Estudo para compra de empresa: como fazer um completo e eficiente?

O estudo para compra de empresa é fundamental para garantir o sucesso do investimento e reduzir os riscos atrelados a ele. Ele acontece, principalmente, para o investidor entender detalhes do negócio, o mercado em que atua e as possíveis consequências da aquisição.

Para isso, a forma mais segura de adquirir uma companhia é realizar o chamado Estudo de Mercado Pré-Aquisição, que, em suma, ajuda a escolher as melhores opções de compra.

A tarefa não é das mais simples, requer tempo, dedicação e experiência no mercado. Afinal, comprar uma empresa em funcionamento é um bom negócio, mas depende de qual delas.

Quer aprender como avaliar uma empresa antes de comprá-la? Continue a leitura e aprenda o que é e para que serve o estudo de mercado e passo a passo para fazer um eficiente!

O que é e para que serve o estudo para compra de empresa?

O estudo para compra de empresa é uma pesquisa realizada antes de iniciar o processo de compra de uma empresa. O objetivo principal é confirmar se aquela companhia realmente será uma boa aquisição e se está alinhada com a cultura e a estratégia corporativa.

A ideia central é investigar profundamente o segmento de atuação, a organização e o mercado para definir se vale a pena ou não realizar o investimento. Desse modo, é possível identificar novas oportunidades de negócio e alternativas mais compatíveis do que a empresa à venda.

Fazer um estudo prévio para adquirir uma companhia é vital para não perder valor em uma aquisição.

Como fazer o estudo para compra de empresa?

O modo mais certeiro de realizar um bom estudo de mercado pré-deal é contar com o suporte de profissionais especializados, como os consultores financeiros de M&A. 

Quando a compra de uma empresa é realizada de forma profissional, há diversas vantagens, como redução dos riscos, escolhas de targets corretos, experiência de mercado e o aumento de valor para o adquirente.

O estudo de mercado pré-deal busca a resposta para algumas questões, com a finalidade de selecionar as melhores opções de investimento de acordo com o perfil e a estratégia do comprador.

Algumas perguntas estratégicas que devem ser respondidas após identificar algum oportunidade de negócio:

  • Quantos targets parecidos ou iguais existem no mercado?
  • Quais são as sinergias geradas na compra dessa empresa? Alguma outra opção oferece mais sinergias do que essa companhia?
  • A compra desse negócio está alinhada com a estratégia corporativa? E as outras alternativas?
  • Qual é a reputação do dono do negócio e seus sócios? E do consultor financeiro que os está assessorando?

Outra dica de como fazer o estudo de compra da empresa é avaliar profundamente o valuation apresentado. Uma alternativa é realizar o cálculo de múltiplos de mercado, que estima o valuation de uma companhia por meio de comparação com outras do mesmo porte e setor.

Mais dicas para fazer o estudo para compra de empresa

Há ainda alguns pontos que merecem receber uma atenção especial durante o processo de análise e estudo de compra da empresa. Veja alguns deles abaixo.

Analise seu propósito 

Além de entender qual target é mais parecido com a sua estratégia corporativa, deve-se entender a sua verdadeira motivação por trás da aquisição de um novo negócio.

Por mais que essa compra pareça lucrativa, será que você tem conhecimento suficiente para trabalhar nesse target? Será que vai ter motivação e paciência ao longo dos anos trabalhando nesse segmento?

O recomendado é procurar empresas que já atuem em seu setor de atuação ou que você possua algum conhecimento técnico para administrá-la.

Verifique dados essenciais da empresa

Há outras detalhes que precisam ser levados em consideração nesse estudo antecipado da companhia à venda:

  • a cartela de clientes;
  • a reputação da marca;
  • a situação financeira e, claro, os ativos e os passivos;
  • os fornecedores;
  • a administração e gestão;
  • os recursos disponíveis;
  • situação jurídica;
  • os produtos e os serviços mais vendidos;
  • etc.

Avalie o mercado e o setor de atuação

Se a empresa for do seu setor de atuação, melhor ainda. Pois assim você já possui conhecimento do mercado. Mas, se você ainda não tem tanta familiaridade com o segmento da companhia, estude tudo sobre ele, inclusive suas tendências.

Não se esqueça de analisar a concorrência, visitar a empresa para entender seu funcionamento e conversar com o dono e/ou os sócios atuais.

Etapas do processo de compra de uma empresa

O estudo de mercado pré-deal é a primeira etapa do processo de compra de uma empresa. É o momento antes de entrar, de fato, nesse processo e demonstrar interesse pela aquisição.

Conheça as outras etapas do deal (processo de compra) de um negócio:

  • assinatura de NDA: quando há interesse em alguma oferta, antes de receber os dados sigilosos da empresa, é necessário assinar um acordo de confidencialidade para que nenhuma informação seja vazada;
  • valuation: a terceira etapa é o cálculo do valor da companhia. Ele tem vários métodos de cálculo, como múltiplos de mercado, fluxo de caixa descontado (FDA) e valor patrimonial;
  • oferta não vinculante: é a oferta informal sobre o preço de compra oferecido. O investidor faz uma proposta inicial;
  • Due Diligence: quando a oferta inicial é aceita pela empresa à venda, inicia-se o processo de auditoria de todos os dados compartilhados, chamado também de Due Diligence. O objetivo é confirmar a veracidade das informações financeiras, operacionais e legais;
  • oferta vinculante: quando a etapa de Due Diligence ocorre sem problemas, o investidor pode fazer a sua oferta final, a oferta vinculante. Dependendo dos resultados da auditoria, pode ser que o valor oferecido primeiramente seja mudado;
  • assinatura de contrato: por fim, há a verificação detalhada das cláusulas do contrato, feita por um advogado (assessor jurídico) e, após firmar o acordo, há a assinatura dos documentos.

Gostou de entender mais sobre estudo para a compra de empresa e por que ele é tão importante para fazer o investimento certo? Contrate uma consultoria financeira de fusão e aquisição para tornar esse processo de compra-venda mais seguro e profissional.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.

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