Dia da imunização: vacinas também são essenciais para os animais de estimação

Médica-veterinária do Hospital Veterinário Batel destaca importância da vacinação em dia não só para proteger contra doenças, mas também para melhorar a qualidade de vida dos pets; HVB lançou plano anual de vacinação para facilitar a vida dos tutores

No dia 9 de junho é celebrado o Dia Nacional de Imunização, uma data criada para reforçar a importância das vacinas para a prevenção de doenças, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. E isso não se aplica apenas para os seres humanos. Os animais também precisam estar com a vacinação em dia, para garantir que o organismo esteja preparado para se defender contra doenças que podem levar o pet, inclusive, ao óbito.

A médica-veterinária e diretora do Hospital Veterinário Batel, Raquel Sillas, ressalta que a imunização em dia também garante ao animal de estimação uma qualidade de vida maior. “As vacinas causam uma resposta imunológica mais efetiva no corpo do animal, possibilitando assim que mesmo em caso de contaminações, a doença desenvolva na maior parte dos casos um quadro leve, sem deixar sequelas ou prejudica o bem-estar do pet”, destaca.

O Brasil é hoje o terceiro maior país em população total de animais de estimação do mundo. São quase 150 milhões de pets espalhados pelas cidades brasileiras, de acordo com o Instituto Pet Brasil. “Essa população expressiva de pets vivendo em ambientes urbanos e interagindo a todo momento com outros animais destaca ainda mais a importância da vacina, pois o contágio de doenças hoje em dia é muito mais suscetível do que antigamente”, destaca Raquel.

No caso dos cães, a principais doenças prevenidas pela vacinação são: Raiva, Cinomose, Parvovirose, Coronavírus, Leishmaniose, Leptospirose, Adenovírus, Parainfluenza, Giardia e Gripe. Já no caso dos gatos, Raiva, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia. “No caso de filhotes, é muito importante aplicar as primeiras vacinas e os reforços previstos antes de começar a sair para passear, pois nessa idade os animais estão muito suscetíveis a desenvolver quadros graves de doenças que podem levar a óbito”, alerta a médica-veterinária do HVB.

Segundo ela, após a aplicação é normal que o animal apresente algumas reações como Febre, dor no local, apatia e nódulo (bolinha) onde foi aplicada a vacina. Já as reações mais severas e raras podem causar vômito, diarreia, tosse, inchaço do rosto e aumento do nódulo no local da aplicação. “É importante mencionar também que caso o animal apresente esses sintomas graves por mais de um dia após a vacinação, o tutor deve levá-lo ao veterinário para avaliar o que está acontecendo”, alerta Raquel, ponderando que casos assim são raríssimos.

PLANO DE VACINAÇÃO

Para facilitar a vida dos tutores, que muitas vezes se perdem em meio às vacinas e medicação que precisam ser aplicadas e ministradas anualmente, o Hospital Veterinário Batel lançou um plano de vacinação anual, em que os imunizantes contra giardia, gripe, raiva e a multipla, além dos vermífugos, são aplicados e ministrados pela equipe do HVB, na casa do pet ou no hospital.

“Nós sabemos que muitos acabam se esquecendo e com isso o animal fica desprotegido. Criamos esse plano exatamente com o objetivo de ajudar nesse aspecto, pois é a nossa equipe que entrará em contato quando for o momento de aplicar as vacinas e os vermífugos. E tudo isso, na comodidade de casa e com flexibilidade para o pagamento”, destaca Raquel, ressaltando que o plano pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3039-6644 ou no WhatsApp (41) 9 8835-2013 ou (41) 9 9242-8355.

Sobre Hospital Veterinário Batel (HVB)

O Hospital Veterinário Batel (HVB) é um centro hospitalar especializado em medicina de cães e gatos aberto 24h. Hoje, são 21 especialidades, com destaque para fisioterapia, hematologia, pneumologia, cardiologia, emergencista e medicina integrativa. Com 15 anos de atuação no mercado de Curitiba, possui uma equipe de especialistas de alto nível e infraestrutura, incluindo Centro Cirúrgico e UTI, equipados com o que há de melhor no mercado.

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts