Decoração: como escolher a cor ideal do seu sofá

Saiba como escolher o sofá ideal para a sala de estar dos seus sonhos

Às vezes, escolher os móveis da sua casa pode ser uma tarefa difícil. São tantos estilos e opções disponíveis para decoração que é normal se sentir confuso na hora de decidir em qual deles apostar. Por isso, existem alguns pontos importantes que devem ser pensados antes de tomar a sua decisão.

Se a sua dúvida é quanto a comprar um sofá colorido ou neutro, por exemplo, pontos como o estilo do cômodo, o modelo e o tamanho são decisivos. Este é um item da sala de estar que tem muita relevância e também é um dos que mais chamam a atenção.  

Quando falamos em cor, devemos entender que elas são um fator crucial na hora de escolher o seu sofá, pois cada cor age com um propósito, que traz algum sentimento para o ambiente. Cores mais quentes passam a sensação de alegria e descontração, enquanto cores mais frias passam a ideia de calma e tranquilidade, por exemplo. 

Foi pensando nesse cuidado com a disposição e com as cores dos móveis para criar um ambiente agradável que separamos essas dicas para você, caso ainda esteja em dúvida sobre qual comprar. Confira abaixo! 

3 dicas para escolher entre um sofá neutro ou um colorido

Decidir qual será a cor do seu sofá ideal não precisa ser um bicho de sete cabeças. Existem alguns pontos aos quais devemos nos atentar para que a escolha seja certeira. Confira abaixo algumas dicas que separamos para te auxiliar nessa busca!

Cores neutras são mais práticas

As cores neutras são ideais para quem busca seguir uma linha mais discreta em sua decoração. O branco, o preto, o marrom e o cinza são os favoritos entre as pessoas que optam por seguir o básico com medo de enjoar do móvel no futuro. No entanto, o básico pode sair do simples e se tornar o charme da sua sala!

Atualmente, a principal tendência são os sofás que caminham para as tonalidades mais naturais, como os beges e os terrosos. Ao escolher essas cores, você também tem uma variedade maior de acessórios de decoração para complementar. Suas almofadas e poltronas, por exemplo, podem ser o destaque.

Visto que o seu sofá já segue a linha mais neutra, você pode apostar em opções mais coloridas, estampas alegres e materiais diferenciados para os objetos que irão completar a sua decoração, garantindo que eles sejam um ponto de fuga quando falamos das cores do seu cômodo.

Aposte em sofás coloridos

Se o seu gosto tende a ser mais divertido e alegre, os sofás coloridos podem ser uma boa aposta. Você pode optar pelos tons de vinho, verde ou até mesmo roxo. Essas cores, além de trazerem uma alegria para o seu cômodo, também trazem calma, segundo a psicologia das cores. 

Já os tons mais vibrantes, como o laranja, transmitem uma sensação de aconchego, de calma e de proximidade com a natureza. São tantas opções, que dá para você usar a sua imaginação e criar combinações únicas! Se você tem dificuldade e não consegue encontrar inspiração, fique de olho na próxima dica.  

Atente-se às cores complementares

As cores complementares na decoração servem para manter a harmonia do seu ambiente. Essa prática faz com que você garanta um equilíbrio visual e, além disso, que o conjunto dos seus móveis sejam agradáveis para você e para quem mais estiver convivendo. 

Por isso, o círculo cromático pode te ajudar a combinar a cor do seu sofá com o resto da sua decoração através de algumas combinações clássicas. O amarelo e o roxo são muito utilizados para ambientes mais jovens. Já o azul e o laranja transmitem formalidade e vitalidade. Outra combinação que faz sucesso é o vermelho e o verde. 

Misturar as suas cores favoritas e deixar o seu cômodo com mais personalidade é mais simples do que parece!

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *