Dicas para comprar um seguro

Quais são os melhores tipos de seguro para o seu negócio? Quanta cobertura você precisa? Como você faz para encontrar cobertura? Essas e outras dúvidas surgem na cabeça quando pensamos em comprar uma bela e boa apólice de seguro.

Mas estamos aqui para te ajudar na medida do possível. Separamos algumas informações coletadas em sites especializado e organizamos aqui para ajudar a você a comprar o seu seguro tranquilamente.

Abaixo seguem algumas dicas preciosas para você na hora de fechar aquela apólice de seguro que você ou seu estabelecimento tanto precisa.

  1. Avalie os riscos
  2. Agente licenciado
  3. Corretores especializados
  4. BOP
  5. Cobertura

Avalie seus riscos

As companhias de seguros determinam o nível de risco que aceitarão ao emitir apólices. Esse processo é chamado de subscrição. A companhia de seguros analisa sua solicitação e determina se fornecerá toda ou parte da cobertura solicitada.

Cada apólice subscrita carrega um prêmio e uma franquia. Um prêmio é o preço que você paga pelo seguro. Os prêmios variam muito entre as seguradoras e dependem de vários fatores de risco, incluindo a localização da sua empresa, o tipo de construção, os serviços locais de proteção contra incêndio e o valor do seguro que você compra.

A franquia é a quantia em dinheiro que você concorda em pagar ao fazer uma reclamação. Em poucas palavras, a franquia do seguro é como se fosse uma taxa que o segurado deve pagar quando, no caso de um seguro ser acionado, ainda é necessário que a seguradora pague reparos que devem ser feitos.

Geralmente, quanto maior a franquia que você concorda em pagar, menor será o seu prêmio. No entanto, quando você concorda em assumir uma franquia alta, está assumindo algum risco financeiro. Portanto, é importante avaliar seus próprios riscos antes de ir às compras.

Encontre um agente licenciado e respeitável

Corretores de seguros comerciais podem ajudá-lo a encontrar apólices que atendam às suas necessidades de negócios. Os corretores recebem comissões das seguradoras quando vendem apólices, por isso é importante que você encontre um corretor respeitável e interessado em suas necessidades tanto quanto nas dele.

Certifique-se de que seu corretor entenda todos os riscos associados ao seu negócio.

Encontrar um bom agente de seguros é tão importante quanto encontrar um bom advogado ou contador. Você deve sempre procurar um que tenha uma licença. Os governos estaduais regulam o setor de seguros e licenciam corretores de seguros.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil. É vinculada ao Ministério da Fazenda e foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

A primeira função principal da SUSEP é regulamentar o setor de seguros no país, ou seja, estabelecer as regras para operação de todos os envolvidos na oferta e comercialização de seguros no Brasil.

Procure por agentes regulamentados na SUSEP. É mais seguro, com perdão pelo trocadilho.

Compre com corretores especializados

A SUSEP fornece informações para a escolha do seguro para ajudá-lo a avaliar seus riscos e garantir que você tenha assegurado todos os aspectos do seu negócio. A extensão e os custos da cobertura variam de empresa para empresa.

Alguns corretores se especializam em segurar tipos específicos de negócios, enquanto outros podem conectar você a políticas específicas para suas atividades comerciais.

Por exemplo, se você opera um serviço de caminhão de reboque, você deseja encontrar um agente que possa ajudar a encontrar políticas que cubram especificamente empresas de serviços automotivos.

Muitas vezes, os corretores especializados podem obter a melhor cobertura e as melhores taxas.

Considere uma política de proprietário de empresa

O seguro pode ser adquirido separadamente ou em um pacote chamado de política de proprietários de empresas (BOP). A compra de apólices separadas de diferentes seguradoras pode resultar em prêmios totais mais altos. Um BOP combina opções de cobertura típicas em um pacote padrão e é oferecido com um prêmio menor do que se cada tipo de cobertura fosse adquirido separadamente.

Normalmente, os BOPs consistem em cobertura dos itens conforme abaixo:

  • De propriedade,
  • Responsabilidade geral,
  • Veículos,
  • Interrupção de negócios e
  • Outros tipos de cobertura comuns à maioria dos tipos de negócios.

Os BOPs simplificam o processo de compra de seguros e podem economizar dinheiro. No entanto, certifique-se de entender a extensão da cobertura em qualquer BOP que esteja considerando. Nem todo tipo de seguro está incluído em um BOP.

Se sua empresa tiver riscos exclusivos, você pode precisar de cobertura adicional.

Avalie sua cobertura de seguro uma vez por ano

À medida que o seu negócio cresce, o mesmo acontece com os seus passivos. Você não quer ser pego desprotegido caso ocorra um desastre.

Se você comprou ou substituiu equipamentos ou expandiu as operações, entre em contato com seu corretor de seguros para discutir as mudanças em seus negócios e como elas afetam sua cobertura. Esperamos ter contribuído com essas dicas simples e fáceis de serem aplicadas. Fique conosco mais um pouco visitando outras áreas de nosso site. Obrigado.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *