
Fortaleza ou Aracajú? Pontos fortes para quem quer morar em uma capital nordestina
Capitais de Ceará e Sergipe podem atrair moradores por atributos na educação, saúde e qualidade de vida
O Nordeste do Brasil costuma chamar atenção por sua cultura, belezas naturais e gastronomia. Entre tantas capitais da região, duas se destacam pela hospitalidade e qualidade de vida: Fortaleza e Aracaju.
As capitais de Ceará e Sergipe foram citadas em pesquisas sobre educação, qualidade de vida, saúde e economia. Os dados evidenciam as duas cidades como boas opções para se viver no Nordeste.
Para quem busca imóveis em uma dessas capitais, os leilões podem ser uma alternativa. É possível encontrar leilão de casas em Fortaleza ou Aracaju com valores mais baratos. De acordo com a Jusbrasil, os preços podem ser até 60% inferiores em comparação com o praticado pelo mercado tradicional.
Fortaleza
Chamada carinhosamente de “Fortal” pelos cearenses, é uma dos destinos turísticos mais populares. De acordo com dados da empresa aérea Kayak, a cidade está entre as cinco mais procuradas por turistas que pretendem viajar no período de alta estação.
Fortaleza oferece atrações para todos os gostos, desde a Praia do Futuro, ideal para quem busca águas mornas e barracas animadas, até o Centro Cultural Dragão do Mar, que reúne museus, teatros e exposições. Para os amantes da história, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é um marco da fundação da cidade.
Além das belezas naturais e praias paradisíacas, Fortaleza também se destaca pela educação, saúde e qualidade de vida. Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano para Longevidade (IDL), a capital cearense ocupa o 7º lugar no ranking da educação, sendo uma das cidades brasileiras com mais matrículas de jovens e idosos em instituições de ensino.
No setor da saúde, a capital do Ceará está entre as cidades com maior número de hospitais associados a escolas de medicina e uma das principais em número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por mil habitantes, conforme dados divulgados pela Prefeitura de Fortaleza.
A cidade também figura entre as mais desenvolvidas do Nordeste no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), garantindo qualidade de vida e bem-estar, aspectos que favorecem a educação, a saúde e a longevidade da população.
Aracaju
Apelidada carinhosamente pelos sergipanos de “Aju”, a cidade contribuiu para o crescimento de 8,4% do turismo sergipano em 2024, atraindo mais de 17 mil visitantes internacionais ao longo do ano passado.
A Orla de Atalaia, um dos cartões-postais da cidade, oferece infraestrutura para quem deseja aproveitar o litoral, funcionando como um ponto de encontro para moradores e visitantes. O Museu da Gente Sergipana apresenta um acervo interativo sobre as tradições do estado, ajudando novos moradores a conhecerem mais sobre a cultura nordestina.
Quem busca imóveis em Aracaju pode encontrar oportunidades em um leilão de casas em Sergipe para aproveitar os benefícios da região. Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de Sergipe em 2024, a capital é a cidade mais rica do estado, com um PIB de R$ 18,4 bilhões, representando 35,5% do PIB estadual.
Outro levantamento nacional, publicado pelo jornal Valor Econômico, aponta que Aracaju foi a segunda capital do país que mais ampliou investimentos em 2023, registrando um aumento de 132,7% em relação a 2022. A cidade tem sido reconhecida por sua capacidade administrativa e responsabilidade fiscal.
Um estudo realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS), que avalia a qualidade de vida em todas as cidades brasileiras, revelou que Aracaju é a capital com a melhor qualidade de vida do Nordeste e ocupa a 10ª posição no ranking nacional.
Espero que o conteúdo sobre Fortaleza ou Aracajú? Pontos fortes para quem quer morar em uma capital nordestina tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo