Equipe de alta performance: como chegar lá?

Uma equipe de alta performance conta com profissionais qualificados, comprometidos e engajados com as metas da organização, algo que traz um grande diferencial para a empresa.

Esse tipo de equipe faz com que a companhia alcance bons resultados e tenha mais visibilidade em seu mercado de atuação. Mas não basta contar com a sorte de contratar as pessoas certas para ter uma equipe de alta performance.

De fato, é importante selecionar profissionais com visão alinhada em relação à da empresa, mas ao longo do tempo, é necessário recorrer a outros métodos para manter um alto nível de engajamento e comprometimento.

Com isso, todos começam a desenvolver objetivos em comum e de acordo com a estratégia corporativa. Quando a equipe está unida e busca os mesmos propósitos, os resultados são surpreendentes.

O papel do gestor é montar e manter um time que seja capaz de fazer tudo isso, mas muitos não sabem como alcançar a performance desejada com todos os membros da equipe.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, veja o que é equipe de alta performance, sua importância e como desenvolvê-la com excelência.

Conceito de equipe de alta performance

Alta performance significa sinergia entre todos os membros da equipe, mas para que isso seja possível, é necessário valorizar as pessoas, ter compatibilidade de perfis e colaborar com a evolução individual e coletiva.

Esse conceito também é conhecido como High-performance Teams (HTP) e não é um conceito novo. Na verdade, ele foi desenvolvido pelo Tavistock Institute, em 1950, tornando-se conhecido apenas em 1980.

Dentro de uma empresa de areia para obras, uma equipe de alta performance é mais produtiva e eficaz, trabalha com qualidade e otimiza os recursos.

É fundamental que os funcionários apresentem habilidades complementares e que as usem para alcançar os resultados esperados. Com isso, o time será capaz de desempenhar um excelente trabalho em conjunto.

Ao longo do tempo, as pessoas vão revelando suas competências, se sentem mais satisfeitas e engajadas com o trabalho e se alinham a um propósito em comum. Dentre as características de uma equipe de alta performance estão:

  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Alinhamento aos valores da empresa;
  • Inteligência emocional;
  • Comprometimento;
  • Proatividade.

São profissionais que precisam de objetivos claros, por meio de uma comunicação transparente e funcional. Desenvolver a autoconfiança dos profissionais é importante para a segurança nas entregas e para que possam expor suas ideias.

Importância da equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance vai ajudar a empresa a alcançar bons resultados, mas seu trabalho não se resume apenas a cumprir metas e conquistar objetivos, visto que é necessário potencializar ganhos tangíveis e intangíveis.

Dentro de uma loja de sorvete em atacado, esse time é capaz de entender a necessidade de melhorar continuamente os processos, produtos e serviços.

Como o objetivo é alcançar a excelência, a produtividade aumenta e o negócio obter mais lucros. O trabalho é concentrado nas mãos de especialistas que compartilham conhecimento, trabalham em conjunto e ajudam o próximo.

Quando os profissionais estão engajados com os propósitos da corporação, sua visão e cultura, constroem carreiras longevas. O índice de rotatividade diminui, a equipe trabalha em harmonia e é possível reduzir os impactos da gestão de pessoas.

Uma equipe de alta performance promove a excelência dos produtos e serviços, os resultados são melhores, a marca se torna mais forte no mercado e consequentemente tem mais chances de se destacar entre os concorrentes.

O time é formado por profissionais que trabalham com mais autonomia, e isso promove a liberdade de ideias que se convertem em visões estratégicas sobre as demandas do mercado.

Por fim, os colaboradores são auto gerentes, o que significa que são mais colaborativos e capacitados, as ações de cada um influenciam outros colegas de trabalho a buscarem maturidade profissional e conquistar uma carreira bem-sucedida.

Como criar um time de alta performance

Uma empresa de arquitetura especializada em lavanderia sob medida pequena pode desenvolver uma equipe de alta performance seguindo algumas estratégias. São elas:

Conhecer os profissionais

Um bom gestor precisa conhecer os membros de sua equipe, e não se trata apenas de saber o nome de cada um, mas entender como eles trabalham, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Essa atitude contribui com a formação do time, tendo em vista que as tarefas serão distribuídas de maneira mais assertiva, ao passo que o aperfeiçoamento profissional é incentivado do jeito certo.

