Cuiabá comemora 304 anos neste sábado

Moradores podem explorar uma variedade de cachoeiras, cavernas e chapadões para aproveitar o dia na capital do Mato Grosso

Fundada em 8 de abril de 1719

Fundada em 8 de abril de 1719, Cuiabá celebra 304 anos de história neste sábado. Conhecida pela sua localização privilegiada no coração da região Centro-Oeste do Brasil, a capital do Mato Grosso se chamava Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até 1835, quando passou a manter apenas o último nome, que também batiza o rio que demarca a fronteira entre a capital e uma cidade vizinha. A riqueza histórica e cultural desse eixo central da América da Sul é um dos seus grandes atrativos turísticos e o Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no país, compartilha curiosidades sobre o destino, além de dar dicas para os cuiabanos aproveitarem o dia na região.

Centro da América do Sul

Além de ser o ponto chave que marca o centro da América do Sul, atributo chamado de centro geodésico pela geografia, a capital também já foi conhecida como “cidade verde” por ser a mais arborizada do país – título que busca recuperar com iniciativas públicas -, não só pela sua vasta área com vegetação e parques, mas também por causa da presença de árvores em suas ruas e avenidas. O antigo hábito dos cuiabanos de plantar árvores frutíferas em suas calçadas e quintais levou a cidade a ter muitas mangueiras, goiabeiras e jabuticabeiras embelezando sua paisagem urbana.

Capital do Mato Grosso

Rica em sua geografia, a capital do Mato Grosso se interliga pelos três principais biomas brasileiros: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal,  sendo o turismo na região impactado pelas belas cachoeiras, cavernas e chapadões – caracterizados como planaltos elevados de grande extensão ou uma série deles. Demonstrando a riqueza do Cerrado, a Chapada dos Guimarães é marcada pelos amplos terrenos planos, cobertos por gramíneas e arbustos e banhados por rios do Pantanal. A formação rochosa está a 60 km da capital e o trajeto de carro pode levar menos de uma hora. E há várias opções de passeios disponíveis no Hurb para quem quer conhecer e desfrutar o estilo colonial e moderno da cidade.

Cuiabá comemora 304 anos neste sábado
Cuiabá comemora 304 anos neste sábado

Chapadas

Tanto moradores quanto visitantes ficam encantados com os animais típicos da região, como o lobo-guará e o tatu-canastra, que normalmente se acomodam nas chapadas. Já aqueles que buscam conhecer e desfrutar a beleza natural do Pantanal se deparam com a fartura de suas águas e a diversidade de animais, como capivaras, jacarés, e ainda algumas espécies em extinção, como a arara-azul e a ariranha. O que não pode faltar no roteiro de quem quer conhecer a cidade e provar que viu os animais de perto é o Safari Fotográfico na região pantaneira.

Capital

E Cuiabá ainda oferece muitas atividades em meio a belezas naturais. A capital abriga a quarta queda d’água mais alta do Brasil, na Cachoeira do Jatobá. São cerca de 250 metros de altura, que podem ser vistos depois de uma trilha de 10km a pé entre os jatobás, com trechos íngremes, que levam o percurso a ser avaliado entre os níveis médio e difícil. No Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, há outra cachoeira que vale a visita. A Véu de Noiva,  formada pelo rio Coxipó, está entre as mais famosas no Brasil.

Povos tradicionais e de imigrantes

A mistura curiosa de povos tradicionais e de imigrantes fizeram com que a capital tenha encantos únicos. Entre os pontos turísticos da cidade, há igrejas seculares, museus, aquário municipal, galerias de arte, praças e monumentos. A gastronomia regional também impressiona pelos seus produtos locais, como o pequi, a mandioca e os peixes. Para quem quer conhecer a cidade, não pode faltar no roteiro:

  • Visita ao Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua arquitetura, que representa a história da cidade;
  • Passeio pelo Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, uma das igrejas mais bonitas da cidade, inspirada na Catedral de Notre Dame, em Paris;
  • Conhecer o Museu de Arte Sacra, que conta um pouco da história local a partir de sua movimentação religiosa com peças dos séculos XVI a XIX;
  • Passear pelo Parque Mãe Bonifácia.,Repleto de espécies vegetais típicas do Cerrado, o local é perfeito para quem quer fugir do calorão de Cuiabá.
  • Os amantes do futebol não podem deixar de conhecer a Arena Pantanal, um dos estádios construídos para a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil, em 2014;
  • A terceira mais importante ponte suspensa por cabos do país, a Ponte Estaiada, que cruza o rio Cuiabá e liga a capital à cidade de Várzea Grande, na Região Metropolitana.

Por ser uma região muito quente, Cuiabá atinge facilmente os 40 graus no verão, que inclusive é a melhor época para visitar a Chapada dos Guimarães. Já no Pantanal, o período de seca costuma durar de maio a setembro, por isso, os meses de outubro a abril são mais indicados para viagens.

Sobre o Hurb

O Hurb é uma empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil. Com a missão de potencializar viagens através da tecnologia, a empresa visa otimizar o tempo dos seus clientes através da ciência. Cumprindo o princípio primordial de livrar pessoas da preocupação, conectamos clientes a novos lugares. Fundada em 2011, a empresa vende 1 diária a cada 8 segundos, sendo responsável por 1,56% (2020) do PIB do turismo no Brasil. Em menos de 10 anos, alcançou 25 milhões de viajantes cadastrados, 35 mil destinos em todo o mundo e mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais, chegando a ser considerada a maior fanpage do turismo mundial. Com 1100 funcionários, o Hurb é uma marca global com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil e no exterior, com escritórios em Porto e Lisboa (Portugal), Sorocaba (SP) e Montreal (Canadá).

Fique bem informado dos acontecimentos do dia dia e sobre assuntos que somente aqui são abordados e destrinchados para você leitor estar sem bem informado e consumindo conteúdo de qualidade em nosso portal de conteúdo. Seja bem vindo ao Jornal Agora Brasil e fique a vontade

Related Posts