Futuro do trabalho: quais são as tendências!

O futuro é logo ali e as relações de trabalho não ficam para trás nas mudanças e atualizações

Um bom salário, pacote de benefícios, previdência privada, flexibilidades e outros pontos são importantes para a escolha de um trabalho, mas a cada dia que passa diversas são as tendências dentro do mercado.

As transformações ocorrem no mundo e todos os setores são atingidos. Mais ainda com tecnologias, pandemia e mudança das relações das pessoas e diversos pontos são importantes para o empregado ou empregador e entender o que vem por aí é preciso para traçar a sua carreira.

Você já se perguntou como o mercado de trabalho está se preparando para o futuro? Saiba mais!

O futuro do trabalho

O trabalho está se transformando há muito tempo com a digitalização dos processos, utilização de máquinas e tecnologias dentro do dia a dia. Isso não quer dizer que no futuro as pessoas serão substituídas por máquinas, mas sim que cada vez mais são necessárias novas competências e adaptações nos setores.

Com a união de inteligência artificial e humana, a tendência é que as relações fiquem cada vez mais profissionalizadas para que o sucesso nas organizações e nas carreiras sejam ainda maiores.

Quando falamos em futuro não quer dizer anos e anos a frente, mas sim mudanças que são vistas a cada dia e implementadas nos ambientes. Confira algumas tendências que já estão sendo vistas e que vão aparecer em breve no mercado!

Home office

Há pouquíssimo tempo o home office era um benefício de poucas profissões e profissionais. Com a pandemia e necessidade de isolamento social, este tornou-se uma forma de trabalho comum em muitos ambientes e houve grande aceleração do trabalho remoto.

Mesmo que essa tenha sido uma medida emergencial, as empresas estão cada vez mais tornando possível essa modalidade e incorporando-a dentro do ambiente e dos mais diversos setores.

Em muitos casos, o trabalho híbrido, ou seja, a divisão de dias de home office e empresa já é uma realidade e os profissionais ganham flexibilidade em seus horários e locais de atuação.

Desenvolvimento e alta importância de soft skills

Com o avanço das tecnologias, muito mais do que competências técnicas, as empresas buscam por competências emocionais que farão a diferença na atuação do profissional e no seu setor.

No presente e no futuro do trabalho as soft skills são cada vez mais valorizadas como comunicação, criatividade, liderança, capacidade de gestão, empatia, ética, colaboração, flexibilidade, entre tantos outros.

É claro que as competências emocionais são muito valorizadas desde sempre, mas a cada tempo elas passam a ser ainda mais importantes para escolha e diferenciação de profissionais.

E-learning e gamificação

Com o aumento do trabalho remoto, a profissionalização dos profissionais passa a estar em outras plataformas e as tecnologias de educação corporativa fazem parte das tendências do mercado de trabalho.

O modelo de educação online, o e-learning, permite que os profissionais se desenvolvam e adquiram competências teóricas e técnicas de onde quer que estejam. Com essa metodologia, o aluno fica no centro do aprendizado e o treinamento deixa de ser visto como algo chato ou obrigação ruim.

Além disso, a gamificação, ou seja, introduzir jogos e situações lúdicas no aprendizado é outra tendência educativa para que os profissionais se desenvolvam de forma leve e próxima de seu dia a dia.

Propósito e valores

Que salários e benefícios são importantes não há como negar, mas cada vez mais as pessoas buscam mais do que isso no ambiente e uma grande tendência para atração e retenção de talentos é cultura, valores e propósito.

As pessoas querem cada vez mais se sentirem parte do ambiente que passam grande parte dos seus dias, portanto, ter estruturas sólidas e que tenham representações, diversidade, propósito e valores além de tarefas faz toda a diferença.

Diversidade

A diversidade tem deixado de ser uma “ação bonita” que as empresas fazem para seu marketing e marca, mas tem começado a ser realidade mais presente dentro do mercado e a tendência é que as empresas sejam cada vez mais cobradas por isso.

Ter pessoas de diferentes estilos de vida, gênero, cultura, etnia, idades, entre outros é essencial para criar ambientes com pluralidade de ideias e de resultados. Sendo assim, ter projetos para incluir todos é muito mais do que fazer “uma boa ação”, mas sim trabalhar com propósito e pensamento de futuro.

Essas são algumas das muitas tendências do futuro do trabalho e estão chegando rapidamente a muitas organizações. Estar atento a essas possibilidades é crucial para empregado e empregador e faz toda diferença para as marcas – pessoas e profissionais – saírem na frente.

O quanto de tendências você já tem visto no mercado? Aproveite que sabe mais sobre elas e se adiante!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 8 =