Entender as necessidades da equipe

A formação de uma equipe de alta performance começa durante o recrutamento e seleção. Antes de procurar profissionais no mercado, é necessário entender as habilidades que a equipe já possui e identificar o que está faltando.

Para isso, o gestor de um fabricante de mesa de açougue deve fazer uma análise técnica e comportamental. Depois de identificar o que precisa, deve-se fazer uma descrição do cargo e esclarecer as necessidades.

O gestor vai analisar os candidatos, com base naquilo que a equipe precisa, mas se ela já estiver completa e for necessário apenas transformar o time em profissionais de alta performance, então é importante avaliar as competências técnicas e comportamentais.

Depois, basta organizar a função de cada um e definir claramente o que precisa ser feito. Essa fase é essencial para alcançar uma equipe de alta performance e estimular os resultados de quem já trabalha na empresa.

Se a equipe for muito grande, como aquelas que possuem mais de um profissional por função, é interessante formar times menores, uma vez que isso facilita a gestão.

Definir metas

As metas ajudam a alcançar o objetivo esperado pelo negócio e conseguem manter a equipe estimulada, alinhada e focada em um mesmo ideal.

Em uma bancada de trabalho oficina, todos vão exercer sua função de acordo com a realidade e conseguem enxergar a possibilidade real de alcançar os resultados, algo fundamental para manter a motivação.

Definir o que se espera de cada colaborador

É necessário definir com clareza e objetividade o que o gestor espera de cada colaborador e do time como um todo.

Quando os profissionais sabem quais são suas responsabilidades conseguem manter o foco em suas funções e entregas, ao mesmo tempo em que estão cientes do que precisam fazer para alcançar o resultado.

É fundamental ter uma equipe multidisciplinar que objetive o papel de cada um para alcançar o objetivo proposto.

Compartilhar planos de ação

Depois de definir as metas e comunicá-las aos profissionais, o gestor deve compartilhar as estratégias e ferramentas que serão utilizadas para alcançar esses propósitos, e cada um terá um papel definido dentro do time.

Ao fazer isso, uma empresa de piscina de alvenaria com deck cria uma atmosfera de colaboração, na qual todos os profissionais sabem o quanto são importantes para ela.

Eles também se sentem mais dispostos e responsáveis por auxiliar colegas que estejam enfrentando algum problema ou conflito.

Compartilhar o plano de ação é importante para que a equipe possa entender o quanto seu trabalho é fundamental para ter bons resultados, melhorando os níveis de engajamento.

Desafiar a equipe

É muito importante estimular o colaborador a se superar, mas tudo deve ser feito dentro de um limite saudável. E quando os desafios não são dosados, os profissionais acabam se sentindo frustrados e desmotivados.

Uma empresa de arquitetura é especializada em closet em l planejado deve estimular as pessoas a alcançarem algo que nunca foi alcançado, mas que é perfeitamente possível de ser realizado.

Um time que passa muito tempo na zona de conforto estabiliza os resultados e deixa de apresentar alta performance. Embora seja algo natural, esse movimento precisa ser quebrado por meio de uma boa liderança e desafios motivadores.

Um bom exemplo é entregar um projeto grande em menos tempo, desde que seja possível e alcançável. Para motivar ainda mais o time, ofereça premiações como happy hour, dias de folga, entre outros.

Motivar o time

Por fim, o gestor de um fabricante de andaime tubular galvanizado deve motivar o time o tempo todo, inclusive durante o processo de seleção, por meio de candidatos com valores e visões compatíveis com a corporação.

É assim que eles vão trabalhar juntos e em prol do mesmo objetivo, ao mesmo tempo, o gestor precisa assumir o posicionamento de um líder que caminha ao lado dos liderados.

Ele deve buscar maneiras de aperfeiçoar a atuação individual de cada membro, enquanto motiva a equipe como um todo.

Considerações finais

Os principais ativos de uma empresa são os colaboradores, sem eles, não é possível oferecer soluções para o mercado com qualidade.

Para melhorar ainda mais os resultados e melhorar o posicionamento da companhia no mercado, o gestor precisa buscar maneiras de aumentar a performance da equipe. Assim, a organização consegue se destacar e crescer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 13 =