Entenda como os exercícios físicos podem ajudar a evitar lesões no inverno

O risco de sofrer lesões quando a temperatura está baixa é maior, mas a atividade física é uma aliada para prevenir; saiba como

O inverno certamente é o momento do ano em que o número de pessoas que desiste de continuar a praticar atividades físicas – ou mesmo de começar – mais cresce. Se você se identificou e está em busca de uma motivação para não cancelar a matrícula da academia, saiba que, além de todos os benefícios que os exercícios trazem para a saúde, eles ganham mais uma vantagem na estação mais fria do ano: a prevenção de lesões.

Nesta estação, o corpo naturalmente se contrai mais para afastar o frio – em outras palavras, ficamos mais “encolhidos”. Isso gera tensão nos músculos de várias partes do corpo e alteração postural, levando às lesões musculares.

A saída para esse problema é manter o corpo ativo e aquecido. E não há melhor forma de fazer isso que se exercitando. Porém são necessários alguns cuidados extras ao malhar quando as temperaturas estão baixas.

O ponto para o qual devemos dar mais atenção é se aquecer antes da prática e deixar o alongamento para depois. É que, como as articulações e os músculos ficam mais retraídos, ao alongar com o corpo frio, o risco de sofrer lesões aumenta. Dessa forma, ao tentar prevenir essa condição, o tiro pode acabar saindo pela culatra. Por outro lado, ao se aquecer antes, fazendo uma corrida, por exemplo, o fluxo sanguíneo aumenta, auxiliando no preparo do organismo para se movimentar com segurança.

Também é necessário se agasalhar, especialmente se você for se exercitar a céu aberto. E não é preciso colocar um monte de peças. Invista em blusas e calças térmicas que isolam o frio, conservando a temperatura do corpo, sem fazer volume.

Manter uma alimentação saudável é crucial para a prática de atividade física, independentemente da estação do ano. Além disso, os suplementos, se aprovados pelo nutricionista, dão uma força extra. É importante entender como tomar BCAA, whey, creatina ou glutamina, por exemplo, da maneira certa para obter os melhores resultados.

Por fim, mas não menos importante, o primeiro passo para vencer a preguiça comum desse período é escolher uma atividade que você goste. Uma sugestão valiosa, que serve inclusive para quem já é fisicamente ativo, é fazer adaptações no seu treino. Por exemplo, ao invés de correr na rua, opte por usar a esteira do prédio nesse período. Ou faça uma parte dos exercícios em casa, seguindo aulas online, ao invés de ir todos os dias para a academia.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × cinco =