Energia Solar em Pernambuco

O Brasil possui várias regiões com alto nível de energia solar. Dentre as áreas, podemos citar o estado de Pernambuco. 

Em razão disso, a energia solar em Pernambuco é muito eficiente.

Isso quer dizer que, por causa do clima elevado no Nordeste, sua eficiência está ligada à taxa de irradiação solar recebida na área de instalação das placas solares, fazendo com que aumentasse sua produtividade.

Dessa forma, iremos falar a respeito do quanto a energia solar em Pernambuco pode ser um potencial. Também, vamos abordar sobre sistemas de energia solar na região e você vai saber como gerar energia solar.

Acompanhe nosso artigo até o fim para saber mais.

Energia solar em Pernambuco e seu potencial

Encontrado no Nordeste do Brasil, o estado de Pernambuco detém grande potencial para gerar energia solar.

O destaque do estado encontra-se no sertão, pois é a área que possui maior incidência solar para a instalação de placas solares. 

Pode-se mencionar que o potencial destacado na região do sertão pernambucano é cerca de 1.200GW, fazendo com que o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, por exemplo: as usinas solares, se torne eficiente e produtivo para cada empresa, lugar de instalação ou residência.

Vale ressaltar que o estado de Pernambuco é detentor de um potencial de 79% para gerar a energia solar. 

O valor citado acima equivale a quase 80 mil quilômetros quadrados. 

Sistemas de energia solar em Pernambuco

Os sistemas de energia solar em Pernambuco são normalmente usados, tendo em mente que o estado é o primeiro quando se trata de produção de energia fotovoltaica, em larga escala. 

Em outras palavras, com mais de 100 empreendimentos funcionando perfeitamente, os sistemas de energia solar possuem capacidade de gerar por volta de 3,5 GW de potência ou mais nos anos subsequentes.

Além disso, há cerca de 39 projetos sendo planejados, que são responsáveis por 5,6% da potência total gerada por fontes de energia renováveis no estado de Pernambuco. 

Enquanto os projetos estão sendo analisados e planejados, existem novas plantas fotovoltaicas que estão sendo criadas que possuirão a capacidade de gerar 188,5 MW, quando suas operações forem iniciadas.

Como gerar energia solar em Pernambuco

A geração de energia solar em Pernambuco acontece de modo simples e bastante eficaz, normalmente, em qualquer lugar é possível ter grande acesso à energia solar.. 

Ela é gerada através da conversão da irradiação solar em eletricidade por meio das placas solares instaladas em residências e/ou empresas.

Aproveite para testar o Simulador Solar do Portal Nova Eco Solar.

Desse modo, como foi citado logo acima, a luz solar é captada por intermédio das placas solares, fabricados com material semicondutor, normalmente, o silício, que são responsáveis por produzir e distribuir a fonte de energia limpa e renovável recebida.

E, é dessa maneira que é possível gerar eletricidade e distribuí-la em sistemas de energia solar em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, propriedades rurais e serviços públicos.

Espero que você tenha entendido ainda mais a respeito da Energia Solar em Pernambuco. Escolha economizar adquirindo placas solares para sua residência e/ou empresa.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *