faz uma grande diferença na evolução do negócio. Comece a aplicar já e veja os resultados!Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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